quinta-feira, 8 de junho de 2006

Grupo Bandeirantes unifica equipe de jornalismo

Por Magaly Prado, do Portal Uol

Dias atrás, Zeca de Almeida Prado foi remanejado para trabalhar em um projeto que pretende criar uma sinergia envolvendo todas as rádios do grupo Bandeirantes (Bandeirantes AM, Band FM, Nativa, Alpha, 89 e Band News FM).

Prado, que há anos desenvolvia trabalho de responsabilidade social ligado a 89 FM, passa a pensar formas de lidar com a emergente comunicação impulsionada pelas novas mídias (SMS, chats etc.). Por um lado, perdemos um profissional engajado na luta que proporciona a inclusão dos menos favorecidos no meio rádio, como fazia com os inúmeros projetos, como por exemplo, o bem sucedido Rádio Escola, que ensinava carentes a produzir rádio e, de quebra, estagiavam na própria 89. Por outro, ainda bem que Prado, paralelamente, dedica-se ao trabalho social em outras empreitadas, ao lado dos ouvintes cegos, para citar apenas uma das suas investidas positivas.

Um dos focos de sua nova função no grupo Bandeirantes é centralizar o jornalismo das diferentes equipes das emissoras para que um mesmo pacote de apuração de notícias e produção de prestação de serviços sirva para alimentar (com alterações de linguagem respeitando o perfil de público de cada rádio, ou grupo de rádios com público semelhante) toda a rede de rádios. Assim, não haverá desigualdade de informação, quando uma das emissoras dá uma notícia diferente de outra.

Mas, fundamentalmente, o objetivo é buscar a otimização de custos. A justificativa sempre será: para que ter várias redações dentro da mesma empresa distribuindo material jornalístico, se podemos unificar no intuito de fortalecer esse serviço? Obviamente, jornalistas e radialistas vão chiar, afinal, perderão emprego, se existir uma redução de pessoal. Muitos já perderam quando foram incorporados ao grupo Bandeirantes há pouco mais de um ano.

Resta saber se essa central jornalística, que atenderá as rádios e até mesmo as TVs do grupo, funcionará a contento. A intenção é essa. E se ficar nas mãos de Zeca de Almeida Prado, podemos de antemão, pelo seu histórico radiofônico, dar um crédito. Vamos torcer e acompanhar essa evolução, fazendo como sempre nossa audição crítica por uma rádio cada vez melhor. Ajudem-me a checar no dia-a-dia.

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Pois é, Magaly, as grandes empresas de comunicação inventam termos bonitos e cargos com nome pomposos para pessoas de carreira voltada para o social, para expandir seus domínios e diminuir seus custos com mão-de-obra especializada, aumentando ainda mais seus lucros. Pode ter certeza que essa "sinergia" entre as emissoras de rádio do Grupo Band não será boa notícia para os jornalistas. Duvido muito que o ovuinte destas emissoras saia ganhando algo com isso. Em todas as elas, ele ouvirá os fatos sob o mesmíssimo ponto de vista, talvez com a mesma apuração. Essa comutação de procedimentos de trabalho é ótimo para evitar que um repórter desavisado mostre uma visão diferente que distoe das de seu colegas de empresa. Isto é mais ou menos "perceptível" em algumas situações envolvendo as veículos das Organizações Globo (O Globo, Jornal Extra, Rede Globo, Rádio Globo, Rede CBN de Rádio, Globo.com, etc)

Para o Grupo Bandeirantes, é um ótimo negócio. E para nós, ouvintes? Escreva o que você acha em nossa página de comentários, que a partir de hoje, a título precário, volta a ser direta, sem precisar passar pelo crivo dos editores, até segunda ordem !!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ainda naum entendi mto como eles vão fazer essa unificação, será q as mesmas noticias serão dadas igualmente para tds as radios??? Como fica então a programação de noticias tando a mesma coisa que na radio popular ou a de jovem?
"Feliz" daquele esteja trabalhando no jornalistico e que tera q se difidir em quatro para cobrir as noticias.
Acho que só é o começoda revolução, daqui a naum mto tempo, para se fazer radio sera preciso de uma só pessoa, um faz tudo dentro da radio.
Os ouvintes das radios musicais acho que naum vão notar diferença, pq eles só querem saber de musica mesmo, ja os da news e AM, acho que vão notar um pouco.

Quem sai perdendo mesmo, são os profissionais. Infeslismente isso, como eu ja disse é só o começo!!!