terça-feira, 6 de março de 2018

CBN muda de endereço em São Paulo para se integrar aos demais veículos do Grupo Globo

Novo estúdio da CBN, na Avenida Marginal do Rio Pinheiros, em São Paulo: facilitando a "sinergia" entre seus diversos veículos do grupo Globo." (Fotos: Sylvia Gosztonyi / Divulgação)

É sempre bom mudar de casa, ir para um lugar maior, mais moderno, etc. Se ainda trabalhasse na CBN, eu pularia de alegria porque ficaria mais perto de casa.

Ainda sim, ficaria com saudades do emblemático sobrado cinza (ou seria azul-chumbo) da região central. Há muito já não se houve o emblemático bordão do infelizmente extinto "O Globo No Ar", em que o locutor-noticiarista Luis Lopes Correia dizia: "na Rua das Palmeiras, no baitrro de Santa Cecília, os termômetros marcam 22 graus".

Um fato que não dá para negar é a tendência dos grupos de comunicação concentrarem suas diversas operações em poucos ou em um único endereço, facilitando a "sinergia" entre seus diversos veículos e, portanto, tendo um controle ainda maior sobre os conteúdos produzidos por eles. Ou, se olharmos por outra maneira, é uma forma de reduzir custos, diminuindo o número de funcionários e aproveitando a maioria dos que ali permanecerem para trabalhar num ambiente "multiplataforma", pagando praticamente apenas um salário a eles, como se trabalhassem em apenas uma única unidade. E o que é produzido pode ser aproveitado de acordo com a linguagem de onde ele é exibido, aumentando ainda mais a rentabilidade e os lucros do conglomerado.

E o Grupo Globo está errado em adotar esta estratégia? Pior que não. Há muitas outras empresas do ramo, muito menores do que ele que adotaram essa metodologia no século passado e que ainda estão no mercado. A principal dúvida  é se isto melhorará a qualidade dessa produção. Na indústria de transformação, na de bens de consumo, isso geralmente ocorre porque a tecnologia ajuda muito nessa tarefa. Na "indústria da comunicação", do "consumo de ideias" e de bens abstratos, não se há notícia de que alguém tenha sido bem sucedido diminuindo mão-de-obra e aprimorando a tecnologia, a não ser financeiramente.

Só que "vender" uma informação não é exatamente como vender um smartphone, uma caixa de detergente em pó, um automóvel ou um quilo de linguiça (muito embora alguns veículos sejam especialistas em "encher" tão saborosa iguaria da culinária, se a figura de linguagem assim o permite). Há um tamanho certo para tudo, até no mundo do trabalho. Se uma emissora possui menos funcionários do que realmente necessita, seja ela grande ou pequena, é humanamente impossível  à aguerrida equipe, mesmo com todo esforço, fazer um trabalho a contento.

O que se espera dessa nova casa da CBN/Rádio Globo é que inspire os gestores e demais funcionários a produzirem um conteúdo melhor qualidade, em respeito ao seu ouvinte.





CBN ganha nova sede 100% digital em São Paulo
Pedro Durán (pedro.duran@cbn.com.br), do Portal CBN

A nossa sintonia no ar não muda, mas a nossa sintonia com você vai aumentar a partir de agora.

Pois é, estamos de casa nova!

Depois de 26 anos na Rua das Palmeiras, no centro de São Paulo, a partir de agora o sinal que chega aí no seu rádio vai partir da Avenida Jornalista Roberto Marinho, na zona sul da cidade.

Uma mudança em sintonia com o futuro!

Chegamos ao coração das novas tecnologias brasileiras, bem perto da sede das mais modernas empresas e ao lado da TV Globo.

Foi o trabalho de uma grande equipe - que teve mais de 50 reuniões e visitas técnicas - e garantiu em menos de dois meses a instalação do maior sistema de áudio por IP do Brasil. É o maior do mais moderno para fazer da nossa geração 100% digital: o que melhora a qualidade do som que chega no seu rádio e reduz consideravelmente o risco de problemas técnicos.

Para instalar a nova sede do Sistema Globo de Rádio no prédio do grupo na Marginal do Pinheiros, foram usados aproximadamente 115 km de cabos, o que equivale à distância entre Recife e João Pessoa. (Foto: Sylvia Gosztonyi / Divulgação)

Mais tecnologia pra garantir mais interatividade.

Foram usados aproximadamente 115 km de cabos, o que equivale à distância entre Recife e João Pessoa.

Foi como renovar todo o encanamento e a parte elétrica antes de mudar de casa. Tudo para abrigar a tecnologia que deixa as rádios do Grupo Globo na vanguarda da última geração.

Geração em que a nossa importância só vai aumentar, como explica o diretor geral do Sistema Globo de Rádio, Marcelo Soares.

"Várias pesquisas mostram que a totalidade da população brasileira escuta rádio de alguma maneira em algum momento. A gente enxerga isso e a gente acredita que não existe uma tendência de mudança desse hábito de consumo de rádio. Rádio é um veículo importantíssimo e o papel que a CBN e a Rádio Globo ocupam hoje eu tenho a convicção de que vai crescer muito de importância nos próximos anos muito facilitado por essa estrutura que a gente tá colocando pra funcionar", diz ele.

Agora os nossos estúdios estão preparados não só para transmitir áudio, mas também pra te permitir ver mais perto os âncoras, comentaristas e repórteres que falam com você todos os dias.

Para isso, uma iluminação artística, com foco na informação, e câmeras especiais, como conta o coordenador de infraestrutura tecnológica, Fernando Balocco.

"É uma imagem HD, uma imagem limpa, uma imagem bem bonita, com cores vivas. A gente consegue uma aproximação de até 30 vezes com uma qualidade excelente ainda assim. Foi tudo pensado para trazer essa melhor experiência para o ouvinte", explica.

As novas instalações também garantem mais espaço para a equipe de produtores, âncoras e os convidados das duas rádios.

Na CBN, o diretor de Jornalismo Ricardo Gandour explica que as novas ferramentas são excelentes instrumentos para levar informação com credibilidade para mais de 770 cidades brasileiras, que tem 87 milhões de ouvintes potenciais e representam metade do PIB nacional.

"O passo que nós estamos dando hoje é no sentido de preservar o nosso método de trabalho. O que faz diferença mesmo é a atitude humana. A atitude humana do profissional que está sempre insatisfeito com o que lhe é mostrado, que sempre busca novos ângulos, investe tempo e método em investigar, em aprender e em traduzir aquilo para os ouvintes e para a sociedade. Então o ferramental é importante, mas ele se alia ao capital humano do jornalista. É essa convergência que nós estamos hoje reforçando", diz Gandour.

No mesmo andar da CBN vai funcionar a Rádio Globo, que também terá estúdio interativo com câmeras em HD. (Foto: Sylvia Gosztonyi / Divulgação)

Assim como o estúdio recém-inaugurado no Projac, a Rádio Globo de São Paulo também passa a ser vizinha da TV Globo, com espaço e estrutura para receber música ao vivo e grandes convidados. Novidade que anima o diretor executivo da Rádio Globo, Julio Pedro.

"Poder receber melhor os artistas, principalmente na área musical e poder fazer música ao vivo com qualidade é o grande diferencial que os nossos ouvintes vão poder perceber. E a outra parte é a parte tecnológica, de visual também, porque hoje o rádio também é visual", conta o diretor.

Todo esse investimento para ter a melhor tecnologia disponível para rádio no Brasil só nos ajuda a ficar mais perto de você, que ouve e participa da nossa programação todos os dias.

Aproveite com a gente essa mudança e, como sempre, seja bem-vindo.

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