domingo, 30 de agosto de 2009

José Silvério soluça durante a transmissão

Aconteceu durante a transmissão de São Paulo x Palmeiras, partida válida pelo campeonato brasileiro de 2009. José Silvério, da Rádio Bandeirantes, é surpreendido por um soluço.


Depoimento de Jorge Amado na Rádio Universitária de Fortaleza

Você tme de ouvir essa verdadeira joia radiofônica: o escritor Jorge Amado concedendo uma entrevista para aRádio Universitária de Fortaleza, em 1982, no programa "Reouvindo o Nordeste". Trata-se de um documento importante da história da Cultura Brasileira.

Veja o texto de apresentação

Reouvindo o Nordeste de 1982 com Jorge Amado

Ao som do berimbau, o escritor baiano Jorge Amado fala sobre o candomblé, misticismo e crenças do povo brasileiro nos estúdios da Universitária FM.

Nascido em 1912, Jorge Amado explica que freqüenta o candomblé e exerce o posto de honra de Obá de Xangô no Opó Afonjá, na Bahia.

O escritor foi um dos autores, enquanto deputado estadual, da emenda constitucional que veio a garantir a liberdade religiosa no Brasil. Jorge Amado faleceu em 2001, aos 88 anos.

Ouça aqui o programa Reouvindo o Nordeste com Jorge Amado, que foi ao ar em 1982. O programa tem produção de Rodger Rogério e técnica de áudio de Paulo Frazão.

sábado, 29 de agosto de 2009

Morre o radialista Francisco Carioca

por Daniel Pereira


Faleceu, na noite de ontem, em decorrência de um câncer, o querido colega, amigo, coração de ouro e talentoso radialista Francisco Carioca.

Carioca era natural de Ubá, Minas Gerais. Veio para o Rio de Janeiro na década de 60. Tem sua voz intimamente ligada à Rádio Globo AM do Rio de Janeiro, por onde passou, entre idas e vindas, cinco vezes. Com a morte de Francisco Carioca, desaparece junto a figura do antigo DJ, o radialista de frases curtas e inteligentes e de comunicação versátil e com conteúdo. Fica para mim e para centenas de radialistas e jornalistas, tenho certeza, a imagem da interessante figura humana que o Carioca sempre foi: amigo, generoso, inteligente, discreto, fraterno e sempre um grande papo. Tive o orgulho de ter sido operador de áudio de alguns programas do Carioca. Encerro essa minha homenagem com um bordão que marcou a sua carreira: "aqui Francisco Carioca! Aí, você, ouvinte, que é o mais importante!". - Gaúcho.

Carioca de nome e de coração, mineiro de nascimento, Francisco Carioca foi um dos nomes mais consagrados no rádio brasileiro. Quem primeiro lhe deu oportunidade foi Ary Barroso, na Rádio Nacional, encaminhando o comunicador a Tenório Cavalcanti, e também a Ismael Bittencourt, que o empregou na Rádio Copacabana aos 17 anos de idade. Dali ele fez fama em praticamente todas as emissoas cariocas e de outro estados. Só para citar algumas das rádios cariocas que estão em seu currículo: Rádio Mayrink, Veiga, Guanabara, Tupi, Mauá, Globo, Capital e Manchete.
Universalista, inseria em seus programas a filosofia do amor universal. No futebol, era Flamenguista no Rio de Janeiro e Atleticano em Belo Horizonte. E quando o assunto era samba, Carioca se dizia um eterno apaixonado pela sua escola do coração: a Mangueira.

Será sempre lembrado por cantarolar “Saudade torrente de paixão, emoção diferente, que aniquila a vida da gente..." (Canção do amor, Elizeth Cardoso) e por seu bordão "Aqui Francisco Carioca! Aí, você, ouvinte, que é o mais importante!" - Renata Victor

Infarto mata aos 79 anos o locutor esportivo Doalcei Camargo

do JB Online

RIO DE JANEIRO - Um dos locutores esportivos de rádio mais conhecidos do país, Doalcei Bueno de Camargo, da Rádio Tupi, morreu aos 79 anos vítima de um infarto, nesta madrugada.

O corpo de Dodô, como também era conhecido, está sendo velado, na Capela Real Grandeza do Cemitério São João Batista, em Botafogo.

Doalcei ingressou na rádio jovem, em 1947, quando tinha 17 anos, já na Rádio Tupi. O locutor deve ser enterrado nesse domingo. Ele passou também pelas rádios Globo, a extinta Continental, Guanabara, Bandeirantes, Nacional e Tamoio, no Rio de Janeiro.


*

O site da Rádio Tupi (RJ) abriu um espaço em seu site para homenagear Doalcei.

*

Em julho deste ano, Doalcei Camargo concedeu uma entrevista a André York, da Rádio Banda B, de Curitiba. Acompanhe no player abaixo.



*

Podemos acompanhar Doalcei em ação, narrando os gols da histórica que o Botafogo impôs ao Flamengo, em 1972. 6 a 0 foi o placar final.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Cafu é entrevistado na Rádio Record


Na noite da próxima segunda-feira (31/08) o ex-jogador bicampeão mundial pela Seleção Brasileira de futebol é o convidado do programa “Cartão de Visita”, da Rádio Record.

Entrevistado pela apresentadora Débora Santilli, Cafu fala sobre as dificuldades encontradas no início da carreira, do sucesso alcançado posteriormente, dos projetos para o futuro e de música. Cafu mostra-se extremamente eclético. O seu gosto vai de Racionais Mc´s até Zezé Di Camargo e Luciano.

O ex-jogador também revela detalhes de sua Fundação. “Agradeço a Deus pelo que eu tenho e hoje procuro ajudar as crianças brasileiras através da minha Fundação”, disse.

Em um dos momentos mais aguardados da atração, Cafu revela para quem ele entregaria o seu “cartão de visita”.

O Cartão de Visita vai a ar nesta segunda-feira, às 23h.

Diretor da Deutsche Welle fala sobre radiodifusão pública na USP

Da Agência USP

Olavo Soares / USP Online
osoares@usp.br

A Deutsche Welle é a principal empresa alemã de comunicação e uma das maiores companhias do setor no mundo. É pública, tal qual a BBC inglesa. Seu diretor, Erik Betterman, estará na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, na terça-feira (1º), para um evento em que, simultaneamente, apresentará suas experiências à frente da Deustche Welle e conhecerá realidades dos sistemas de comunicação brasileiros.

Betterman virá ao Brasil para participar do 27º Encontro Econômico Brasil Alemanha (EEBA), fórum anual de debates que é sediado de maneira intercalada entre os dois países. Em 2009, o evento acontece nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, em Vitória (ES). Na pauta, estão temas como petróleo, mineração, pequenas e médias empresas e até mesmo a Copa do Mundo de Futebol de 2014. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, bem como outras autoridades brasileiras e alemãs, estará presente.

O professor Ângelo Piovesan, do Departamento de Cinema, Rádio e TV e integrante da Comissão de Relações Internacionais da ECA, conta que a presença de Erik Betterman na USP se deu pela junção de dois interesses; o primeiro, do executivo alemão em conhecer o meio acadêmico nacional. E o segundo é o da USP e, mais precisamente da ECA, em fomentar a aproximação com instituições do porte da Deutsche Welle. “Acredito que as universidades não devem buscar parcerias internacionais somente com outras universidades, mas também com empresas que são referências em seus setores, como é o caso da Deutsche Welle”, explica Piovesan.

Rádio pública
O nome oficial da palestra de Erik Betterman é A radiodifusão pública no século XXI. A magnitude da Deutsche Welle dá a seu diretor grande bagagem para abordar a questão. A Deutsche Welle nasceu em 1953 como uma emissora de rádio; hoje, é o principal referencial alemão em termos de comunicação – o grupo abrange outras atividades como televisão, internet e até mesmo produções artísticas como filmes e peças radiofônicas. Não seria exagero dizer também que a instituição é uma das principais faces da Alemanha em todo o mundo. Para muitos, o contato inicial com língua e cultura alemãs se dá por meio da Deutsche Welle.

Ângelo Piovesan explica que Erik Betterman fez questão que o evento fosse montado de maneira a permitir que, após a sua exposição, fosse aberto um espaço para perguntas e respostas. Na avaliação do professor da ECA, o que o diretor da Deutsche Welle quer com esse formato é conhecer o que se produz de maneira análoga em território brasileiro. “Ele tem o interesse em conhecer as pessoas que lá estarão. Nós fizemos convites direcionados a professores de outras universidades e também pessoas do meio radiofônico brasileiro. Porque o que nós esperamos é que o evento seja uma grande troca de experiências”, conclui.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Enfim, um link decente da Rádio Nacional do Rio

Clique e ouça - Rádio Nacional do Rio de Janeiro - AM 1130 KHz, outrora a mais importante emissora de rádio do Brasil.

Morre o primeiro repórter aéreo do Brasil


Eduardo Abud, do Blog Peças Raras
Como de costume, acordei e liguei o rádio às 5:30 h. na Bandeirantes AM para acompanhar O Pulo do Gato. Fui surpreendido com a triste notícia da morte de Franz Netto. Nos últimos tempos, o radialista se dedicou à apresentação do Jornal da Cidade, da rádio Dirceu AM, em Marília. Franz Netto foi o primeiro repórter aéreo do rádio brasileiro. A ideia decolou no início da década de 1970, quando Hélio Ribeiro dirigia a Rádio Bandeirantes.

O trecho em destaque foi ao ar em 27 de setembro do ano passado no programa Você é Curioso, comandado por Marcelo Duarte e Silvânia Alves. O áudio foi cedido ao nosso blog/podcast pelo colaborador Sidney Corrêa, membro do Memorial Hélio Ribeiro.

Franz Netto, 70, morreu ontem a tarde. Segundo o Diário de Marília, ele foi vítima de uma parada cardiorrespiratória em Lácio, onde residia. Socorrido pela equipe do resgate, chegou sem vida ao hospital. No currículo do agora saudoso radialista estão ainda coberturas nacionais como do incêndio do edifício Joelma, em fevereiro de 74, em São Paulo.

O saudoso "repórter voador" deixa 5 filhos e 5 netos. Veja mais na seção "Que Fim Levou?", da página Terceiro Tempo, de Milton Neves. Leia mais no blog Peças Raras (www.pecasraras.blogspot.com).


"Abelhudo Cofap" morre aos 70 anos

Morreu ontem, em Marília, o radialista Franz Netto, aos 70 anos.

Primeiro repórter aéreo do Brasil, cobriu, entre outros fatos, o incêndio do Edifício Joelma, pela Rádio Bandeirantes e ficou conhecido como "Abelhudo Cofap".

Leia o perfil completo no Jornal Diário de Marília.

Confirmado: Mauro Beting lê o Rádio Base

Faça como o ilustre jornalista e radialista Mauro Beting: leia o Rádio Base. Confira no player abaixo o que ele disse sobre nosso blog.




Na maduragada desta quinta-feira, ele fez uma bela imitação do sumido cantor Belchior. Acompanhe:

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Um clarão na produção de conteúdo infantil

Hoje em dia é difícil achar conteúdo de qualidade para crianças, não? Quando não é desenho japonês com explosões é apresentadora mais infantil do que as próprias crianças... criança sofre.

Mas de vez em quando aparecem uns clarões, umas atrações interessantes. Ainda mais agora com essa coisa de iTudo, é interessante poder andar com arquivos de mp3 pra molecada. E é essa a proposta da Rádio Pipoca.

No site, qualquer um pode baixar em mp3 histórias de 2 a 5 minutos. São narrações bem humoradas e bem executadas e as histórias são bastante variadas. Se optar por ouvi-las no próprio site, tem ilustrações inspiradas no teatro chinês (claro/escuro).

Além do site e do download, dá para ouvir também na Rádio USP, pegar pelas máquinas Fun Station ou ainda via Claro Idéias.

Um dia numa emissora ondas curtas

Hoje achei um texto do radialista Morillo Carvalho, da rádio Nacional da Amazônia, uma das poucas de ondas curtas que nosso país ainda tem.

O texto é um pouco grande, então não vou copiar aqui. Deixo só o link mesmo. Mas, para resumir, ele narra um plantão de sábado um pouco, digamos, conturbado, principalmente pelo fato de um outro apresentador, que entra na sequência, sequer ter achado o roteiro do que iria apresentar... e isso faltando poucos minutos para entrar no ar.

Enfim, boa leitura.

domingo, 23 de agosto de 2009

Mundo Corporativo: a catequese neoliberal da CBN

Por Marcelo Delfino, do Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro.

Aos sábados e domingos, a rádio CBN AM 860 apresenta no Jornal da CBN de manhã um quadro de entrevistas pré-gravadas denominado Mundo Corporativo. Apresentado por Heródoto Barbeiro (o mesmo que apresenta o jornal de segunda a sexta), o quadro aborda com os entrevistados temas de suposta relevância para os defensores do liberalismo econômico.

O problema é que muitos desses valores se chocam uns com os outros. Valores como profissionalismo, zelo e ética são coisas mínimas que se exige em qualquer ocupação, dentro ou fora do que se convencionou chamar de mundo corporativo. Mas outros valores se chocam com estes valores, e se chocam entre eles mesmos.

A eficiência e a ética se chocam constantemente, quando as empresas fecham postos de trabalho, quando estes não representam ameaça à competitividade ou à própria existência da empresa. A economia de gastos, que dizem haver no setor privado e não haver no setor público, se choca com as mordomias e privilégios dos dirigentes em ambos os setores. Também se defende a privatização de todos os serviços, exceto os típicos de Estado (como Polícia, Forças Armadas, Promotoria, Judiciário, etc), mas os mesmos liberais que são entrevistados no Mundo Corporativo não combatem a privatização da coisa pública, com o aparelhamento do Estado promovido por políticos em benefício próprio ou de apadrinhados.

Outro problema do Mundo Corporativo é a fórmula do quadro e os dias em que o mesmo é veiculado. Quem trabalha de segunda a sexta quer passar os dias de folga descansando, se afastando de qualquer coisa que lembre trabalho. Como a CBN espera que os ouvintes apreciem um quadro sobre assuntos corporativos em plena manhã de sábado ou de domingo? O próprio Heródoto em seu tom pedante e professoral piora o quadro.

Se formos analisar mais ainda, de uma forma geral quase toda a programação da CBN nos fins de semana é tão pesada e insossa como no resto da semana. Ainda que não haja bolsas de valores funcionando, negócios sendo fechados e políticos trabalhando (muitos não trabalham dia nenhum, mesmo), a ênfase nas notícias políticas e econômicas continua. A CBN ajudaria muito mais se limitando a abrir espaço para variedades sobre outros assuntos e ao plantão do noticiário geral. Quando não está repetindo as mesmas abordagens político-econômicas de toda a semana, a CBN gasta tempo e paciência do ouvinte entrevistando nulidades sobre assuntos obscuros, ou entrando no jabá futebolístico em transmissão simultânea com a Rádio Globo AM 1220.

Se tirarem do ar os seus excelentes repórteres, nada mais se salvará dentro do templo do jornalismo neoliberal que é a CBN.

sábado, 22 de agosto de 2009

Morreu a D. Nadir!

Faz um tempo que eu não ouço o programa do Juca Kfouri, então fiquei sem saber dessa. D. Nadir faleceu no dia 11 de agosto. O obituário, publicado hoje pela Folha de S. Paulo, explica um pouco quem foi a ouvinte mais famosa da CBN:

Dona Nadir, seus remédios e a bronca no Juca

RICARDO GALLO
DA REPORTAGEM LOCAL

Dona Nadir ligou brava para a rádio predileta naquele outubro de 2000. O apresentador do CBN Esporte Clube não havia falado as horas no ar - o que a fizera esquecer-se de tomar seus remédios. Juca Kfouri recebeu o recado ao chegar para o programa, que estreara na noite anterior ("Rádio é prestação de serviço. Ele tem que falar a hora"). Obedeceu: "Dona Nadir, tá na hora de tomar o seu remédio. Oito e meia", disse.

Às 21h, novo aviso. Ela gostou. No outro dia, deixou mais um recado - era muita gentileza de Juca, colunista desta Folha, avisá-la. Os remédios eram necessários desde que um AVC, em 1993, paralisou parte do seu corpo e a deixou em cadeira de rodas. A doença, aliada a um problema na visão, fez do rádio sua companhia diária.

Pois dona Nadir e seus remédios viraram bordão e passaram a ser lembrados no programa todos os dias. Até entrevistada ela já foi: no dia em que um convidado faltou, entrou no ar para falar de futebol - são-paulina, disse ter visto Leônidas da Silva estrear pelo tricolor em 1942

Eduardo, um dos filhos, não sabia desse detalhe, mas lembrava da mãe bem-humorada, piadista e ansiosa. Nascida em São Simão (SP), ela foi professora até 1972, quando virou dona de casa. No dia 11, internada havia quatro dias, dona Nadir morreu de parada cardiorrespiratória. Tinha 74 anos. Deixou o marido, dois filhos, um neto e o radinho portátil. Ao saber da morte, Juca decidiu: às 20h30 e às 21h, continuaria a falar do remédio.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Cê tem o telefone do Zé do Rádio aí?

Em Poço Fundo, Minas Gerais, a lista telefônica traz não somente os nomes dos assinantes, como também seu apelidos. Você estava procurando o telefone do Zé do Rádio, mas não sabia seu nome completo, de registro? Pois achou:



Matéria do Bom Dia Minas.

Deu na CBN agora: Mercadadente revoga decisão irrevogável

http://search.twitter.com/search?q=%40mercadante

Acompanhe pelo link a cima as mensagens que o Senador Aloísio Voltaire Mercadante recebeu depois que resolveu revogar a sua renúncia da liderança do PT no Senado, em caráter irrevogável.

A dica foi dada agora há pouco pela repórter Roseane(uia!!)Kennedy, no CBN Brasil, comandado por Carlos Alberto Sandenberg.

Pequenos desacertos durante a transmissão

Pequeno desacerto durante a transmissão da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, para Santos x Grêmio, partida válida pelo Brasileirão-09. Primeiro, caiu o o som do narrador Marcos Couto. Depois de restabelecida a comunicação, entra um áudio de alguém testando um microfone (pelo jeito, de cor cinza). O comentarista João Garcia e o plantão Carlos Guimarães seguram as pontas.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Relíquia do rádio disponível na Internet

Uma relíquia do rádio esportivo está disponível na Internet. É a íntegra da transmissão que a extinta Rádio Continental (Rio de Janeiro)fez da final da Copa Rio, em 1951. Naquela oportunidade, Palmeiras e Juventus (a tradicional equipe italiana sediada na cidade de Turim) se enfrentaram. O empate por 2 a 2 deu o título à equipe brasileira. Anos mais tarde, dirigentes do Palmeiras foram até a Fifa para que a entidade reconhecesse a competição como oficial. Após idas e vindas, a entidade rechaçou a intenção.

A narração é de Oduvaldo Cozzi, considerado um dos maiores locutores esportivos que o país já teve. Há a participação de dois repórteres, um deles identificado como Sergio, que deve ser Sergio Paiva. O outro é Jorge, e que pode ser Jorge de Souza, conhecido pelo público paulistano por trabalhar na dobradinha Globo/Excelsior nos anos 80. Segundo Teixeira Heizer em seu livro "O Jogo Bruto das Copas do Mundo" foi essa a dupla de repórteres que trabalhou na transmissão da final da Copa de 1950, cujo narrador foi Waldir Amaral. Eles devem ter permanecido na emissora mesmo após a chegada de Cozzi, que se deu em maio de 1951.

Acompanhe toda a narração no player abaixo. Ou faça o download aqui.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Lições do mestre José Silvério

por Marcelo do Ó

No último domingo, antes da transmissão de Corinthians x Atlético-MG, ouvi na rádio Bandeirantes uma grande lição sobre narradores esportivos. Como é a minha profissão, que amo tanto, ouvi com muita atenção a resposta de José Silvério, um dos melhores de todos os tempos e hoje, disparado, o melhor, à pergunta de Milton Neves. “Quais os cinco melhores narradores esportivos de ontem e de hoje?”

A resposta do mestre foi maravilhosa e eu me senti cobrado, mas cobrado positivamente. Ele criticou veementemente a postura e qualidade de alguns narradores de rádio e TV. Disse que hoje, exceto os grandes nomes que todos conhecem, a grande maioria não tem a menor condição de estar lá. Que não sabem, não estão preparados para falar, que é a nossa profissão. José Silvério está coberto de razão.

Travam, comem palavras, embolam raciocínios, usam muletas. Ele até exemplicou com o termo “Campeonato Brasileiro”, repetido milhares de vezes por pura falta de repertório. A famosa frase “não tenho palavras para descrever algo” (se não tem, fica quieto…rs). Foi maravilhoso. Coloquei-me na mesma condição, já que sou jovem ainda e cometo muitos erros, nos quais o nosso mestre atual jamais cai.

Para terminar, ele disse que fica muito triste em ver a situação da nossa profissão, porque ele leva muito à sério a sua função. Eu fiquei um pouco triste comigo mesmo, porque eu gostaria muito de seguir o seu exemplo, embora ainda não saiba direito como. Mas, por outro lado, senti uma necessidade de aprimorar, aquela energia que é tão positiva para nós, já que nos empurra para frente e para o alto. Mas eu gostaria muito de, numa hora dessas, em um estádio qualquer, conversar com ele e perguntar o que eu deveria fazer para, seguindo as lições do mestre, me tornar não como ele, porque é impossível, mas pelo menos me tornar melhor do que sou hoje.

Obrigado, pai do gol!


Marcelo do Ó é narrador da 105 FM

UPDATE (22.08) O Luciano Vieira Junior disponibilizou o aúdio com as fortes declarações de José Silvério. Acompanhe no player abaixo

Futebol na Rádio Gazeta (SP)

A Rádio Gazeta, de São Paulo, (AM - 890Khz) já foi a "emissora de elite" e a "a rádio que pratica esportes". Hoje, ela virou uma rádio-laboratório dos estudantes de rádio e tv da Faculdade Cásper Líbero. Dentro desse projeto há espaço para a transmissão de futebol, dentro de um conceito diferenciado. A emissora vem acompanhando partidas envolvendo times de futebol da região Nordeste, sejam eles da série A ou B ou C. A equipe responsável pelas transmissões é a mesma do programa "Nordeste Futebol Clube".

Por um lado, é bom saber que de alguma forma a Gazeta está retomando sua vocação esportiva. Melhor ainda é a tentativa de se ocupar um nicho interessante: atender aos nordestinos que vem tentar a sorte grande num grande centro como São Paulo. Contudo, a realização peca por soar um tanto amadora. No site da emissora é possível ouvir "on demand" a transmissão de São Caetano x Fortaleza, partida válida pela série B, acontecida no último dia 15 de agosto.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Pós na PUC – Tecnologias Digitais e a Autoria nas Redes

Magaly Prado está dando aulas num curso de pós-graduação da PUC. Seguem algumas infos:

O objetivo do curso “As Tecnologias Digitais e a Autoria nas Redes” é capacitar os participantes a compreender esses questionamentos e a aplicabilidade das licenças autorais, além do desenvolvimento de ferramentas colaborativas. Para isso, pretende discutir multidisciplinarmente aspectos contemporâneos relacionados ao assunto.

Com carga horária de 36 horas, o curso é dividido em dois módulos: “Criação”, mais focado na produção e “Conhecimento”, mais voltado ao compartilhamento. A metodologia envolve aulas expositivas, discussões em grupo e indicação de práticas para desenvolvimento extra-curso.

Dirigido a:
Estudantes e profissionais das áreas de Tecnologia e Mídias Digitais, Sistemas de Informação, Jornalismo, Jogos Digitais, Comunicação e Multimeios, Direito e Ciência da Computação, além de profissionais que necessitem de atualização profissional e conhecimento dos temas abordados.

Carga Horária:
36 horas

Início/Duração:
10 de setembro de 2009

Horário:
Quintas-feiras, das 19 às 22 horas

Local de Realização:
PUC-SP - Unidade COGEAE Consolação - Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo - SP


Mais informações no site da COGEAE.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Woodstock e a Eldorado

A rádio Eldorado FM (92,9 Mhz, São Paulo) vem apresentando boletins diários sobre os 40 anos do festival Woodstock. Amanhã (sábado), às 16h, será a vez do especial, com uma hora de duração, sobre a história do evento, os artistas que por lá tocaram e sua importância para a história da cultura pop mundial.

Para ouvir, acesse o Território Eldorado. Lá também tem uma promoção para concorrer ao livro 'Woodstock', de Pete Fornatale.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Jose Paulo de Andrade na Metodista

Sempre vale a pena ouvir (e ver) José Paulo de Andrade, da Band, em entrevista à Rádio Metodista. Clique aí embaixo.

http://www.metodista.br/radio/destaque-videos/destaque-videos/jose-paulo-de-andrade

Greve de radialistas altera programação na TV Cultura

Por Thiago Rosa/Redação Portal IMPRENSA

A greve dos radialistas da Fundação Padre Anchieta, que começou na última segunda-feira (10), alterou a programação da TV Cultura. Segundo apuração da reportagem, das 0h10 até às 8h, é exibida a logomarca da empresa na tela e músicas da rádio Cultura ao fundo. Devido à falta de profissionais, atrações como o "Metrópolis" e "Telecurso TEC" estão prejudicadas pela paralisação profissional.

De acordo com a assessoria da TV Cultura - mantida pela Fundação Padre Anchieta - o "Jornal da Cultura" também teve seu conteúdo alterado pela greve. A atração foi reduzida de quarenta para vinte minutos diários. No momento, também não estão sendo realizadas reportagens de rua na capital paulista. O noticiário da casa tem se pautado por notas cobertas e VTs.

Na última quarta-feira (12), a Fundação obteve liminar na Justiça do Trabalho, que impede os grevistas de obstruírem a passagem de profissionais da Casa, mediante à formação de piquetes. De acordo com a emissora, mesmo com a medida cautelar, os manifestantes impediram a entrada do advogado da Fundação, baseado na alegação de que só o fariam na presença de um oficial de justiça.

Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo, José Marcos, a notificação oficial foi recebida nesta quinta-feira. A entidade pretende avaliar medidas legais que derrubem a decisão, sob receio de que a paralisação seja determinada como irregular pela justiça.

Também está prevista a realização de uma assembléia do Sindicato no início da tarde desta quinta. Em pauta, serão avaliadas a medida judicial, bem como a manutenção da paralisação. Marcos avalia que 90% dos radialistas da Fundação estejam em greve, com números próximos a 500 pessoas.

A paralisação ocorre em protesto ao não-cumprimento de acordo coletivo entre a Fundação e o Sindicato, que determinou o reajuste de 5,83% e 35% de abono aos radialistas. À reportagem de IIMPRENSA, Marcos declarou que o governo não acatou o acordo por conta de Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ingresso de espetáculo teatral sobre rádio em promoção

Está em cartaz no Rio de Janeiro a peça "Rádio no Ar", com Raul Gazzola e Marcos Veras.

Sobre o espetáculo: Nos bastidores de uma rádio de um programa popular de rádio AM misturando elementos tecnológicos com atrações tradicionais dos anos 70 até os tempos atuais, Raul Gazolla e Marcos Veras – Zorra Total, Rede Globo – são os profissionais que se dividem em múltiplas funções para dar continuidade aos programas. Da rádio novela aos conselhos e comentários musicais. Afinal, o show não pode parar.

E quem entrar no site da peça, poderá imprimir o flyer que dará direito a desconto. De R$ 60 por R$ 25.

Peça: “Rádio No Ar”.
Diretor: Duda Ribeiro.
Atores: Raul Gazolla e Marcos Veras
Local: Teatro dos Grandes Atores, no Shopping Barra Square – Barra da Tijuca. Av. das Américas, 3.555.
Datas: sextas e sábados, de 31/07 à 26/09.
Horário: 23 horas.
Ingressos: R$60. Estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia. Com o flyer – R$25
Censura: 10 anos
Tempo de Duração: 1h15 min

Associação Paulista dos Críticos de Artes anuncia nova diretoria

Da Folha Online

A Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) anunciou sua nova diretoria, que vai cumprir o biênio 2009-2011. A associação promove anualmente o prêmio da APCA, um dos mais prestigiados na área das artes.

Na presidência foi eleito Aguinaldo Ribeiro da Cunha, que cobre teatro, como vice-presidente o posto ficou para Celso Curi, que também se dedica ao teatro.

Dirce Lorimier Fernandes, que escreve sobre literatura, foi eleita secretária. O tesoureiro é José Henrique Fabre Rolim, que se dedica a artes visuais. O conselho fiscal fica a cargo de Edianez Parente (televisão), Mauro Fernando de Mello (teatro) e Marco Antônio Ribeiro (rádio).

A votação ocorreu na noite desta segunda-feira durante assembleia realizada na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo.

Momento Milton Neves no Rádio Base

Durante o Terceiro Tempo de 13/08/2009, Milton Neves caiu em mais uma pegadinha enviada por um ouvinte/internauta gaiato. Desta vez, em inglês. Mauro Beting, como é de costume, se divertiu bastante com a situação.



Acompanhe outros momentos de Milton Neves flagrados pelo Rádio Base:

-Milton Neves (quase) reclama dos comerciais de afiliada da Bandeirantes

-Ulisses Costa reclama da presença de Milton Neves na frente de sua tv

-Milton Neves e o cudomun...

-Exclusivo: Milton Neves "entrevista" Barack Obama

-Adivinhe só quem caiu na pegadinha do seu Oscar...

-Contar piadas é para quem sabe

terça-feira, 11 de agosto de 2009

APCA tem novo presidente

Por decisão de assembleia ordinária realizada na noite de ontem no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, a APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte - escolheu para presidir a entidade a partir de hoje até agosto de 2009, o crítico teatral Aguinaldo Cunha. Junto com ele, também foram eleitos os novos membros da diretoria e do conselho fiscal.

domingo, 9 de agosto de 2009

Parada Lésbica, o podsex das meninas

Já está em sua sétima edição, o podcast "Parada Lésbica", do site de mesmo nome. Trata-se de um "talk show", com informações sobre dicas de cinema, literatura, música e artes. O prato principal, como não poderia deixar de ser, é o debate permanente sobre a sexualidade e a afetividade no mundo homossexual feminino. Não perca, independentemente da sua orientação sexual ou religiosa.

POD SEX - PARADA LÉSBICA - http://paradalesbica.com.br

sábado, 8 de agosto de 2009

Os últimos momentos da rádio CNB 102.3 FM, de Caracas

No último sábado, o governo da Venezuela determinou o fechamento de 34 emissoras de rádio em todo o país. Os critérios utlizado para a recisão da concessão foram "morte do titular, vencimento da concessão, falta de renovação da permissão ou declaração de improcedência de uso". É mais um capítulo na briga entre Hugo Chávez e os meios de comunicação que fazem críticas a sua gestão. E a coisa promete não parar nisso. Um projeto de lei para combater aquilo que se considera "delitos midiáticos" já está sendo apontado como "o mais selvagem e brutal atentado contra a liberdade de expressão já perpetrado por Chávez". No player abaixo é possível acompanhar os momentos finais da Rádio CNB 102.3 FM, de Caracas, uma das atingidas pela medida do governo

Get this widget | Track details | eSnips Social DNA

Luciano do Valle prepara programa de tv no RS

do site da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre

Jornalista da Band vem morar em Porto Alegre e terá atração aos domingos

O jornalista Luciano do Valle, 62 anos, 47 de profissão, está chegando à capital gaúcha nesta quinta (6) para fixar residência. Ele e a gaúcha Flávia do Valle, também jornalista, vivem juntos há 5 anos e saíram de Porto de Galinhas, em Pernambuco, hoje pela manhã para vir pro sul, se mudando para um apartamento já adquirido há algumas semanas em Porto Alegre. Luciano, que é a voz e a cara do esporte da TV Bandeirantes em todo o Brasil, vai desenvolver junto à equipe da emissora no Rio Grande do Sul, um programa regional, com esporte e variedades, apresentado pelo casal aos domingos à noite. O nome e a data de estreia estão sendo mantidos em sigilo, mas a atração irá ao ar para todo o estado sempre após o programa Canal Livre. O casal grava as chamadas neste fim-de-semana e o cenário já está sendo construído dentro da própria Band RS. "O Luciano está num momento muito feliz, com a mudança de casa, de rotina e o início de um novo projeto", diz o produtor paulista Rodrigo Araújo, contratado especialmente para ser um dos jornalistas da equipe da Band, que viver na ponte aérea entre São Paulo e Porto Alegre. "Como o Luciano viaja muito, meu papel é acompanhá-lo, e juntos vamos fazer reportagens durante a semana e voltarmos sempre aos domingos para Porto Alegre", completa Rodrigo. Outro produtor contratado para o projeto é o gaúcho Paulo Pires, que é plantão da Band AM 640 e editor de esportes na Band TV. Este será o segundo programa local lançado em 2009 na Band RS. Em março, o telejornalismo da emissora estreou o jornal RS Urgente às 7h30 da manhã, com Sérgio Stock e Fernanda Farias. O grupo de comunicação também anunciou neste mês que irá transmitir todos os jogos da Copa do Mundo da África em 2010, onde Luciano do Valle também estará presente.


Comentário: Méritos para o jornalista José Luis Previdi, que foi o primeiro a divulgar a mudança de Luciano do Valle para Porto Alegre.

Exisite a possibilidade de que Luciano participe também de programas das rádios Bandeirantes e Band News, de Porto Alegre. Vamos aguardar.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Procuram-se gravações da USP FM

Estamos precisando de sua ajuda. A USP FM está procurando gravações de programas antigos da emissora das década de 80 e 90, para colocar no site. Se você já trabalhou, ouve ou ouvia a emissora, e se tiver alguma gravação de algum programas, por favor, entre em contato com a coordenação da rádio.

Rádio USP FM - São Paulo
Coordenação de Programação
Av. Professor Luciano Gualberto,
travessa J, 374, 1º andar.
CEP 05508-010
São Paulo - SP

Tel:(11) 3091 4425
radiousp@usp.br

Muito Obrigado.
Marco Ribeiro
Programa Rádio Base Urgente - USP FM

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Éder Luis na Record AM

por Anderson Cheni

O narrador Éder Luis aceitou tocar o departamento de Esportes da Rádio Record a partir de janeiro de 2010.

Éder confidenciou a amigos o sinal verde durante a festa de aniversário do "pai da matéria" Osmar Santos na semana passada.

O projeto não prevê fusão das equipes Transamérica/Record, será individual.

A única mudança deve ser a ida de Osvaldo Maciel para os 1000 da Record.

Nome forte no meio, Maciel seria o principal nome da emissora onde trabalhou ao lado de Osmar Santos na década de 80 liderando a audiência da época.

Ótimo para o mercado, pois temos bons repórteres, narradores e comentaristas parados.

Da-lhe mexe-mexe.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Pequenos equipamentos, grandes resultados

Achei dois relatos bem interessantes para quem está começando no mundo da web-rádio, do podcast e afins. O jornalista Eduardo Curi explica como gravar e editar áudio no computador usando uma placa de som comum e, mesmo com as limitações que um pequeno estúdio tem, conseguir uma boa qualidade.

No primeiro texto, Eduardo Curi narra sua experiência com uma mesa Behringer de seis canais. Depois, como usar o gravador digital Marantz PDM660.

O verdadeiro repórter inexeperiente

O humorista Danilo Gentili se consagrou no CQC como o repórter inexperiente. Mas acho que ele conseguiu encontrar um rival à altura. No player abaixo, é possível acompanhar trecho de uma transmissão de uma noitada de boxe, acontecida no último sábado. O narrador tem que ficar "pilhando" o jovem repórter para que este corra atrás das entrevistas. Uma explicação: o nome do profissional (assim como a identificação da emissora) foram editados com a inclusão de um efeito de aúdio. Nossa intenção não é expor qualquer pessoa ao ridículo. Apenas mostrar uma situção pitoresca do rádio interiorano.

sábado, 1 de agosto de 2009

Diego Souza: quase quatro minutos de resposta

Final da partida entre Palmeiras e Fluminense. Ainda no gramado, o craque Diego Souza concede entrevistas e fala sobre a partida. Num determinado momento, ele é perguntado sobre a sua relação com o clube carioca que o revevlou para o futebol. No começo,o jogador até relutou em falar, mas assim que mudou de idéia, ele se transformou no protagonista da mais longa resposta dada por um atleta de futebol em entrevista dentro do gramado. Foram quase quatro minutos (sem interrupção) só com Diego falando. Acompanhe no player abaixo, com introdução de Milton Neves e Mauro Beting.


Registro atrasado

A equipe Expressão da Bola, muitas vezes criticada aqui, está de parabéns. No último domigo, ela ofereceu uma opção a mais ao ouvinte-torcedor quando escolheu como jogo-comando Santos x Flamengo, disputado na Vila Belmiro. As outras emissoras ficaram com a transmissão integral de Corinthians x Palmeiras, que acontecia no mesmo horário. Os santistas, especialmente aqueles que não tem tv a cabo, devem ter ficado satisfeitos com a iniciativa. Para este final de semana, a equipe promete a transmissão de Sport x Palmeiras para o sábado, e Corinthians x Avaí para o domingo. Para acompanhar, basta sintonizar a Rádio Nova Difusora AM, nos 1540KHz ou clicar aqui.