quarta-feira, 5 de maio de 2010

Cacique tira a camisa durante programa de rádio na França



Do portal G1

Um dos líderes indígenas mais conhecidos no Brasil e no exterior, Raoni Metuktire está em Paris, na França, para o lançamento de seu livro "Memórias de um chefe indígena".

Vestido com camisa e blusão, o cacique kaiapó surpreendeu os jornalistas durante a gravação de um programa de rádio, em seu primeiro dia no país, quando resolveu tirar a roupa. Ao responder uma questão sobre seu modo de se vestir, Raoni explicou que, quando está fora da aldeia, geralmente usa roupas normais.

"Quando eu andei na cidade, eu usa camisa (sic)", disse ele ao tradutor, que achou graça de sua reação e riu. "Em casa, na minha aldeia, eu não preciso disso, não preciso de nada." Raoni ainda desabotoava a camisa e o tradutor perguntou se ele estava com o corpo pintado. Entusiasmado, o cacique respondeu que sim e, depois de quase um minuto se despindo, pôde mostrar o desenho que havia feito no peito.

O líder kaiapó representa uma das principais vozes indígenas contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. Famoso internacionalmente após sua aproximação com o cantor Sting, a partir da década de 1980, Raoni deverá se encontrar, em sua passagem pela Europa, com o presidente Nicolas Sarkozy e com o ex-presidente francês Jacques Chirac para conversar sobre a usina.

Em entrevista ao canal TF1 no fim de semana, o líder disse estar pronto para a guerra contra a construção da usina. "Já pedi aos meus guerreiros para se prepararem para a guerra e também falei sobre isso com outras tribos do Alto Xingu. Não vamos deixar essa barragem ser construída. Vamos matar todos os brancos que construírem essa barragem", disse ele.

Nenhum comentário: