sábado, 23 de janeiro de 2010

Em 2011, Padre Landell de Moura completaria 150 anos

No dia 21 de janeiro de 2011, o Padre Landell de Moura completaria 150 anos. Mas as comemorações já começaram, no formato de um abaixo-assinado para transforma-lo, de vez, no inventor do rádio.

Já contamos essa história aqui, em outras oportunidades: Antes do italiano Guglielmo Marconi, Landell de Moura já fazia suas transmissões por São Paulo, da Avenida Paulista para Santana, na zona norte. Mas isso causou confusão! As pessoas (incluindo a igreja) preferiram chamar o padre de feiticeiro a entender aquele fenômeno eletromagnético, que carregava a voz, sem fio, por quilômetros. Os aparelhos utilizados foram registrados, também antes de Marconi, mas até hoje não se sabe porque os registros não são levados em consideração na hora da história dizer quem é o inventor do rádio.

Para a devida homenagem e reparação histórica, já está no ar o Movimento Landell de Moura. Iniciativa dos radioamadores Alda Niemeyer e Daniel Figueredo, do jornalista e escritor Hamilton Almeida e do professor de matemática e especialista em eletrônica industrial Luiz Netto, o site reúne uma série de informações e documentos sobre o padre e seus experimentos, que incluíram também a televisão. Há também, claro, o link para ajudar o movimento e assinar o pedido de revisão histórica.

Nenhum comentário: