quinta-feira, 21 de junho de 2018

Oxydance reestreia mais uma vez no dial paulistano em julho. E aí, agora vai?

No ar há quase 30 anos, o programa Oxydance, produzido e apresentado por Carlinhos Oliveira, está mais uma vez de volat ao dial paulistano, dessa vez pela Estilo FM, ex-Mitsubishi FM, e ex-outras-emissoras-FM, a partir do dia 2 de julho, anuncia a página do programa nas redes sociais.

Trata-se de um verdadeiro "herói da resistência", cujo o público, em vez de diminuir, está aumentando cada vez mais. Tudo por causa da atual situação da música pop mundial produzida atualmente, que é cada vez pior e que faz com que o público jovem procure cada vez mais programas especializados em sons dos anos 70, 80 e até 90.

Para quem gosta do estilo e da "Estilo 92,5" como é o caso desse que vos escreve, é uma notícia alissareira. Trata-se de mais uma opção no dial e na internet, de qualquer maneira. Ainda mais que ultimamente, o produtor vinha aprimorando cada vez mais o conteúdo, convidando veterenos profissionais d rádio dessas épocas para contar suas histórias e "causos", estratégia essa que começou a ser adotada quando a atração fora veiculada na USP FM. Espero que continue nessa linha, até porque serão 52 horas mensais de programa. Haja conteúdo!!!!

Da última vez que estave no ar, o Oxaydance espalhava o seu som nas ondas da Transcontinental FM de Mogi das Cruzes. Durou pouco tempo lá. Creio que tenha sido por falta de anunciantes, que bancassem o patrocínio, ou algo semelhante.

É o pior pesadelo de qualquer radiodifusor, grande ou pequeno, acredite. Nosso mercado radiofônico ainda está na idade do rádio de galena da pedra lascada", em termos de comercialização e patrocínio. As rádios dizem que a culpa é das agências que nunca valorizaram o veículo como ele merece porque remunera e esse pouco, diferentemente da televisão aberta; as agências de publicidade, segundo esta coluna apurou, dizem que a culpa é do mercado radiofônico porque a maioria dos radiodifusores não agem com profissionalismo e não entregam o voulme de mídia contratado. Isso é uma desculpa esfarrapada. Diferentemente da televisão, o rádio está presente 24 horas por dia na vida do ouvinte e também do internauta. Hoje pode se ouvir qualquer emissora do mundo direto do seu aparelho celular. As grandes emissoas possuem um sistema de comercialização absolutamente impecável; as de médio e pequeno porte  - e até as rádiosweb mais bem estruturadasjá estão chegando a esse nível. E como é que rádio não funciona como mídia comercial?

Ainda si, uma coisa me preocupa: A Estilo FM já está no ar há quase seis meses sem nenhum anunciante sequer. A menos que o Oxydance represente uma virada nessa incômoda situação, Como o programa e a emissora vão se sustentar. Será que eles irão muito longe, sem suporte comercial? É esperar para ver (e ouvir).

Um comentário:

Anônimo disse...

O Oxydance também passou pela Tropical FM. Mas não dá, né, Transcontinental e Tropical tem um perfil de público bem popular, onde a parte musical é bem ruim. Não combina com o som do Carlinhos. Ele precisa de FMs com a linha Adulto Contemporânea.