quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Nossa dica: conheça a banda de rock progressivo paulista Wejah


Grupo de São Paulo, Brasil, banda formada por três elementos tocando rock progressivo em um estilo brasileiro e misturando muitas influências de antigas bandas de rock progressivo e jazz fusion.

Foi de uma conversa de amigos no ano de 1982, que nasceu o Bandeira Rasgada em São Caetano do Sul, Eduardo Miranda(Guitarra)Nelson Sanchez (Voz), Jorge Sanchez (baixo) e Wladimir Augusto (bateria) trilhavam o caminho do hard rock. Mais tarde, com a introdução de teclados (Nelson) e a entrada de Henrique Valsésia (voz e sax), passaram a compor arranjos mais elaborados, mudando o nome da banda para Última Geração.
Passado algum tempo e alguns shows, novo nome Renascença. Com este nome o grupo passa a ser conhecido no circuito underground de São Paulo, entra em estúdio para gravar duas músicas e consegue apoio de dois importantes críticos musicais: Valdir Montanari e Leopoldo Rey.

Em 86 Nelson Sanchez deixa grupo e Alessandro Miranda assume os teclados. A banda faz algumas apresentações na capital, no Centro Cultural São Paulo e no espaço Mambembe, apresentações estas que serviram de plataforma para o primeiro LP, intitulado Renascença, de novembro de 88, com a participação especial de Amir Cantusio Júnior (Alpha III).

Já no 1º disco a banda passa a se chamar Wejah. Após o lançamento do disco o grupo se desfaz. O grupo retorna aos trabalhos em 1993 e começa seu trabalho que seria o embrião do CD Senda lançado instrumental pelo selo Progressive Rock Worldwide de São Paulo, lançado em 1996.
A banda faz alguns shows após o CD mas por divergências musicais se separa em 97.

O grupo continua em trio em 1998, com gravações de musicas experimentais que acabam não sendo lançadas. Em 2004, o grupo começa o projeto do CD Springtime lançado no início de 2007, desta vez com a participação de vários músicos que atuaram no grupo nos álbuns Renascença e Senda.
2015 – O grupo trabalha em composições novas para um novo CD. (colaborou José Antonio Martinez)



Discografia:
Springtime | CD | 2007
Senda - 1996
Renascença | LP | 1988

Principais Shows
Centro Cultural Vergueiro - 1988
Sesc São Caetano do Sul - 1986 (Última Geração)
Clube Gisela - 1986 (Grupo Renascença) 
Teatros do Grande ABC, Conchita de Moraes, Santos Dumont.

Como Wejah:
1994 - Projeto progressivos - Centro Cultural com a participação de vários grupos do gênero, entre eles: Terço, Terreno Baldio, Som Nosso de cada dia, Recordando o Vale das Maçãs
1996 - Teatro Mambembe Evento com lotação do teatro
1997 - Casa Dormentes em SP 
2007 - Show de lançamento do CD Springtime, Teatro Santos Dumont – São Caetano do Sul
2007 -  Show no festival de Inverno de Paranapiacaba – Santo André.
2008 - Show na livraria cultura do shopping Villa Lobos de São Paulo, casa lotada.
2008 - Show Progressivos em São Caetano do Sul – Teatro Paulo Machado de Carvalho, evento realizado pela prefeitura da cidade, juntamente com as bandas Nave, Sigma e Index

Banda:

JORGE SANCHEZ | BAIXO | VOCAIS
Começou sua carreira tocando com o grupo Bandeira
Rasgada, primeiro grupo musical (hoje WEJAH). Estudou música em São Caetano do Sul em 82, teve aulas com alguns professores particulares e também estudou música na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, uma das escolas de música mais importantes da América Latina.
Continuou seus estudos com alguns professores particulares, teve aulas de canto e trabalhou com o Coral Municipal de São Caetano do Sul em 1992.
Tem atuado com o grupo WEJAH, como baixista e cantor desde a primeira formação.
Em 1997, participou de um festival de música em Paris no dia 21 de Junho com o grupo Recordando o Vale das Maçãs (RVM) na embaixada do Brasil, grupo pelo qual atuou como baixista entre 1994 e 1997.
Tem se apresentado com o Wejah desde o início e gravou os 3 álbuns oficiais do grupo: Renascença (1988), Senda (1996) e Springtime(2007).
Como vocalista, gravou um Cd em 2010, intitulado The Glass flower, do grupo Abstraction Layer, com os músicos Fernando Pacheco (Recordando o Vale das Maçãs) e Diego Sgrillo (Cinema Show), tendo excelente retorno no exterior e no Brasil.
Principais influências: Jazz Rock e Rock Progressivo.

NELSON  SANCHEZ | GUITARRAS | TECLADOS 
Inicialmente começou seus estudos musicais de maneira autodidata começando com o violão aos 15 anos.
Quando tinha vinte, estudou na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, uma das mais importantes escolas de música da América Latina.
Depois de algum tempo, estudou com alguns guitarristas em São Paulo jazz e bossa nova, devido a isso, uma nova porta   foi aberta a caminhos e possibilidades infinitas que  influenciam em sua carreira. Algumas músicas de Tom Jobim são ainda principais objetos de seus estudos produtivos hoje.
Como guitarrista, as principais influências são:  Allan Holdsworth, Frank Gambali, Toninho Horta,  Steve Hackett, Scott Henderson e Eric Johnson.
Musicalmente, suas composições são uma mistura de várias bandas de rock progressivo (Ozric Tentacles, Genesis, Gentle Giant), com algumas influências, como Bossa Nova(Tom Jobim), Jazz (Jean Luc Ponty, Dave Brubeck, Toninho Horta, Chick Corea, Return to Forever,  João Bosco) Rhythm and Soul (Ed Mota e Incógnito)

Marco de Fabricio |Baterista, Percussionista | Produtor Musical
Começou sua carreira musical, estudando piano na escola de música Heitor Villa Lobos com 6 anos.
Terminou seus estudos na Fundação das Artes em São Caetano do Sul, uma das mais famosas escolas de música da América Latina.
Estudou 5 anos com o primeiro  percussionista da Orquestra Sinfônica de São Paulo .
Já se apresentou ao vivo como baterista com:
Bocato, Renato Neto (Tecladista do Prince)
Mamas and Papas, The Platters , Pepino di Capri, quando eles se apresentaram no Brasil. Trabalhou nos EUA entre 1999/ 2000 como free lancer  e em 2005, também tocou em alguns bares por lá.
Abriu um show para  Mike Stern e banda tocando com seu próprio grupo no Bourbon Street Jazz em 2006

Gravações: (como baterista)
Último  CD de Roberto Gonçalves em Atlanta, Trilha sonora – Cartoon Network
Dolar de Prata gravado em  São Paulo e mixado em Tennessee, Nashville
Principais Influências: The Beatles, Yes, Led Zeppelin, The Police, Tonny Willians, Vinnie Colaiuta.
Tem tocado com o grupo Wejah desde Abril de 2008.


Nenhum comentário: