sábado, 30 de abril de 2005

Energia exclusiva!

Nesse sábado, às nove da noite, você vai conferir no Clubtronic um set exclusivo com o top DJ britânico Pete Tong, um dos principais nomes do house europeu. É nesse sábado, às nove da noite, uma hora mixada por Pete Tong, com exclusividade na Energia 97.

E na próxima sexta-feira, dia 06 de maio, às dez da noite, set exclusivo com dois dos maiores nomes da house music contemporânea: o nova-iorquino Roger Sanchez, "the s-man", atualmente em residência na casa Pacha, em Ibiza, e Mark Farina, top DJ e produtor, apresentando os grandes clássicos e as novidades do gênero.

Os maiores DJs do mundo, fazendo a festa no seu rádio Energia 97 - Pega bem!

quarta-feira, 27 de abril de 2005

Não mexe que assim está ótimo!!!

De quando em vez a Rádio Antena 1 resolve colocar no ar uma versão genérica de algum sucesso do passado. geralmente são regravações que ficam aquém da original. Não precisa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Basta apenas tocar as versões originais antigas que eu, Tia Aninha e o baterista do Calamidade Pública ficaremos contentes. Basta apenas isso. Não mexe que assim fica ótimo. O resto é genérico de rádio adulta americana. Toca só as véias do hit parade antigas das FMs tupiniquins que não precisa de mais nada, certo?

A fila tá grande!!!!!

Você tem noção de quantos programas bons estão parados nos departamentos comerciais das rádios e não vão para o ar por falta de apoios ou patrocínios??????????????????????????????

Tim Maia, mais Racional que nunca!

Amigos, ouvintes, simpatizantes, guerrilheiros, antenados:
nesta quarta-feira, 28 de Abril, 21 horas, o Programa Trip Musical veiculado pela UFRGS apresentará um especial de uma hora de duração com a fase mais cultuada e obscura da carreira do falecido cantor Tim Maia: a fase Racional. Nunca no rádio brasileiro um programa foi tão a fundo na intenção de contar a verdadeira história da incursão de Tim na "seita", na cultura Racional. A fase mais inspirada da carreira de Tim Maia, contada em detalhes. A trilha sonora do especial será feita, é claro, pelos dois discos soberbos Tim Maia Racional vol. I e Vol. II.
O episódio/especial desta quarta leva o nome de: Tim Maia Racional vol.I e vol.II- Os discos que Tim Maia renegou

Se você é de fora do RS poderá ouvir o Trip e a Rádio da UFRGS 1080 AM no endereço eletrônico: http://www.ufrgs.br/radio

A produção e apresentação deste programa é do radialista e estudante de jornalismo: Guto Villanova

A supervisão é de Geraldo Costa( companheiro de TRIP Musical e coordenador do projeto de extensão: A Cidade e os Elementos para uma História Musical/Trip Musical)

O respaldo é dado pelo jornalista e Diretor da R.U: Marco Aurélio Benites

Colaboram também com o Trip os amigos:
Bruno Rigatti- atualmente colaborador eventual do programa, é co- fundador do TRIP comigo e c/ o Geraldo, ex-produtor, cronista urbano de mão cheia.

Gilson de Cesaro e Cleber Mendes - operação técnica da R.U

---------------------
Muito bom!!
Isto me lembra das "viagens" do Daniel Daibem na Brasil 2000, contando histórias do mestre Tim Maia, dessa e de outras épocas.

segunda-feira, 25 de abril de 2005

Comunique-se promove cursos sobre rádio!

Entre maio e setembro, o site Comunique-se promove cursos jornalísticos que abrangem o rádio:

  • Locução em Rádio
COMO É O CURSO: O participante obterá conhecimentos prático e teórico sobre a locução em rádio sob diversos aspectos. Com boa carga de exercícios, o curso simulará atuações como apresentador de notícias, âncora de programas, entrevistadores, comunicadores populares-entretenimento em AM e FM, entradas externas.

MINISTRANTE: Jornalista e Radialista, Miriam Ramos, tem 15 anos de experiência no mercado radiofônico. É coordenadora de rádio na Rede Planeta Terra, Crítico de Rádio, Membro da APCA (Associação Paulista dos críticos de Arte). atua na área do jornalismo eletrônico e digital do Departamento de Coordenação de Comunicação Social da Universidade de São Paulo. É docente de locução AM e FM no SENAC, Assessora de Imprensa da Cultura Espanhola e voz feminina das produções publicitárias da Tok & Stock.



  • Reportagem e Edição no Rádio

COMO É O CURSO: A produção, execução e edição de matérias do dia-a-dia de rádios jornalísticas será praticada pelos participantes. Com um gravador em mãos, eles vão às ruas para colher depoimentos. Depois, editam suas matérias e colocam em um site para download.

MINISTRANTE: Francisco Prado foi repórter da Rádio Jovem Pan AM, de São Paulo, durante cinco anos. Neste mês, foi contratado por outra gigante do radiojornalismo brasileiro, a Bandeirantes AM, onde atua como repórter de Cidades e Política.

Para mais informações, o telefone é (11) 3897-0860 e o e-mail cursos@comunique-se.com.br.

quinta-feira, 21 de abril de 2005

"Rádio pela internet não é Rádio!" - Acácio Luiz Costa (ou BMC, parte 2)

Essa frase foi dita por Acácio Luiz Costa, diretor do Grupo Bandeirantes de Rádio, no debate da Brazil Music Conference (resumido alguns posts abaixo).
Segundo ele, o rádio deve ser portátil e companheiro, o que é impossível na internet. Impossível, em parte.
Vou contar um caso de uma ouvinte da Rádio Fênix, onde apresento o programa Kizumba Net. Você, leitor, e o Sr. Acácio podem até achar a ouvinte meio doida, mas é a maior prova de que o rádio pela internet pode ser companheiro, tanto quanto o rádio convencional.
Ela mora no Japão. Foi para lá a trabalho e mora sozinha, sem nenhum colega brasileiro por perto. A Rádio Fênix é o único meio que ela tem para se sentir no Brasil. Ela nos contou que, sempre quando sai (seja uma saída rápida ou mesmo para ir trabalhar) deixa o computador ligado e conectado na Rádio. Sabem para quê? Ela quer, sempre que entrar em casa, ouvir logo de cara a programação da rádio para se sentir como se estive chegando em sua casa aqui no Brasil! Se isso não for uma prova de que o rádio na internet é companheiro...
Sobre o rádio virtual ser portátil, já há tecnologia disponível para conexão à internet sem o uso de fios com computadores portáteis. Mas eu não vou ser hipócrita e dizer que isso "está aí, para quem quiser usar"! A tecnologia existir é uma coisa, o acesso da população à ela já é outra, completamente diferente... e é aí que mora o problema.
Daqui a alguns anos, com certeza, o rádio pela internet vai ser portátil, assim como o rádio convencional, que não vai acabar por causa disso.
Companheiro, ele já é!

quarta-feira, 20 de abril de 2005

Jazz Masters pré-feriadão

No Jazz Masters desta quarta......

Nada melhor do que curtir um feriado prolongado com uma bela trilha sonora .
E tanto o Jazzmasters de hoje quanto o de sábado prometem!
O destaque ficam por conta do pianista e cantor Peter Cincotti. Rotulado
como o novo Harry Connick Jr, ele quebra tudo na música St Louis Blues.
Outro som maravilhoso é o remake do clássico de Shirley Horn feito pelo
Sugardaddy. O DJ Tom Findlay do Groove Armada e o vocalista Tim Hutton
fizeram algo inesquecível aqui.
Ainda teremos o pai do Hip Hop, Gill Scott Heron, o soul do Boys II Man, o
chillout delicioso do Jazzamor e o balançasso de Sterling Ensemble.
Não perca. Nesta quarta e sábado, a partir das 8 da noite na rádio dos
melhores ouvintes.

Quarta 20/04

1-) St Louis Blues ­- Peter Cincotti
2-) Downhill racer ­- Everything but the Girl
3-) Come dance with me -­ Sugardaddy (Verve Remix)
4-) Something real ­- Omar
5-) The bottle ­- Gil Scott Heron
6-) Folow me ­- Markus Enochson feat Dallas


Sábado 23/04

1-) Come dance with me ­- Shirley Horn (Verve Remix)
2-) Downhill racer ­- Everything but the Girl
3-) St Louis Blues ­- Peter Cincotti
4-) Something real ­- Omar
5-) Close the door ­- Boys II Man
6-) Ain¹t no sunshine -­ Jazzamor
7-) Is this your body ­- Ken Cesar & Rodney Hunter
8-) Nothing I won¹t do ­- Crea
9-) The bottle ­- Gil Scott Heron
10-) Folow me ­- Marcus Enochson feat Dallas
11-) The world ­- Sterling Ensemble feat Juliet Moesha
12-) Believe ­- Nathan Haines feat Shelley Nelson

Grande abraço
Paulo Mai e Sérgio Scarpelli

sábado, 16 de abril de 2005

Skol Beats 2005

Você não pôde ir ao Skol Beats? Está aí todo triste e cabisbaixo????
Seus problemas acabaram!! Acesse a BBC Rádio1 e ouça o evento, ao vivo!

Debate do BMC - resumo

Na noite de ontem aconteceu, na Brazil Music Conference, um encontro entre os principais
radialistas do país. Apresentando, estava Paulinho Veronese. Na bancada, o time de primeira:
Alexandre Medeiros (ex-Nova Record FM/Jovem Pan), Ruy Bala (Transamérica), Petrônio Correa Filho (diretor da Rede Antena 1), Ricardo Henrique (ex-Mais FM/Transamérica/Sociedade-BA), Carlos Townsend (ex-Cidade), Acacio Luiz Costa (Diretor do Grupo Bandeirantes de Rádio), Alexandre Hovorusky (Diretor da Rádio Cidade-RJ e Rede 89), Marcelo Maia e Marcelo Siqueira (Diretor do GC2, Grupo Camargo de Comunicação, sócia da Rede Band). O encontro, anunciado como palestra, acabou sendo um grande debate sobre o rádio e abordou muitos assuntos importantes para o meio. Vou fazer um resumo, tentando dividir por temas.


Grupo Bandeirantes de Rádio
Acacio diz o que o grupo Bandeirantes acredita no "negócio" comunicação e pretende instalar 6
redes nacionais de rádio, envolvendo cerca de 300 emissoras pelo país e 400 profissionais somente na cidade de São Paulo. Também negou os boatos sobre a possível compra da Fluminense. O Grupo Bandeirantes vai entrar no mercado do RJ com a Band News FM, mas por outra porta. Ele aproveitou também para explicar o formato da nova FM do grupo: terá um programa jornalístico diferente a cada 20 minutos durante todo o dia.
Siqueira aproveitou para confirmar a união entre a GC2 e a Band e garantiu que a negociação foi
boa para ambas as partes. Indagado sobre o que ia fazer com duas rádios populares competindo no mesmo grupo (Nativa e Band), Acácio fugiu um pouco do assunto e só disse que fazer rádio popular é muito difícil e uma coisa muito séria, diferente do que muitos pensam.


A importância do DJ para o rádio.
Ruy Bala diz que um DJ deve ser comunicativo, não basta só ir até a rádio e fazer ótimas mixagens sem saber se comunicar com seu público.
Hovorusky relembrou o sucesso do programa "Ritmo da Noite" e diz também que um DJ deve ter critérios. "Rádio não dança", segundo ele.
Segundo Marcelo Maia, o que dificulta o sucesso comercial da música eletrônica nas rádios é a
falta de vocal, que afasta o público.
Sobre as gravadoras, Alexandre Medeiros reclamou do monopólio da Building Records e disse que muitas pessoas trabalham na gravadora e em também posições estratégicas de várias rádios, dificultando a isenção na hora de se fazer a programação musical.


Programação Musical
Respondendo a uma pergunta da platéia sobre as repetições de uma mesma música na programação das rádios, Ricardo Henrique explica que cada rádio estuda o "tempo médio do ouvinte" (fornecido pelo IBOPE), ou seja, o tempo que cada ouvinte ouve a emissora e repete os hits da programação obedecendo esse intervalo de tempo. Uma rádio comercial fica entre 1h e 1h30, já em rádios extremamente segmentadas, como as religiosas, o intervalo chega a 4h, devido a fidelidade do público.
Petrônio critica a massificação, que pega um público ou estilo musical e o desgasta. Disse também que encontra dificuldades em renovar o acervo da Antena 1, voltada para o público adulto.


A recuperação do rádio
Carlos cita o sucesso da rádio via satélite dos EUA como saída para o rádio. Os modelos AM e FM estão desgastados pela busca insaciável de lucro dos donos.
"O avanço do rádio é represado pelo administrativo", diz Ricardo Henrique, que também aposta na tecnologia para a recuperação do rádio e critica o imediatismo dos investidores e anunciantes.


Internet
Após uma discussão sobre a importância da internet para o rádio, Acácio dispara: "Rádio pela
internet não é rádio! O Rádio deve ser portátil e companheiro".


Mercado
Carlos diz que os paulistanos reclamam do rádio de barriga cheia, pois é a única praça que mais
se aproxima dos EUA e chama o mercado carioca de "tristeza": "Se você gosta de Beatles, por
exemplo, não vai conseguir ouvir em nenhuma rádio carioca".


Gravadoras/jabá
Marcelo Maia, falando pela Warner Music, diz que as gravadoras não têm o que fazer para melhorar a situação das rádios; elas agem como empresas capitalistas, que são. As gravadoras simplesmente geram conteúdo para as rádios.
Acacio garante que a Band FM não depende de jabá, mas sim de comerciais.
"O jabá está em crise", diz Carlos.


Futuro
"Os proprietários das rádios são o problema! Nos EUA, as rádios são de 'broadcasters'
(profissionais de rádio), diferentemente do Brasil", afirma Carlos.
Hovoruski diz que o rádio digital é a solução, tanto para as rádios quanto para as gravadoras,
pois possibilita a compra online de conteúdo.

O encontro durou 2 horas e foi muito produtivo. Pretendo discutir aqui no blog algumas declarações. Você já pode ir comentando... manda ver.

Jazz Masters de sábado

Querido Ouvinte

Neste sábado abrimos a noite da Eldorado FM com o groove irresistível de
Kenny Bobien. Um cantor de R&B que escolheu o lado mais dance da coisa. Outro destaque é o argentino Gozalo Solimano que enche as pistas de Punta Del Este até Nova York. Teremos também o Nu Jazz dos ingleses do Nemo, dos italianos do Barrio Jazz Gang e do DJ americano Dan Phisics. Isso sem contar com as músicas que tocamos na última quarta-feira como Fertile Ground, Kings of Tomorrow e Afro Mistik. Não perca! A partir das 8 da noite, na rádio dos melhores ouvintes.

1-) Hya luv ­ Kenny Bobien
2-) A wonderful place ­ Ultra Naté
3-) Rain ­ Kings of Tomorrow
4-) Skin of my skyn ­ Solimano
5-) Georgy Porgy ­ Smoma
6-) Darkest day ­ Nemo feat Aimee Craddock
7-) Yelow Daises ­ Navasha Daya & Fertile Ground
8-) Hold it down ­ 4 Hero feat Lady Alma
9-) Folow me ­ Afro Mistik
10-) Gypsie Dance ­ Rhitma
11-) Footsteps in the green ­ Barrio Jazz Gang
12-) Thos feeling ­ Phisics feat Teresa

Grande abraço e um ótimo fim de semana.
Paulo Mai e Sérgio Scarpelli

Programa Jazz Masters

quarta-feira, 13 de abril de 2005

HOJE TEM TRIP MUSICAL!!!

Quarta-feira, 13 de abril, 21 horas vai ao ar no Programa Trip Musical o episódio: GUIA 2005-2006- O MELHOR DA CIDADE DE PORTO ALEGRE PELA ÓTICA DO PROGRAMA TRIP MUSICAL.

O GUIA TRIP MUSICAL DE PORTO ALEGRE TEM INSPIRAÇÃO NO FAMOSO GUIA DA REVISTA VEJA, SÓ QUE COM UM ENFOQUE, UM VIÉS MENOS CRITERIOSO E MAIS SENTIMENTAL DOS ENDEREÇOS QUE ELEGEMOS COMO OS MELHORES DA CAPITAL.

ESSE EPISÓDIO É TAMBÉM UMA HOMENAGEM DO TRIP AOS 233 ANOS DE PORTO ALEGRE, COMPLETADOS NO DIA 26 DE MARÇO DESTE ANO.

A TRILHA SONORA QUE EMBALARÁ O GUIA 2005-2006, O MELHOR DA CIDADE DE PORTO ALEGRE PELA ÓTICA DO PROGRAMA TRIP MUSICAL SERÁ BEM COSMOPOLITA, JÁ QUE A CAPITAL GAÚCHA PASSOU A CONSTAR NO MAPA DO MUNDO APÓS ABRIGAR, REALIZAR O FORUM SOCIAL MUNDIAL. HOJE O MUNDO SABE DA EXISTÊNCIA DE PORTO ALEGRE.

O TRIP MUSICAL é veiculado pela ZYK 280, 1080 Khz AM, UFRGS - Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

sábado, 9 de abril de 2005

Vinhetas, memória do rádio e programas ondemand

Pessoal, o negócio é o seguinte:
Muitos leitores nos escreveram reclamando de que não conseguem mais ouvir as vinhetas e trechos de programa que estavam hospadados no HPG e em outros provedores gratuitoa. Em vista disso, resolvemos reuni-los em nosso próprio site hospedado na Rede Host. Com o tempo, iremos recuperando e coloando no ar todo o nosso acervo, ok?

Clique e acesse: http://www.radiobase.org/radio.htm

Nova turma de locução!

O SENAC Santana abre mais uma turma do curso profissionalizante de Locução - Rádio e TV.
As aulas serão ministradas por Mauricio Louzada, ex-coordenador do curso da Radioficina e atual coordenador artístico da rede Super Sucesso.
Para mais informações, ligue 6973-0311.

Daqui a pouco, no Kizumba...

... teremos uma bela entrevista com o cantor, compositor e poeta carioca Rogerio Skylab, que está em São Paulo para dois shows no Centro Cultural São Paulo.
Para ouvir, basta acessar www.radiofenix.net a partir das 10h (horário de Brasília) deste sábado.

sexta-feira, 8 de abril de 2005

Milton Neves vai para a Bandeirantes

Milton Neves na Band
Após 34 anos na rádio Jovem Pan, o jornalista Milton Neves acerta com a Bandeirantes o maior contrato da história do rádio esportivo brasileiro: US$ 5 milhões por cada um dos dez anos de duração. Em TV, segue na Record.

Fonte: www.claudiohumberto.com.br, do dia 08 de abril de 2005


(Enviado por Tobias Jung, em Porto Alegre, RS)

quinta-feira, 7 de abril de 2005

Vamos falar sobre rádio?

A seleção dos artistas que irão tocar no festival de música eletrônica Skol Beats, que acontece no próximo dia 16, está meia boca! Mas a semana que antecede o evento está pegando fogo.
No mesmo local (complexo Anhembi) acontecerá durante uma semana o Eletro Hipefair e, dentro deste evento, o BMC, Brazil Music Conference. Durante três dias (14, 15 e 16/4), o BMC receberá workshops, palestras e pocket shows, com expectativa da visita de 600 pessoas por dia.
Para os radialistas de plantão, o destaque fica para o tema da palestra do dia 15 de abril, no auditório G: "Nas Ondas Do Rádio - Quem fez e faz a história do rádio". Com a mediação de Carlos Townsend, a palestra contará com a participação de Ruy Balla (Rede Transamérica), Alexandre Medeiros (gravadora Trama), Marcelo Maia (gravadora Warner Music), Marcelo Nascimento (diretor do programa Superpop), Acácio (Band FM), Marcelo Siqueira (Nativa FM) e Petrônio (Antena 1).
Para conferir a programação completa da BMC, acesse http://www2.bmc.art.br/.


Serviço:
BMC - Brasil Music Conference
Complexo Anhembi
Palestra: "Nas Ondas Do Rádio - Quem fez e faz a história do rádio"
Dia 15 de abril, às 16h, auditório G
Ingresso: R$ 40

Rádio também é Agulha

Uma coisa a gente tem de admitir em nosso Xará sem Nome das postagens, o Marcos Grillo, é um cara de coragem. Montou uma webradio do tipo Jukebox na Rádio Terra chamada "Rádio Agulha". Pelo que deu para ouvira té agora, a seleção musical é melhor do que a da Mix. Pelo menos a gente ouve algo diferente do que rola nas "majors" do broadcasting tupiniquim. Tá certo que está na Rádio Terra, rola só o acervo do portal de lá, mas perto do que a gente ouve no dial..... Clique aqui e ouça.

Gioconda Bordon na Cultura FM

A partir de 11 de abril, o ouvinte da Cultura FM tem nova companhia na volta para casa, durante a hora mais congestionada da cidade: a classe e o bom gosto da jornalista Gioconda Bordon, que comandará- das 6 às 7 da noite - o Estação Cultura. Ela define seu programa - que irá ao ar de segunda a sexta, ao vivo - como uma grande revista cultural e musical. "Não será simplesmente uma agenda, mas uma revista cultural até com uma matéria de fundo, que poderíamos chamar de matéria de capa".

Com coordenação de produção de um dos mais experientes profissionais do rádio brasileiro - Mariano Maradei - Estação Cultura é o programa que Gioconda sempre quis fazer. "O ouvinte da Cultura FM é o ouvinte qualificado para esse tipo de programa, é gente que gosta de música erudita e é focada em artes e espetáculos. Vai ser uma delícia fazer, já estou adorando".

O ouvinte de rádio provavelmente conhece Gioconda Bordon dos 11 anos em que ela comandou o Espaço Informal na Eldorado AM. Eram duas horas diárias ao vivo, com notícias e entrevistas sobre os mais diversos temas. Era fácil perceber que Gioconda domina como ninguém a arte da entrevista - sabe fazer a pergunta certa e, sobretudo, ouvir a resposta. Sempre com elegância.

Mas Estação Cultura é um projeto diferenciado - porque, diferentemente de seu antigo programa, também terá música. E que música ! Gioconda estudou piano, faz parte do conselho de direção da Sociedade de Cultura Artística e freqüenta assiduamente a cena de concertos. Tem especial predileção pela música de câmara e é por isso que ela define Estação Cultura como um "programa camerístico", no sentido de que pretende relaxar o ouvinte com um tom sempre ameno e gostoso, um oásis em meio a uma São Paulo tensa e engarrafada.

Serão peças curtas, "pérolas" da discografia da Cultura, como define Gioconda -muito Bach, duos de piano e violino, etc. "Pretendo dar ao Estação Cultura um tom aconchegante que vai segurar o ouvinte".

Gioconda deixou o rádio, há cerca de um ano, para experimentar um outro segmento. Foi ser diretora de comunicação de uma das grandes agências de publicidade de São Paulo, a Talent. Mas confessa que já estava com muita saudade. "Rádio é uma das coisas mais adoráveis da vida". Segundo ela, uma recente pesquisa francesa publicada pelo jornal La Liberation mostrou que o rádio ainda é o veículo de comunicação com maior credibilidade. Ela está muito entusiasmada com esse retorno. E, enquanto prepara a sua "revista", conta os dias para entrar no ar. (Website TV Cultura)

ESTAÇÃO CULTURA, com Gioconda Bordon.
Produção: Cultura FM e Sociedade de Cultura Artística. Estréia: 11 de abril. De segunda a sexta, às 18h.

Para matar saudades de Excelsior, da Difusora, da Mundial, da Cidade, da Manchete......

Para os balzaquianos quem morrem de saudades dos anos dourados da Disco Music e para aquela molecada que acha que nasceu na época errada(?), colocamos no ar um link da Rádio Click, chamado "Dance Days" (que também poderia e chamar "Cidade Disco Years", "Sua Paz Mundial", "Ritmo de Boate", "A Máquina do Som", "Jovem Pan Disco Dance", "Big Apple Show", "As quarenta mais da Antena 1", ""As 100 mais da Manchete,etc. Lá rola o melhor da Disco Music dos anos 70 e 80. Clique neste link:http://www.radiobase.org/danceradio.asx, ou digite este endereço no seu Windows Media Player. Ou se achar mais fácil, Clique aqui Agora, se você quiser ter mais trabalho entre em http://radioclick.globo.com/, depois clique em Estilos Musicais, depois em dance, espera o player deles abrir.....

terça-feira, 5 de abril de 2005

Remanejamentos nas FMs do Grupo Band

As mudanças já começam a aparecer no ar:

  • Edu Mello foi para a Band FM;
  • Luiz Fernando, da Sucesso, ocupa a vaga de Edu;
  • Marcos Galvão, ex-Nativa, foi para a Sucesso.

Mais informações sobre as mudanças do Grupo Band, você acompanha aqui, pelo blog Rádio Base.

domingo, 3 de abril de 2005

Prêmio Claro

Já está no ar o Prêmio Claro de Música Independente.
Depois de três edições com o nome de Dynamite, o prêmio vem este ano com o patrocínio exclusivo da operadora de celulares, que está investindo pesado no Rock 'n' Roll, inclusive trazendo a banda Placebo para uma turnê nacional.
O que nos interessa é a categoria "Melhor Programa de Rádio ou Emissora" que pretende destacar os corajosos que reservaram alguns minutos da sua programação às bandas independentes de alguma forma.
Entre lá, confira e vote nos seus preferidos: http://www.dynamite.com.br/premioclaro

Orkut neles!

COMUNIDADE CRIADA PARA AS PESSOAS QUE TENTAM SINTONIZAR A AFILIADA DA REDE MIX EM CAMPINAS(97,5) E NÃO AGUENTA A CHIADEIRA E A RÁDIO PIRATA DE UMA IGREJA(97,7)INTERFERINDO !!ADICIONE E COMENTE: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1716936

Douglas Borges

sábado, 2 de abril de 2005

Mês do rádio no SESC Bauru

Desde ontem, dia 1º de abril, o SESC Bauru vem realizando uma série de eventos sobre o rádio.
De espetáculos teatrais a oficinas, palestras e mostra de fotos, a unidade faz uma retrospectiva da importância do rádio tanto local quanto nacionalmente.
Alguns destaques:

AS FAVORITAS DO RÁDIO
Com Andréa Bassit e Luciana Carnielli, direção de Regina Galdino.
Comédia musical que conta a guerra entre os fãs de Emilinha Borba e Marlene, duas rainhas da época de ouro do rádio. R$ 6,00; R$ 3,00 (usuário matriculado). R$ 3,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado e dependentes, aposentados e estudantes com carteirinha). Dia(s) 20/04 Quarta, às 21h, na área de convivência. SESC Bauru

A História do Rádio no Brasil
Painéis cronológicos contam a história do rádio no país, destacando seu papel político, cultural e de criaçào da identidade nacional. Criação de Elifas Andreato. De 01/04 a 30/04. No horário de funcionamento do SESC. SESC Bauru

Locução de Rádio
Os alunos aprenderão a apresentar programas em diferentes formatos e interpretar fatos relevantes do cotidiano. Além disso, terão contato com as tendências atuais do mercado radiofônico e publicitário; história do rádio no Brasil e teoria e sistemas de comunicação. Com Franco Junior, radialista, consultor e conferencista, professor do SENAC nos cursos de radialismo e técnicas de locução. R$ 4,00; R$ 2,00 (usuário matriculado). R$ 2,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado e dependentes, aposentados e estudantes com carteirinha). Dia(s) 13/04, 14/04, 15/04 Quarta a sexta, às 19h, na sala de uso múltiplo 3. SESC Bauru

COMO MONTAR A SUA RÁDIO VIRTUAL
Instrutores: Cesar Casella, Dennis Yoshida e Thiago Fracarolli, da Unesp - Faac Introdução à radiodifusão convencional e digital. Planejamento, montagem e operação de uma web radio com programas de livre utilização (freeware/shareware). Produção de um programa ao vivo para finalizar a oficina. R$ 10,00; R$ 5,00 (usuário matriculado). R$ 5,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado e dependentes, aposentados e estudantes com carteirinha). Dia(s) 16/04, 17/04 Sábado e domingo, das 9h às 13h. SESC Bauru

Você pode conferir os outros eventos no site oficial do SESC: www.sescsp.org.br.
Não é sempre que uma instituição presta um serviço dessa importância para o rádio... precisamos prestigiar.

A morte de João Paulo 2º

Acompanhe pelo nosso site de rádios ao vivo todas as informações sobre a morte do Papa João Paulo 2°. Como a esta hora algumas emissoras de maior audiência certamente estarão congestionadas, procure nas páginas abaixo as transmissões sobre o evento.

Rádio Jornal do Commércio - Recife
Rádio CBN de Ponta Grossa - PR
Rádio Bandeirantes de Porto Alegre
Rádio Eldorado / Estadão AM
Rádio América de São Paulo
Rádio CBN de Recife
Rádio Nacional AM - Rio
Rádio Nacional AM - Brasília
Rádio Globo de São Paulo
Rádio Jovem Pan AM de São Paulo

A morte de João Paulo 2º

Acompanhe pelo nosso site de rádios ao vivo todas as informações sobre a morte do Papa João Paulo 2°. Como a esta hora algumas emissoras de maior audiência certamente estarão congestionadas, procure nas páginas abaixo as transmissões sobre o evento.

Rádio Jornal do Commércio - Recife
Rádio CBN de Ponta Grossa - PR
Rádio Bandeirantes de Porto Alegre
Rádio Eldorado / Estadão AM
Rádio América de São Paulo
Rádio CBN de Recife
Rádio Nacional AM - Rio
Rádio Nacional AM - Brasília
Rádio Globo de São Paulo
Rádio Jovem Pan AM de São Paulo

sexta-feira, 1 de abril de 2005

"A Sucesso vai sair do ar? Ninguém me falou nada!!!"

Hoje é 1º de abril e até o momento a Band News FM não entrou no ar. O que é que vou dizer pro seu Severino, porteiro aqui do prédio, ouvinte assíduo da Sucesso? Disse-lhe que curtisse em a emissora porque ela sairia do ar e em seu lugar entraria uma rádio com jornalismo 24 horas por dia. "Mas ninguém me falou nada, 'seu' Marcos. Não estou sabendo disso, não!!!"

Como se vê, só para variar, o ouvinte é tratado pelas empresas de radiodifusão como o "marido traído", ou seja, sempre é o último a ser avisado. E agora? Com que cara vou passar por ele, se me perguntar sobre a tal Band News FM, quando eu descer?

Será que eles ( a Rede Bandeirantes) pretendem avisar aos interessados sobre a mudança, durante a programação da Sucesso?