Blogs começam a atrair a atenção de empresas
Refletindo a consolidação dos blogs como veículos de comunicação, diversas empresas começam a perceber seu potencial mercadológico e a investir na blogosfera mundial. Além de acordos com sites de compra, como Mercado Livre e Submarino, e com o Google, que paga para quem ostentar links de patrocinadores, agora os próprios blogueiros estão sendo alvo de ações de relações públicas e uma prática que acompanha o jornalismo desde sua gênese já começa a dar as caras no mundo virtual: o jabá.
Grandes empresas já reconhecem o peso desses formadores de opinião e investem em ações de relacionamento diretamente com os blogueiros. Carlos Merigo, responsável pelo Brainstorm #9, que cobre a publicidade, foi um dos que recebeu no final do ano passado um computador equipado com o Core 2 Duo, novo processador da Intel, sem que a empresa exigisse que ele publicasse qualquer texto sobre o tema. Merigo teve 30 dias para testar a máquina e nesse período escreveu em seu blog que sentiria saudades do computador quando voltasse a usar seu “velho e surrado PC”.
Sem exigir nada em troca e com um custo muito inferior ao da publicidade tradicional, as empresas fortalecem suas marcas através da avaliação dos blogueiros presenteados. A credibilidade de uma análise independente agrega valor ao produto que está sendo divulgado. “Um blogueiro conhece o publico que tem, ele fala para nichos bem específicos, para o publico que a empresa quer atingir. Além disso, ele passa mais credibilidade para seus leitores, porque possui, por meio da janela de comentários, um contato direto com seu público”, afirmou Alexandre Inagaki, do Pensar Enlouquece.
Pela culatra
Porém, para a estratégia ser bem sucedida, o produto deve cumprir com suas expectativas ou é certo que a resposta da blogosfera, que ainda não demonstra indícios de rabo preso, será proporcional ao resultado obtido. Fazendo a divulgação do filme “Serenity”, a Universal convidou blogueiros para a pré-estréia do filme, com a condição de que os que aceitassem deveriam publicar um parágrafo já elaborado sobre a obra, contendo inclusive um link para o site oficial.
Segundo o Brainstorm #9, na semana de estréia de “Serenity” foram computados 14 mil posts sobre o tema, sendo que grande parte deles criticavam não só o filme como também a política da empresa de vincular a entrada na pré-estréia à publicação de conteúdo produzido pela agência de relações públicas da Universal.
Em dezembro de 2006, a Microsoft presenteou 90 blogueiros dos EUA com um laptop vermelho, que possuía escudos da Ferrari, desempenho altíssimo e o Vista, o sistema operacional que deve substituir o Windows. As suspeitas de que a generosidade da Microsoft seria para comprar a opinião de seus agraciados gerou tantas críticas que no dia seguinte a empresa entrou novamente em contato com os blogueiros, aconselhando-os que devolvessem ou doassem o computador.
A emenda terminou pior do que o soneto e muitos blogueiros acabaram atacando duramente a empresa por sua atitude. Marshall Kirkpatrick, responsável pelo blog homônimo, escreveu um post indignado retratando a mudança de postura da Microsoft. “E pensar que eu quase joguei o meu no meio da rua 10 minutos depois de começar a tentar usá-lo”, escreveu. E concluiu demonstrando a consolidação do poder que os blogs já alcançaram em seu país: “Não posso acreditar que eles estão me pedindo para não ficar com ele [o computador]. Que tipo de reação da blogosfera eles estão esperando?”.
Transparência e credibilidade
Alexandre Inagaki aponta que, para manter sua credibilidade, um blogueiro deve expor as condições em que o post foi escrito, deixando claro qualquer tipo interferência que possa influir em seu texto. O autor do Pensar Enlouquece disse ainda que não devolveria o computador para a Microsoft e que provavelmente realizaria um concurso entre seus leitores para repassar o regalo.
Wagner Martins, o Mr. Manson do humorístico Cocadaboa, faz coro sobre a necessidade de clareza nesse tipo de interferência material no processo de redação de um post. Martins foi convidado para fazer parte de uma ação promocional de uma marca de desodorante, que consistia em participar de um jogo online e oferecer suas colocações a respeito. No texto, Martins opina sobre sua participação e também afirma, ainda que de forma velada, que recebeu dinheiro para participar daquilo, escrevendo que “finalmente a minha fama de ser um dos blogueiros mais fedorentos do Brasil trouxe dividendos”.
Fonte: Portal Comunique-se
Nenhum comentário:
Postar um comentário