terça-feira, 29 de setembro de 2020

Governo Federal vai vender Edifício 'A Noite', antiga sede da Rádio Nacional do Rio de Janeiro


 O Ministério da Economia autorizou hoje (29) a venda do Edifício A Noite, prédio histórico localizado na Praça Mauá, na zona portuária do Rio de Janeiro, que abrigou por décadas a Rádio Nacional, da EBC. A autorização foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

Construído na década de 1920, era o maior edifício da América do Sul na época de sua inauguração, em 1929.

Projetado pelo arquiteto Joseph Gire, o mesmo que desenhou o projeto do Hotel Copacabana Palace e do Hotel Glória, também no Rio, o prédio deve seu nome ao hoje extinto jornal A Noite, que ocupava o espaço. Tornou-se sede da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, depois da criação, em 1936, da emissora, que passou a ocupar quatro andares do edifício alguns anos depois de sua inauguração.

Por seus corredores e elevadores circularam os principais nomes da cultura brasileira, na época em que a Rádio Nacional era um dos principais veículos de comunicação do país na fase de ouro do rádio (entre as décadas de 1940 e 50).

O prédio passou a ser propriedade da União em 1940, devido a dívidas de sua proprietária, a Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande. (Agência Brasil)

*******************************

Só para lembrar aos mais jovens: a Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi líder de audiência no Rádio das décadas de 1930,1940, 1950, antes do surgimento da televisão, há 70 anos. Com seus transmissores de 50 KW de potência atingia o Brasil inteiro com suas ondas médias e curtas. 


Nenhum comentário: