06/07/2009

Rádio Vaticano terá anúncios comerciais

Do portal Veja.com

Pela primeira vez em sua história, a Rádio Vaticano abriu espaço em sua programação para anúncios publicitários. O primeiro anunciante será uma empresa italiana de gás e energia elétrica, a Enel.

Até agora, a Rádio Vaticano era financiada apenas com fundos da Igreja Católica, que desembolsa cerca de 30 milhões de dólares (58 milhões de reais) por ano para manter a rádio. Mas a crise financeira global também atingiu a Igreja: as finanças da Santa Sé fecharam o ano passado no vermelho.

Estima-se que, com o contrato com a Enel, a Rádio Vaticano receba cerca de 250.000 dólares (o equivalente a 486.000 reais) nos próximos seis meses. Os comerciais deverão seguir a linha conservadora da emissora. A empresa italiana se disse "honrada" por ser escolhida a primeira anunciante da rádio da Santa Sé.

A Rádio Vaticano foi criada em 1931 pelo inventor italiano Guglielmo Marconi. Atualmente, ela transmite programas em 45 línguas em e pela internet.



-------------------------------

Ainda há uma certa polêmica sobre quem inventou o rádio. Uns dizem que foi o Marconi. Outros (brasileiros), o Padre Landel de Moura, que fez a primeira transmissão de rádio entre uma estação montada no alto de Santana para outra instalada na Avenida Paulista. Segundo algumas fontes, o crédito da invenção foi para o italiano porque o Landel não registrou o invento nem o feito, já que a intenção dele não era essa. Alguém sabe ao certo o que ocorreu?

5 comentários:

Toninho Moura disse...

Seré que consigo vincular uma campanha sobre o uso de preservativos em países onde a incidência de AIDS é catastrófica?

Marcelo Delfino disse...

Falam muito das riquezas da Igreja Católica, mas o Vaticano fecha no vermelho todo ano. Enquanto isso, as igrejas dos senhores David Miranda, Ap Valdemiro Santiago, RR Soares e Bp Edir Macedo, e a Canção Nova (que mais parece outra igreja) continuam arrendando e comprando rádios. A ex-Rádio Rock de Sorocaba vai virar A Voz da Libertação. Só a igreja do Ap Estevam caiu. Literalmente.

Rodney Brocanelli disse...

Com relação ao Landell de Moura, eu li e ouvi que ele ficou com medo de registrar a patente do rádio, pois alguns de seus colegas de batina disseram que aquilo era "espiritismo".

Marcos Lauro disse...

O livro "Histórias que o rádio não contou" traz a saga do Padre Landell de Moura. E ele registrou, sim, o aparelho que inventou, anos antes de Marconi. Agora, porque não é reconhecido mundialmente, aí já não sei...

Luiz Netto disse...

Landell de Moura: É imperdoável que o sacerdote-cientista Roberto Landell de Moura (1861-1928) seja um desconhecido no próprio seio da igreja de quem é um ilustre filho e também dos brasileiros.Em relação à igreja faço algumas poucas honrosas distinções como ao conhecimento e divulgação que fez dele D.Ivo Lorscheitter, bispo de Santa Maria, RS, já falecido e também aos jornalistas da Rádio Vaticana,que escreveram o livro " Tu piccola scatola..." La radio: fatti, cose, persone. Laura de Luca e Walter Lobina, Edizioni Paoline, Itália, 1993, que diz em certo trecho:"La città di San Paolo è testimone delle prime transmissione e ricezione di onde eletromagnetiche e luminose. Le prime in assoluto".
Landell de Moura foi sim um Pioneiro das Telecomunicações, teve patenteado nos Estados Unidos tres aparelhos, o transmissor de ondas, o telefone sem fio, e o transmissor e receptor de telegrafia sem fios. Fez experiencias anteriores a Marconi e também ao engenheiro canadense Fessendem. Fez demonstrações públicas em São Paulo registradas pela imprensa. Quem quiser saber mais sobre Landell acesse o sitio: http://www.landelldemoura.qsl.br
e também um sitio que está coletando assinaturas para serem enviadas ao governo brasileiro para que reconheça Landell como um Pioneiro das Telecomunicações.
Luiz Netto

Secretaria de Saúde de Diadema unifica Projeto Sprint para infarto

  Nesta terça-feira (16), a Secretaria Municipal da Saúde de Diadema reuniu coordenadores das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Centro, P...