terça-feira, 6 de março de 2018

Rádio paulistana voltada para fãs de música negra entra no ar neste sábado


Está prevista para o próximo dia 10 de março, a inauguração da Rádio Antena Black, webemissora que pretende se dedicar a divulgar a música negra do Brasil e do mundo. A festa de inauguração acontecerá neste sábado (veja o cartaz acima), com a presença de vários colaboradores que farão parte da programação. Além disso, o evento contará com "performances" de dança e artes plásticas.

A Rádio Antena Black pertence a web rádio Antena Zero, que está no ar há quatro anos e éspecializada em rock. Alguns programas de "black music" de sua grade migrarão de sua programação para a emissora que entrará no ar, como "R&Beat" com Marina MJ, "Ruas, Amores & Pessoas" com Pedro Ferraz Aragão e Éder Menegassi, "Madrugada Flashblack" com Mr. Black Love, entre outros.

Saiba mais em: www.antenazero.com

Saiba mais sobre a 

Nossa análise: Apesar do segmento de música negra estar bem servida no dial - e consequentemente na internet também - é sempre bem vinda mais uma iniciativa nessa área. Se fosse uma rádio FM, essa nova estação teria uma boa briga pela frente com, por exemplo, a 105 FM de Jundiaí. 

Falando em um sentido amplo, a "black music" é um dos gêneros que agrega o maior volume de conteúdo na web. Na sua maioria, são DJ's desse estilo musical, que desfilam suas habilidades com os toca-discos em várias plataformas de áudio e vídeo. 

Se a rádio quiser se destacar, vai ter de criar um canal efetivo com a sua futura audiência, dando a ela uma programação popular e de qualidade, com uma linguagem simples e direta, sem verborragias incompreensíveis e inúteis, sempre respeitando as regras de nosso idioma, na medida do possível, uma vez que ela certamente terá um concorrente de peso com a Pool Web Radio , que já está na internet há quase uma década e é formada por vários profissionais do rádio convencional que migraram para internet.

Também será salutar a nova emissora prestar muita atenção na qualidade do áudio e com a chamada "plástica" que serão emitidos porque o internauta, a exemplo do ouvinte, está cada vez mais exigente

 Se a intenção for fazer da nova rádio um sucesso de público e de faturamento, creio que a Rádio Antena Black terá de recorrer a leis de incentivo com renúncia fiscal, programas de mecenato ou, se quiser ficar longe das hostes oficiais, financiamento coletivo - conhecido como "crowdfunding", ou um novo sistema de assinaturas que alguns sites começaram a oferecer recentemente. 

Outra alternativa, que me parece mais viável, é partir para a venda de espaços publicitários para pequenos anunciantes, como o comércio de médio e pequeno porte e prestadores de serviço em geral, como já fazem algumas webradios voltadas para algumas regiões de São Paulo, por exemplo. Infelizmente o mercado publicitário, por mera questão de falta de visão, ainda não aposta suas fichas na nova mídia que já está há tempos dando um banho de competência e audiência. 

Nenhum comentário: