terça-feira, 4 de abril de 2006

APCA lança livro de 50 anos de arte brasileira

Além de entregar o troféu ao melhores de 2005, a APCA lança na noite do dia 4 de abril, no Teatro Municipal de São Paulo, o livro APCA 50 Anos de Arte Brasileira que resgata a história da entidade e todas as premiações.
Com 168 páginas, editado em parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, o livro é fruto de um árduo trabalho de pesquisa. O registro histórico do mais prestigiado prêmio brasileiro reúne mais 2.500 premiados, entre artistas, companhias, produtores, curadores, além de relacionar todos os jornalistas que os distinguiram.

Criada por jornalistas de São Paulo com o objetivo de defender a manifestação artístico-cultural brasileira, a APCA começou a dar prêmios aos melhores do teatro, em 1956, mas havia sido criada cinco anos antes. Fundada por oito críticos liderados por Nicanor Miranda, a Associação Brasileira de Críticos de Teatrais, seção São Paulo, no dia 31 de agosto de 1951, tornou-se Associação Paulista de Críticos Teatrais na gestão de seu segundo presidente, Décio de Almeida Prado, em abril de 1956. Em 1972, a entidade abriu sua atuação e passou a abranger, além de teatro e música erudita (incorporada em 1959), artes visuais, cinema, literatura, música popular e televisão. Depois entraram dança, teatro infantil e rádio.
O livro vai custar R$ 40,00. Mais informações contato@apca.org.br

Nenhum comentário: