terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Editora lança livro de introdução à mitologia


Como o leitor pode se orientar em meio a narrativas tão fantásticas e, algumas vezes, tão estranhas à nossa realidade? E como encontrar o caminho certo, diante das diversas correntes de interpretação do fenômeno conhecido como “mito”? Quais são os debates travados entre si? Em busca dessas respostas a editora Paulus apresenta a Introdução à mitologia, de autoria de José Benedito de Almeida Júnior. A obra faz parte da coleção Filosofia em Questão.

De acordo com o livro, os nomes consagrados desse campo de estudo, da mitologia, são conhecidos. Por conta disso, o que se pretende é oferecer um guia de estudos, que apresenta as concepções de alguns dos principais estudiosos do mito e da mitologia.

A obra também se destina aos que desejam estudar um fenômeno cultural específico (por exemplo, o mito da criação maia), indo além da reprodução das narrativas, mas podendo fazer também estudos comparativos entre este mito e outros semelhantes.

Em resumo, para alguns o mito é história inventada, ainda que se tenha perdido o conhecimento de seu autor ou de seus autores, e as narrativas míticas são um instrumento de dominação e doutrinação. Porém, o livro enfoca o tema com uma perspectiva diferente, estudando os mitos como uma história sagrada.

José Benedito de Almeida Júnior formou-se em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), onde realizou também seu mestrado e doutorado. Atualmente, leciona na Universidade Federal de Uberlândia (MG). É coordenador do Grupo de Pesquisa Filosofia e Mitologia, registrado no CNPq. Também é autor de Como ler Jean Jacques Rosseau, publicado pela Paulos em 2013.

Nenhum comentário: