segunda-feira, 6 de julho de 2009

Rádio Vaticano terá anúncios comerciais

Do portal Veja.com

Pela primeira vez em sua história, a Rádio Vaticano abriu espaço em sua programação para anúncios publicitários. O primeiro anunciante será uma empresa italiana de gás e energia elétrica, a Enel.

Até agora, a Rádio Vaticano era financiada apenas com fundos da Igreja Católica, que desembolsa cerca de 30 milhões de dólares (58 milhões de reais) por ano para manter a rádio. Mas a crise financeira global também atingiu a Igreja: as finanças da Santa Sé fecharam o ano passado no vermelho.

Estima-se que, com o contrato com a Enel, a Rádio Vaticano receba cerca de 250.000 dólares (o equivalente a 486.000 reais) nos próximos seis meses. Os comerciais deverão seguir a linha conservadora da emissora. A empresa italiana se disse "honrada" por ser escolhida a primeira anunciante da rádio da Santa Sé.

A Rádio Vaticano foi criada em 1931 pelo inventor italiano Guglielmo Marconi. Atualmente, ela transmite programas em 45 línguas em e pela internet.



-------------------------------

Ainda há uma certa polêmica sobre quem inventou o rádio. Uns dizem que foi o Marconi. Outros (brasileiros), o Padre Landel de Moura, que fez a primeira transmissão de rádio entre uma estação montada no alto de Santana para outra instalada na Avenida Paulista. Segundo algumas fontes, o crédito da invenção foi para o italiano porque o Landel não registrou o invento nem o feito, já que a intenção dele não era essa. Alguém sabe ao certo o que ocorreu?

5 comentários:

Toninho Moura disse...

Seré que consigo vincular uma campanha sobre o uso de preservativos em países onde a incidência de AIDS é catastrófica?

Marcelo Delfino disse...

Falam muito das riquezas da Igreja Católica, mas o Vaticano fecha no vermelho todo ano. Enquanto isso, as igrejas dos senhores David Miranda, Ap Valdemiro Santiago, RR Soares e Bp Edir Macedo, e a Canção Nova (que mais parece outra igreja) continuam arrendando e comprando rádios. A ex-Rádio Rock de Sorocaba vai virar A Voz da Libertação. Só a igreja do Ap Estevam caiu. Literalmente.

Rodney Brocanelli disse...

Com relação ao Landell de Moura, eu li e ouvi que ele ficou com medo de registrar a patente do rádio, pois alguns de seus colegas de batina disseram que aquilo era "espiritismo".

Marcos Lauro disse...

O livro "Histórias que o rádio não contou" traz a saga do Padre Landell de Moura. E ele registrou, sim, o aparelho que inventou, anos antes de Marconi. Agora, porque não é reconhecido mundialmente, aí já não sei...

Luiz Netto disse...

Landell de Moura: É imperdoável que o sacerdote-cientista Roberto Landell de Moura (1861-1928) seja um desconhecido no próprio seio da igreja de quem é um ilustre filho e também dos brasileiros.Em relação à igreja faço algumas poucas honrosas distinções como ao conhecimento e divulgação que fez dele D.Ivo Lorscheitter, bispo de Santa Maria, RS, já falecido e também aos jornalistas da Rádio Vaticana,que escreveram o livro " Tu piccola scatola..." La radio: fatti, cose, persone. Laura de Luca e Walter Lobina, Edizioni Paoline, Itália, 1993, que diz em certo trecho:"La città di San Paolo è testimone delle prime transmissione e ricezione di onde eletromagnetiche e luminose. Le prime in assoluto".
Landell de Moura foi sim um Pioneiro das Telecomunicações, teve patenteado nos Estados Unidos tres aparelhos, o transmissor de ondas, o telefone sem fio, e o transmissor e receptor de telegrafia sem fios. Fez experiencias anteriores a Marconi e também ao engenheiro canadense Fessendem. Fez demonstrações públicas em São Paulo registradas pela imprensa. Quem quiser saber mais sobre Landell acesse o sitio: http://www.landelldemoura.qsl.br
e também um sitio que está coletando assinaturas para serem enviadas ao governo brasileiro para que reconheça Landell como um Pioneiro das Telecomunicações.
Luiz Netto