sexta-feira, 2 de abril de 2004

Vamos resgatar a Rádio Cultura da Belo Horizonte

Amigos da Rádio Base

É uma vergonha o que está acontecendo com uma das emissoras mais tradicionais de Belo Horizonte. Desde que a Igreja Católica adquiriu a Rdio Cultura AM 830 KHz, a mesma esta passando por um verdadeiro sucateamento, com uma aparelhagem super ultrapassada, transmissores de péssima qualidade, fazendo com que a emissora fique mais fora do ar do que tudo.

Numa época em que um canal de rádio custa muito caro a Igreja Católica deveria vendê-la e aplicar o seu dinheiro em finalidades sociais que a mesma tanto prega. A Cultura AM, que já foi a emissora dos jovens nos anos 70 e início dos 80, está sumindo do ar a passos largos. Por favor, salvem a Cultura AM. É um apelo da sociedade!!!!

Elias Torrent
Belo Horizonte - MG

86 comentários:

Anônimo disse...

Era muito legal o tema da Rádio Cultura nos anos 70. (êia,êia,êia,êia,êia,êia,êia,êia).

Você sabe o nome daquela música e quem catava?

Nilton

carlindokizz disse...

Acesse o blogkizz,lá voce vai encontra a música e quem canta o endereço é:
http://kizzhome.blogspot.com/

Jaff disse...

Cara, o nome do pragrama na Rádio era CASH BOX, de 14 às 17hs com o Jorge Márcio (Seu rádio tá pegando fogo bicho?) e tinha também o Oliveira Rangel que falava: -Cuuullturaaa... enquanto tocava a música. Inesquecível! A música se chama HEYA e quem canta é J. J. Light.
O cara (índio navajo),era baixista no Sir Douglas Quintet e gravou a música em 1969, com a participação de Jim Gordon, Early Palmer, Joe Osbourne e Larry Knechtel, além do guitarista Ron Morgan e Gary Rowles.
Estou surpreso de saber que a Igreja Católica adquiriu a rádio. Uma pena, pq não tem absolutamente nada a ver com ela. Me emociono só de lembrar daqueles tempos... Um abraço.

Anônimo disse...

Vivi muito intensamente também a programação desta rádio. Num tempo em que as FMs eram poucas e destinadas quase que exclusivamente a músicas eruditas. Além disso um receiver FM não era tão baratinho e as AMs é que bombavam. A cultura era o bom gosto musical impecável além da simpatia dos locutores. E quem se lembra da "Tri-ligada", em que a rádio tocava 3 musicas e premiava um ouvinte entre os que haviam escolhido a mais votada ? "Mull of Kintyre do Paul McCartney e Wings" encerrava a programação c/ chave de ouro, já na madrugada. Grandes tempos ...

Anônimo disse...

Ai pessoal estou fazendo uma pequena homenagem a Cultura no site www.culturawebradio.com.br.
É uma web radio com as músicas que tocavam na Cultura até a década de 80,inclusive resgatei as vinhetas também.
Abrços...Jairo

carlindokizz disse...

A culturawebrádio é ótima,tanto gosteique adicionei o link no meu blog,para quem quizer relembrar esta época de ouro do rádio mineiro,acesse e confira

http://kizzhome.blogspot.com/

Unknown disse...

Pessoal,

Vou dar uma festa em BH e gostaria de inserir na trilha sonora da minha festa as vinhetas da Rádio Cultura de Belo Horizonte na década de 70, no programa Cultura Back Ground que tocava aos sábados.

As Vinhetas eram faladas pelo Oliveira Rangel e o Jorge Márcio:

"Cultura Back Ground" e "Seu rádio está pegando fogo bicho?"

Se alguém tiver, por favor mande para meu e-mail (sborges@gdksa.com) ou me informe como conseguir.

Grato,

SB

adyrus disse...

Oláááá!!!
Que achado! Nesta época eu morava no bairro Santo Agostinho, ao lado do CPOR, rua Juiz de Fora com Amazonas, e ficava ligado na Rádio Cultura. Que saudade da rádio e da boa música. Se alguém souber, me fala por favor. Tinha uma música que tocava que eu não sei se é soul ou funk. O cara começa a falar, com eco, e depois entrava alguns metais bem. Não sei se era James Brown... sei lá.

abraços,

jotta disse...

Bons tempos !!

Programas:

rock top

Top hits

ritimos da noite

Depois eu vou postar o nome das músicas que eu maus gostava

paulãogambá disse...

pessoal, sou completamente louco pra lembrar um funk que tocava na radio Cultura decada de 70, mas a única coisa que posso fazer é tentar cantá-la (bem mal é claro!)Imagino que devia ser um negão que falava algumas coisas e tinha um refrão mais ou menos assim:....sock to be sock to be sock to be ....hum! ...depois ele cantava com uma voz fininha parece que debochando de alguma coisa...pqp!sei que estou sendo ridículo e hilário mas quem sabe algum maluco consiga decifrar isso! Abraços.
Paulo

Charles Herman disse...

Conheci o Oliveira Rangel em 1977, ele esteve numa festa lá em Pará de Minas. Na outra semana, naquele programa dele que começava as 18h - "Ronronantes da Jeunesse Dourée, minas do Big Foot 44, gente doce de Belô, está no ar..." -- não me lembro do nome do programa, mas tinha aquela música, Charlie, hei Charlie, blah blah blah. O Rangel era um cara culto, sabido. Na outra semana, depois da festa em Pará de Minas ele mandou um recado para o povo de lá: "abraço para o pessoal que faz macumba lá na EMBRATEL" - era a torre da EMBRATEL, local predileto de uma turma lá, pra assistir corridas de submarino, etc...Em 1983 encontrei novamente o Oliveira Rangel sentado na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, transvirado, nem deu pra conversar. Nunca mais o ví nem em bares em BH. Cultura era uma boa rádio. Mais informal do que a Musirama de Sete Lagoas. A Cultura era mais cult mesmo, tão cult quanto a PANQUECA DO GRILO, a torta de galinha da CASA DE IRENE, o ALQUIMIA, etc...Eu acho que BH das antigas não foi só Santa Tereza nem clube da esquina, havia um clima legal naquela época, e pelo que me lembro, a moçada não era tão ligada assim no clube da esquina. Mas,em Crosby, Still, Nash & Young, Led Zeppelin etc, sim. Que me perdoem os puristas, e parabéns pela iniciativa de reviver essas coisas legais.

Unknown disse...

Bom dia, eu gostaria de saber se vc conhece a musica que encerrava a programação da Cultura. Ela tocava 1h da madrugada e é orquestrada. Um saxofone. Caso consiga mande para mim no meu e-mail atthai@pop.com.br e agradeço antecipadamente.
Alexandre Niemeyer.

Anônimo disse...

Alguém sabe o nome dda música que encerrava a programação (acho que era 1h da manhã). Uma orquestrada, com um saxofone. Procurei por "Justine", mas todas que encontrei não era a música que procuro. Se alguém puder me ajudar, manda pro meu e-mail: claudio-ferreira-rocha@hotmail.com
Abraços e parabéns pelo blog. Muito legal.

Anônimo disse...

A musica que encerrava a programação da Cultura se não me engano era Arrival do grupo ABBA ou Mull of Kintyre. Tinha um som de gaita escocesa.

joca disse...

Me lembro perfeitamente dessa radio e me emociono até hoje quando ouço o tema de encerramento da radio,não acompanhei a radio na decada de 80 mas na decada de 70 a musica de encerramento era Amazing Grace tocada com uma orquestra de gaitas de foles(as chamadas gaitas escocesas)Procurei essa musica e achei esse link no youtube,com uma osquestra tocando,espero que quem viveu essa epoca se emocione
http://www.youtube.com/watch?v=0OYXcom_1dk

wander disse...

caro jaff! parabens pelo comentario. como vc disse e emocionante so de pensar.so uma correcao,sem nem um demerito a quem quer que seja.o dono da voz baritonar q falava culllltuuuuura nao e o oliveira rangel a voz e do geraldo ferreira(geraldao big boss)abracos.
wander

Jota disse...

Vocês que tiveram o privilégio de sintonizar os 830 Khz AM no final da década de 70, certamente irão se lembrar. Os que não tiveram poderão agora conhecer um pouco do que rolava nas ondas da Cultura.

As 20 mais da Cultura (na minha opinião).

1 Manfred Mann - Drowning on dry land
2 Rainbow - Stargazer
3 Climax Blues Band - Making Love
4 country joe mcdonald - coyote
5 Moody Blues - Driftwood
6 Rush - Anthem
7 REO Speedwagon - Roll With The Changes
8 Meat Loaf-Bat Out Of Hell
9 Jefferson Starship - Love too good
10 Triumvirat - I believe
11 Eddy Money - Two Tickets To Paradise
12 Kansas - Point of know return
13 Journey - Anytime
14 Van Halen - Jamie's Crying
15 Neil Young - Hey, Hey, my, my
16 Lake - On The Run
17 Genesis - The carpet crawl
18 Chuck mangione - feels so good
19 J B Pickers - Freedom of expression
20 Joe Walsh - Life's Been Good

Chicaum disse...

Faltou nessa relação Blue Wind do Jeff Beck. Muito show!

Chicaum disse...

A música mencionada pelo Paulãogambá é "Sookie Sookie" do Steppenwolf. Muito legal!

Jota disse...

Olá Chicaum, com certeza faltaram muitas músicas nesta lista, sem contar que não inclui as músicas de grupos muito conhecidos como o Led Zeppelin, Pink floyd, Deep Purple e etc..

Jota disse...

Olá Chicaum, faltaram muitas músicas nesta lista e a música blue Wind, que por sinal era o tema de abertura do programa TOP HITS, merece estar nesta lista. Também não coloquei as músicas de grupos muito conhecidos como o Led Zeppelin, Pink Floyd, Deep Purple e etc..

Jota disse...

Olá Chicaum, faltaram muitas músicas nesta lista e a música blue Wind, que por sinal era o tema de abertura do programa TOP HITS, merece estar nesta lista. Também não inclui as músicas de grupos muito conhecidos como o Led Zeppelin, Pink Floyd, Deep Purple e etc..

tenente disse...

Putz galera, agora me emocionei, participei ativamente da Radio Cultura, era integrante de uma equipe das GINCANAS que a Cultura organizava, carros pintados, tarefas loucas, o nome de minha equipe era a FINA FLOR, fomos campeões 1 vez e 2 vezes vice....ficavamos o dia todo ligado na cultura para esperar a tarefas e qdo saía, podía ser as 06:00 da matina quanto as 03:00 da madruga, lá estavamos nós, da Fina Flor, escultando Rock e curtindo a gincana...tempos bons que não voltam mais....Vlw pelo lembrança e saudades do Geraldão...Ritmos da Noite !!!! Vlw....

tenente disse...

Alguem se lembra da musica da chamada para as GINCANAS da Radio Cultura de BH dos anos 70/80's....?

Marcio disse...

Muito vivo na memória os comerciais de anunciantes fieis à Cultura ná época, maioria ja não existe mais, tipo Baiano Modas,Toloskão, Pop Rock Discos,Cogumelo Discos Lojas Du-p, Levis Importadora, Number One. A radio tinha o habito de informar o nome das musicas traduzido e era a ferramenta mais eficiente que eu usava para comprar Lps e compactos pois as lojas identificavam de imediato. Alguém saberia informar se tiveram o cuidado de guardar os áudios da época? Vinhetas, comerciais? Houve um período em que a Cultura pertencia do grupo Itatiaia. Será que este material não está lá? Se alguem puder informar....marciofmbh@hotmail.com

Jota disse...

Se não me engano, tinha o comercial da Graves & Agudos, loja onde eu comprei o meu primeiro som, tinha também o comercial da PRODEL, o divino inferno do som.

Quanto aos nomes das músicas, em dois casos eu não concordava com a tradução. A primeira era a música hold back the water, do BTO, que na tradução virava “nadando de costas”. A outra era drowning on dry land, do Manfred Mann & Earth band, traduzida como “afogando-se na ilha seca”.

Seria ótimo se conseguíssemos resgatar algum material daquela época.

Também gostaria de saber em que ano a Cultura parou de transmitir aquela programação, que marcou toda uma geração.

Tenente disse...

Poxa gente, ninguem sabe o nome da musica que tocava nas gincanas da Rádio?....Será que não tem ninguem que participou das gincanas da epoca aqui?....

Silsan disse...

Creio que por se tratar de um Funk a música citada pelo Paulãogambá seja "Troglodyte"da banda Jimmy Castor Bunch. ("Sock it to me sock it to me sock it to me sock it to me" "I'll sock it to ya daddy")
Jimmy faleceu em janeiro de 2012 e teve, entre outros, sucessos como "King Kong" onde imita um macaco e também "Bertha Butt Boogie" que é usada na vinheta de um programa da Rede Minas.
A Rádio Cultura marcou muito, ela não só tinha uma programação voltada para o Rock mas também divulgava a boa black music.
Espero ter ajudado.

chicaum disse...

rs...
Silsan! Pelo q o Paulão discreveu, pode ser mesmo "Troglodyte" do Jimmy Castor Bunch. Porém esse "hum" no final, não tem muito haver, mas tem haver com "Sookie Sookie" do Steppenwolf que rolava muito com Oliveira Rangel.

Valeu!

Anônimo disse...

A radio Cultura realmente era muito legal. O nosso paschoal trabalhou na Cultura como Milton Theodoro na decada de 80, ja no final tambem teve o Adelicio matina depois de deixar a Radio Atalaia que foi vendida para os evangelicos. Bons tempos

Paulo peixoto disse...

Cara , quem está na faixa dos 50 se emociona de como era o poder surpreendente que o rádio tinha em nossas vidas e principalmente a Radio Cultura que me ensinou a gostar de música e apreciá-la com o bom gosto em que a programação era feita.Era um rock levado com amor e abnegação.Parabéns por lembrarem para todos nós deste pedaço importante da vida de cada um.E para o Oliveira Rangel onde estiver , muita saude e fique aqui a minha admiração pelo seu talento como locutor.

Anônimo disse...

a música se chama HEYA! e a voz é de J.J. Light. Essa me marcou profundamente. Paulo Lisboa BH.

Fernando de Carvalho - o bricabraquer disse...

A informação do nome da música traduzida era mesmo um barato! Me lembro até hoje da voz anunciando: O último trem para Londres!! Last train to London!!!...mas o que eu gostava mesmo era de ouvir a abertura do "rock sessão das duas" com Heya,hey. Na onda retrô de hoje, bem que algum grupo empresarial, tipo o grupo Bel, poderia ressuscitar esta programação.
Fernando Ribeiro

Werley Wiermann disse...

e ai galera. fico lendo os posts e me perguntando: "pq nao tive a oportunidade de trabalhar na radio cultura nessa época?".
triste ver no que ela se transformou

Anônimo disse...

sim

Anônimo disse...

como foi bom trabalha na cultura,nos anos 80 e 90 fui operador de toda esta turma boa.um abraço do Almir.

Anônimo disse...

achei um oliveira rangel numa radio do interior de sao paulo. me responderam que era ele mesmo, o da cultura 830. quem o conhece pode verificar: http://www.fmintegracao.com.br/equipe-integracao/29-oliveira-rangel: http://www.fmintegracao.com.br/equipe-integracao/29-oliveira-rangel

A.Abreu disse...

Tive a mesma curiosidade,perguntei se era o mesmo e tive a confirmação. Vi o vídeo, e ouvi a mesma e louca voz de Oliveira Rangel da Cultura dos anos 70.

A.Abreu disse...

Neste link do site www.istoaqui.com.br há a reprodução de uma entrevista na rádio Integração FM e vocês verão um vídeo de Oliveira Rangel e ouvirão a mesma e maravilhosa voz.
http://www.istoaqui.com.br/2012/03/entrevista-com-presidente-do-partido-pmn-pesao-responde-as-criticas-recebidas/

gilsete disse...

e ai pessoal lendo os comentarios aqui fui ali na minha discografia e lembrei que tenho um lp da radio cultura 830 khz bh vou postar no you tube ok meu nome gilson de sete lagoas

gilsete disse...

e ai pessoal lendo os comentarios aqui fui ali na minha discografia e lembrei que tenho um lp da radio cultura 830 khz bh vou postar no you tube ok meu nome gilson de sete lagoas

Fernando Carlos disse...

Que saudades de BH dos anos 70 e 80, tinhamos a Melhor Radio do Brasil Radio Cultura, lembro que a radio me embalava o sono com o programa RITIMOS DA NOITE apresentado pelo Geraldão (Big Boss)
eu era ligado nesta Radio, tinha Jorge Marcio, Oliveira Rangel será que não tem nada guardado desta epoca pra gente matar saudades, grandes recordações, favor vamos recodar esta epoca.

Licínio Filho disse...

E tinha a propaganda da Importador Yakee da Galeria Ouvidor também...

Anônimo disse...

A musica é de Herbert Albert e chama-se RISE

Anônimo disse...

Cara, o cantor era Jimmy Castor Bunch. A música Caveman ou Troglodyte.

Anônimo disse...

a culpa da cultura acabar foi a sua venda que a rede itatiaia fez,desfazendo da emissora,como acabou com a fm 95.7 tambem.Com morte do principal diretor sr Januario Carneiro,que tinha o sonho de manter 3 AMs e 2 fms acabou.o Outro diretor desfez da CULTURA,da FM 95.7,EXTRA QUE NO COMEÇO ERA DE BOM GOSTO E A 3 am SO FICOU NO PROJETO.

Anônimo disse...

Não podemos esquecer também da Radio Mineira, que junto da Radio Cultura era um sucesso.
Antonio Gallo

Daniel Vieira disse...

Qual era o nome de um programa de Flash Back que passava na Cultura entre 1982 e 1990 no horário de 22h até a meia-noite, de segunda a sábado......era "Bons Tempos" ???? Lembro que na vinheta tocava só as músicas das décadas de 60 e 70 e na vinheta havia uma música da Mireille Mathieu "La derniere valse".....alguém se lembra e pode confirmar se é este nome do programa?????

Zuzinha disse...

Mull Of Kintyre, acho que era essa música que tocava em instrumental no encerramento das atividades do dia da rádio Cultura. Isso acontecia, na época, 1:00 da madrugada. Era lindo!! Mas, tenho vontade de ouvir exatamente como na rádio.

Zuzinha disse...

A Mineira era demais também, eu ficava sempre entre as duas.

Zuzinha disse...

Era Mull Of Kintyre mesmo, ABBA Arrival eu tenho, não era ela.
Estou procurando no You tube, mas só encontrei no violão por enquanto.
Mas ela tem que existir, essa hora era bonita demais, eu ficava ouvindo rádio até 1:00 especialmente para ouvir esse encerramento.

Anônimo disse...

Amigos, realmente o rádio de um modo geral foi desprezado pelo mundo empresarial quando chegou a televisão. No caso da rádio Cultura BH posso dizer que será Gerais 830 e já está na internet em carater experimental, pois o transmissor é zero e chegou na segunda feira última. Aguardem mais alguns dias e a emissora será mais uma voz de B.Hte. para o mundo.
Waldir de Castro

Anônimo disse...

Existe uma emissora, se não me falha a memória de venda nova. 97,7 que tem um programa sensacional, chamado reciclagem musical, que sinceramente é a cara dos programas da cultura. o locutor entende prá caramba de música. tem uma voz diferenciada. vale a pena conferir. è todos os sábado a partir das 13:00hs

Anônimo disse...

Conheço e ouço esse programa. Reciclagem musical na radio liderança fm 97,7 e tb conheço o locutor ele é o petronio guedes. conheço poucos caras que entende de musica igual ele. só não sei dizer se ele é profissional, mas que ele saca muito é verdade e o programa dele tem a cara da cultura daquela é poca. vale a pena mesmo conferir

Anônimo disse...

CULTURA RITMOS DA NOITE.

Anônimo disse...

havia um programa na rádio mineira nos sábados, salvo engano, que se chamava TOP SELLER'S

Anônimo disse...

muito bom mesmo

Anônimo disse...

E ainda tinha o som do ROCK BURNETT- Tired toing in the line. ELECTRIC LIGHT ORCHESTRA - Last train to london e muitas outras mais.

Anônimo disse...

reciclagem musical na 97,7 é o melhor programa do radio de bh no momento

Anônimo disse...

Eu ouvi esse programa no ultimo sabado e achei muito legal mesmo. Recomendo

Anônimo disse...

Não, não não. Houve um tempo em que a música de encerramento da programação, que tocava a uma da manhã era "Amazing Grace" (gaitas de fole) e não "Mull of Quintire". A música que foi citada, com saxofone, não é "Rise" do Herb Alpert, simplesmente porque "Rise" é tocada num trompete. A música que foi citada, com saxofone e orquestra de cordas, eu estou procurando o nome há mais de quarenta anos, e ainda não foi dessa vez que descobri. Era lenta, misteriosa, e foi a música que ficou no ar por mais tempo. Saudades da Cultura!

Unknown disse...

acho que é e man boogie- the jimmy castor

Unknown disse...

realmente um poder surpreendente, mas quem me ensinou a gostar de musica foi minha irmã, ela quem me ensinou a ouvir a rádio cultura, graças a DEUS.

Unknown disse...

Prezados, navegando neste assunto sobre músicas e rádios, li os vários comentários e fiquei realmente surpreso com tantas informações sobre a rádio Cultura AM.Realmente era a rádio dos jovens da época...marcou muito. Tive a felicidade de curtir um pouco da programação antes de acabar. A voz do locutor J.M marcava...ele envolvia os ouvintes com os comentários..era muito bom...tipo “ouçam o soquete bravo do ACDC” quando anunciava a faixa Back in Black...mas não podemos esquecer do responsável pela programação ,era o Big Chau...o Chaulin.Esse conhecia muito de música e depois foi prá rádio Terra FM, rádio que marcou muito também pela sua programação de Rock’n Roll...
Abs

Unknown disse...

Minha mãe só ouvia essa rádio, tudo que tinha de melhor em rock, tinha se o privilegio de ouvir primeiro o que tocava nos EUA. Que saudades!! Oliveira Rangel, Daniel Barros, Jorge Marcio, Geraldão e Chaolim,,, "seu radio ta pegando fogo bicho"... caso tenham qualquer material ou notícia sobre a radio cultura por favor compartilhem comigo no e-mail erica.rochanoronha@gmail.com.

Unknown disse...

Minha mãe só ouvia essa rádio, tudo que tinha de melhor em rock, tinha se o privilegio de ouvir primeiro o que tocava nos EUA. Que saudades!! Oliveira Rangel, Daniel Barros, Jorge Marcio, Geraldão e Chaolim,,, "seu radio ta pegando fogo bicho"... caso tenham qualquer material ou notícia sobre a radio cultura por favor compartilhem comigo no e-mail erica.rochanoronha@gmail.com.

jesus cristo disse...

Talvez o nome mais importante da Cultura ainda é pouco lembrado por muitos, mas ele foi o mentor dessa emissora de Radio que marcou época.
Seu nome: Geraldo Ferreira,(O Geraldão). como era conhecido no meio radiofônico.

Unknown disse...

Queria saber se quem tocava a musica de abertura era o creedence e qual era o nome da mesma, um abraço pra turma 8do rock.

Evandro Oliveira disse...

Muito feliz ao pesquisar algumas coisas da Rádio Cultura e ver este post e comentários. Quase todos irretocáveis. Bons Tempos de Ritmos da Noite e outros programas. Vou pesquisar mais e ver se podemos ter um movimento sobre a melhor rádio de todos os tempos de Minas Gerais.

Álvaro Celso Saturno disse...

Eu, meus irmãos e amigos do Saturno Som, tbm éramos integrantes da Equipe Fina Flor aqui do Pompéia, e a música era do Peper Box , que inclusive na Gincana teve uma tarefa queb era apresentar o Disco de Vinil que continha essa música. Nós do Saturno Som tínhamos o compacto importado e apresentamos cumprindo a missão. Sem dúvidas foi a melhor Rádio daquela época! Celso Saturno Som.

Evandro Oliveira disse...

Álvaro... ótimo

Lembro de cartazes da Saturno SOm...

Bons tempos de mandar fazer e sair colando cartazes das festas...

Marcos Sabino disse...

Todo mundo falou aqui de tudo : Programação, músicas, bandas, locutores ete ete etc....maaaasss ninguém aqui disse ou sabe onde ficava a Radio Cultura nessa época hehehe.....eu sei, porque morava do lado dela, mas vou esperar alguém dizer onde ficava, depois escrevo e digo o local exato onde era a rádio, abs.

Evandro Oliveira disse...

Marcos Sabino, é... muita gente falou muita coisa... venho tentando resgatar coisas da Cultura 830 KHz ... Na época de ouro a rádio ficava no prédio da Itatiaia, no Bonfim.
Mas muita gente me prometeu tratar do assunto, e o desinteresse é grande. Inclusive gente que se apresenta como "especialista" no assunto do rádio mineiro... Se o assunto não dá "ibope" ... passa batido. C´est la vie ! E assim a memória geral (e não somente a radiofônica) vai se perdendo. Recentemente, procurei a família de um antigo radialista que tinha uma discoteca fenomenal em vinil. Fui na casa dele e queria saber se a família ainda tinha o acervo pelo menos para catalogar... nem recebido consegui ser ...

Simone disse...

Pessoal, quem lembra o nome do locutor que fazia as traduções à noite? Marlone ou Marrone, não sei. Abraços

Unknown disse...

Nossa ! Também curtia a Rádio Cultura na época que morei em BH 78, 79, 80. Era uma AM com programação de alto nível, bem melhor que as FM de então.
Lembro do locutor Oliveira Rangel, que tinha uma bela voz, sem falar da seleção musical que era ótima.

CARLOS LOBO disse...

ACHO QUE SERIA UMA GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA A HISTÓRIA DO RÁDIO EM MINAS SE ALGUEM DO MEIO RADIOFONICO PUDESSE INFORMAR O PARADEIRO E POR ONDE ANDA, SE É QUE AINDA ESTÁ VIVO, DO GRANDE LOCUTOR OLIVEIRA RANGEL.
ESPERAMOS POR NOTICIAS.
OBRIGADO PELA ATENÇÃO DE TODOS.

Unknown disse...

Por gentileza por obséquio, me enviem no meu WhatsApp 31 99141 00 79 o nome da música que dizia assim (HEYA HEYA HEYA HEYA) . RSS ME PERDOE REALMENTE NÃO SEI O NOME DA MÚSICA NEM O NOME DE QUEM CANTAVA TENHO 53 ANOS DE IDADE GOSTARIA MUITO DE SABER QUEM POSSA ME AJUDAR ENVIANDO ESSA MÚSICA JÁ BAIXADA PARA O MEU WHATSAPP OU PARA O MEU E-MAIL FICARIA ETERNAMENTE AGRADECIDO A QUEM ME FIZER ESSA GENTILEZA ADORAVA MUITO ESSE TEMA DE ABERTURA DO PROGRAMA DO RANGEL EM RITMOS DA NOITE MUITO OBRIGADO

Emanoel disse...

Trabalhei na Rádio Cultura junto com o Geraldão nos anos 1973 e 1974 como Operador de som. Nesta época eramos três operadores de manhã o Guilherme, a tarde Policarpo e a noite das 18:00 até o encerramento era eu.
Sou de Muriaé fui embora e não tive mais tive notícias de ninguém, Os locutores na época eram o Márcio, Negativo, Mori Mitre e o Geraldão.

Evandro Oliveira disse...

Emanoel, também fui operador de rádio na década de 70, noutra emissora. Nesta época era ouvinte assíduo da Cultura, A MELHOR. Uma pena que as pessoas, em tempos de redes sociais, não respeitam e não preservam nenhuma memória, nem mesmo a que eles vivem hoje. Parabéns pelo relato.

Evandro Oliveira disse...

Caro desconhecido (Unknown),
A música tema do programa se chama "Heya" e quem cantava é J. J. Light, um índio navajo que era baixista no Sir Douglas Quintet e gravou a música em 1969, com a participação de Jim Gordon, Early Palmer, Joe Osbourne e Larry Knechtel, além do guitarista Ron Morgan e Gary Rowles.
P. S. Não uso Whatsapp... uso Telegram.

Unknown disse...

Nunca mais ouvi falar nada sobre o narrador Oliveira Rangel. alguém sabe sobre ele atualmente?

Anônimo disse...

Feels So Good · Chuck Mangione

Unknown disse...

Havia a música de abertura do BackGround que começou com Black Night do Deep Purple e depois foi trocada por outra música que era um solo fantástico de Guitarras alguém sabe o nome deste conjuntos ? resposta para jluizsouzamf@yahoo.com.br em retribuição posso cópias o Heya JJlight, run run run Jo Jo gunne, Troglodity Jimmy Castor, GUM race with devil.

Anônimo disse...

Saudades da Radio Cultura, do programa CULTURA RITMOS DA NOITE, abertura com a musica do Creedence ""I Heard It Through The Grapevine"". Abraços.

Luiz Mello disse...

Um dos lps lançados pela Cultura tinha dentre as faixas um pout pourri composto pelas seguintes músicas(nesta ordem): YOU , COUNTRY MAN E WON'T CHANGE MY MIND. Alguém saberia dizer quem cantava cada uma das músicas? Muito grato pela ajuda

Antonio Ribeiro da Motta disse...

Ouvi a Rádio Cultura em 830 kHz às 6 hs da manhã no começo de agosto de 2022