sábado, 10 de novembro de 2007

A audiência das FMS na Grande São Paulo

O site Radioman publicou nessa semana dados atualizados sobre a audiência das FMs na Grande São Paulo referentes ao mês de outubro. Pena que agora eles só publiquem o posicionamento de cada emissora no ranking, não mais os números. Com eles, era possível fazer uma análise profunda da situação das emissoras mais importantes e perceber as oscilações positivas ou negativas. Não se sabe se houve uma interferência direta do instituto responsável pela medição nessa decisão editorial (vai ver que eles se incomodaram com os comentários feitos aqui).

A grande novidade é que a Nativa FM aparece na liderança, depois de um breve período em que a Mix FM encabeçou o ranking. E a Nativa tem motivos para comemorar, pois seu primeiro lugar aparece na pesquisa intitulada "todos os dias" e também na pesquisa que se apresenta como "segunda a sexta - 06h as 19h".

Continuo ainda sem entender qual é a utilidade de existirem dois tipos de pesquisas. Talvez seja para adoçar o paladar dos homens de rádio FM. Imaginem a seguinte situação: temos duas emissoras rivais, A e B. A emissora A é líder de um dos rankings, e a emissora B aparece na frente de outro. Dessa forma, cada uma pode fazer seu marketing de "primeiro lugar", para o público e (principalmente) para as agências de publicidade, sem ferir sucetibilidades. Hoje a Nativa FM está bem em ambos os rankings, mas é um caso totalmente a parte e vamos esperar para ver se isso se mantém no mês que vem.

A Mix FM, que deve ter curtido bem a efêmera líderança, aparece na segunda colocação na "segunda a sexta - 06h as 19h". Na sequência, temos, pela ordem a Tupi FM, Transcontinental FM, Metro FM, 89 FM e Band FM.

No mais, outras situações de meses anteriores vem se repetindo. A Band News FM ainda está atrás da retransmissora em FM da programação da Bandeirantes AM. A Vida FM continua seu processo de crescimento e já deixou para trás a Musical FM, concorrente direta no segmento religioso.

Nenhum comentário: