sábado, 4 de março de 2006

Rádio Cidade - o fim de uma era

A notícia do fim da rádio Cidade FM do Rio embora dolorosa era esperada. Dolorosa porque marca o fim de uma era. Era um adolescente lá nos idos dos anos 80 em pleno apogeu da Cidade. Uma rádio bacana com seu estilo inconfundível que todos imitavam. Acabou criando uma massificação radiofônica e, como consequência, um movimento contrário exigindo a democratização do meio, criando espaço para as rádios alternativas que igualmente marcaram, em São Paulo, a FM 97, no Rio, a Fluminense e, em Porto Alegre, A Ipanema FM, que continua na ativa.

Ao mesmo tempo os grupos que não investiram na segmentação foram à lona, viraram repetidoras de rede ou caíram nas mãos das seitas evangélicas. Olha que me refiro à Cidade FM, de Porto Alegre, 92,1 MHz, que seguia à risca a matriz carioca e era tão boa quanto a original. A daqui durou até 1985 e acabou sendo incorporada pela RBS.

Tentaram no ínicio trocar de nome para FM 92, mas o nome "Cidade" era muito forte no mercado e preferiram pagar royalties para o Jornal do Brasil. Aos poucos, a sua programação musical impecável começou a tocar os clássicos do sertanejo, depois o pagode e o funk, sua tônica atual. O final da Cidade de São Paulo era questão de tempo. A Cidade do Rio há muito já era um arremedo e nem de longe lembrava os inesquecíveis jingles que marcaram os anos 80.

Acredito que tudo tem ínicio, meio e fim. Melhor ter acabado mesmo. Pois aquela rádio bacana dos anos 80 já era. Um enterro de luxo para tão ilustre defunta. O problema da Cidade não era a Cidade mas, sim, a fragmentação de seu grupo mantenedor, O JB.

Abraços
Marcelo Santos
Porto Alegre - RS

Um comentário:

Anônimo disse...

Como pode a Rádio Cidade do Rio de Janeiro acabar ? A melhor rádio do Brazil ? Agora quando eu for ao Rio de Janeiro não tem mais Rádio cidade. O que vocês vão deixar sobreviver aí, apenas o tráfico de drogas e a violência nos morros e favelas?