quarta-feira, 14 de abril de 2010

Filme sobre Adhemar Casé estreia em São Paulo

O Espaço Unibanco de Cinema foi o palco da estreia paulistana de “Programa Casé - O que a Gente não Inventa, não Existe” nesta terça-feira. O filme é a biografia de Adhemar Casé, um dos nomes mais importantes do início do rádio brasileiro.

Sua vida foi difícil até a descoberta do tino para os negócios. Do interior de Pernambuco até a chegada no Rio de Janeiro, passou fome e inúmeras dificuldades. Já trabalhando como comerciante, viu uma vitrine repleta de rádios Phillips (que, aliás, apóia o filme). Propôs um negócio ao dono da loja: levaria 10 rádios e cobraria uma comissão pelas vendas. Mesmo desconfiado, o dono aceitou. Adhemar, então, procurou alguns nomes na lista telefônica (quem tinha telefone naquela época – início da década de 1920 – tinha um certo poder aquisitivo) e levou os aparelhos para algumas casas, como forma de demonstrar o produto. Esperto que era, deixava aos cuidados da dona da casa, que se encantaria mais facilmente com o novo “eletrodoméstico”. Resultado: conseguia êxito em 50% das tentativas.

Numa noite, ao ouvir em casa o produto que tanto vendia, sintonizou a emissora americana NBC. Mesmo sem saber inglês, viu (ou ouviu) que os programas eram muito mais dinâmicos. E aí, adotando o modelo estrangeiro aqui no Brasil, começa sua carreira de comunicador, que só foi terminar na TV, na década de 1960, depois de dois infartos.

O filme tem narração do próprio, por meio de um depoimento biográfico gravado para o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Braguinha, Almirante e Boni são outros que contam detalhes da vida de Adhemar Casé. Boa parte das imagens foi feita pelo radialista, que tinha uma câmera que participava ativamente dos momentos familiares.

Na trilha sonora, estão Noel Rosa (descoberto por Adhemar), Carmen Miranda e Silvio Caldas, entre outros astros da época.

É um filme divertido, bem roteirizado e que mostra um rádio romântico - mas ao mesmo tempo bastante profissional. Principalmente pelo fato da história de Adhemar se confundir com a história do veículo.

Dentro do festival É Tudo Verdade, o filme tem somente mais uma exibição, em São Paulo. Como tem apoio da Globo Filmes, as chances de entrar em circuito se tornam grandes.

Serviço:

Programa Casé - O que a Gente não Inventa, não Existe
Direção: Estevão Ciavatta (marido de Regina Casé, neta de Adhemar)
Quando: hoje, 14/4, às 15h, no Espaço Unibanco (São Paulo)
Classificação: livre

Nenhum comentário: