quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Morre Murilo Antunes Alves


Geraldo Nunes e José Paulo de Andrade informam via Twitter: morreu o jornalista e radialista Murilo Antunes Alves, aos 91 anos. O enterro aconteceu ontem, terça-feira. Ainda não se sabem as causas da morte. Murilo dedicou grande parte de sua vida à Rádio e TV Record. Muitos deverão lembrar-se dele apresentando ou participando do Record em Notícias, ou o Jornal da Tosse, como é conhecido, as vezes de forma carinhosa, outras tantas, de forma pejorativa. Além de sua participação das mídias eletrônicas, Murilo Antunes Alves foi vereador em São Paulo. Ao longo do dia, vamos atualizando este tópico.

*

Segue o registro do portal R7


O jornalista Murilo Antunes Alves morreu aos 91 anos na segunda-feira (15). Ele era o colaborador mais antigo da TV Record e atualmente trabalhava como editor-chefe da emissora.

Murilo Antunes Alves foi contratado pela Rádio Record em 1º de maio de 1947, quando a televisão Record ainda não existia. Ele foi requisitado para fazer parte da equipe que colocou a TV Record no ar, em 27 de setembro de 1953.

O jornalista fez coberturas internacionais, apresentou programas e fez reportagens que o tornaram uma lenda do jornalismo. Murilo Antunes Alves apresentou o Record em Notícias, programa de ideias e debates.

O corpo do Alves foi enterrado às 17 horas da terça-feira (16) na cidade de Itapetininga, no interior de São Paulo.


Leia a nota da TV Record

"Caros Senhores:

É com muito pesar que comunicamos o falecimento na última segunda-feira - 15/02/2010, do colaborador mais antigo da emissora: o Editor Chefe MURILO ANTUNES ALVES.

Nascido aos 24 de agosto de 1919, o Sr. Murilo Alves passou por diversos veículos de comunicação até ser contratado pela RECORD em 01 de maio de 1947, sendo um dos colaboradores mais assíduos da emissora.

O sepultamento ocorreu ontem (terça-feira), na cidade de Itapetininga.

Márcio Santos
Gerente de RH"


*

Comentário: Um dos maiores feitos da longeva carreira de Murilo Antunes Alves foi, sem dúvida, a entrevista com o escritor Monteiro Lobato. Em 1948, o trabalho de assessoria de imprensa não era tão disseminado. Era mais fácil abordar as grandes personalidades da época. O máximo que se poderia ouvir era um sim ou um não. Lobato relutou em aceitar ser entrevistado. Não porque ele não tivesse nada a dizer, mas os problemas que teve com o governo de Getúlio Vargas o faziam ter uma certa cautela. Mas eis que a sorte, que sempre anda enturmada com a competência e o talento, mudou o quadro. A esposa do escritor enfrentava problemas com seu fogão. O ténico Paulo Fagundes se ofereceu para ajudar. Lobato disse que se Fagundes resolvesse o problema, ele concederia a entrevista. No player abaixo temos a sequencia da historia.

Parte 1




Parte 2



Parte 3



Essa foi a última entrevista de Monteiro Lobato. Ela aconteceu no dia 2 de julho de 1948. 36 horas depois, ele morreria, vítima de um derrame cerebral.

Um dado curioso: a entrevista foi veiculada em um programa da Rádio Record. A fita, contudo, pertence hoje ao arquivo da Rádio Jovem Pan.

*

Durante o programa Bandeirantes a Caminho do Sol, o apresentador Zancopé Simões falou sobre Murilo Antunes Alves, com quem conviveu por muito tempo na TV Record. Zancopé ainda explicou a origem do apelido Jornal da Tosse para o Record em Notícias, jornalístico do qual Murilo teve cadeira cativa entre os anos 70 e 80. Clique no player abaixo.



*

Momento histórico. Murilo Antunes Alves em rápida entrevista com Bill Halley no ano de 1958

2 comentários:

Anônimo disse...

Murillo foi um brilhante jornalista!
Um grande ser humano!

Anônimo disse...

Murillo foi um brilhante jornalista!
Um grande ser humano!