quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Congresso internacional debate saúde equina em SP

 


Sorocaba recebe, entre os dias 13 e 15 de novembro, o I Congresso Internacional de Endocrinologia e Nutrologia de Equinos, evento que reúne profissionais e estudantes de Medicina Veterinária e Zootecnia. O encontro acontece no Hotel Sorocaba Park e promete ser um marco na atualização científica voltada à saúde e ao desempenho dos cavalos.

Organizado pela Premix, o congresso tem como objetivos principais a troca de conhecimento técnico, a discussão de casos clínicos e o fortalecimento do networking entre especialistas nacionais e internacionais. A programação inclui palestras, mesas-redondas e atividades práticas, com foco em endocrinologia e nutrição animal, áreas cada vez mais centrais na medicina equina.

Entre os palestrantes confirmados está o francês François-René Bertin, integrante do Endocrinology Group e autor do livro Equine Endocrinology. Reconhecido mundialmente por seus estudos sobre laminite de origem endócrina, Bertin participa também do pré-congresso sobre laminites endocrinopáticas, marcado para o dia 12 de novembro, ao lado do veterinário brasileiro Kako Moraes.

A coordenadora da linha de equinos da Premix, Gabriela do Vale Pombo, integra a comissão organizadora e também figura entre os palestrantes. Segundo ela, o congresso inaugura “um novo capítulo na medicina equina”, ao reunir especialistas do Brasil e do exterior para debater os avanços mais recentes em endocrinologia e nutrição.

O evento é voltado tanto para profissionais já atuantes quanto para estudantes que desejam aprofundar seus conhecimentos. A expectativa é de que os debates tragam aplicações práticas para o manejo clínico e nutricional dos animais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do desempenho esportivo dos equinos.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do congresso. Com programação intensa e palestrantes renomados, Sorocaba se torna, em novembro, o centro das discussões sobre endocrinologia e nutrologia equina, consolidando o Brasil como referência na área.

Nenhum comentário: