quarta-feira, 6 de março de 2013

Kiss FM inaugura parceria com Terra: "os ouvintes vão conhecer rock de verdade", afirmam os novos parceiros




A transmissão do programa Alternativa Kiss, da Kiss FM (102,1 MHz), direto do Terra, nesta terça-feira, dia 5, marcou a inauguração da parceria entre o portal e a rádio. O acordo visa a alcançar um maior número de ouvintes da Kiss na internet, além de oferecer aos usuários do Terra um canal com conteúdos exclusivos de música e informação sobre rock - o público também poderá ouvir por meio do portal toda a programação diária da rádio. “Acho que agora a Kiss vai ser descoberta por milhões de usuários do Terra que não têm acesso a ela, seja por morar em outras cidades e países, seja por falta de um aparelho para isso. Eles vão passar a conhecer uma rádio rock de verdade”, disse o apresentador Marco Antônio.

Além disso, para ele a parceria também conseguirá reforçar ainda mais no Brasil o rock, gênero musical que parece nunca sair do gosto do público. “Quem curte rock, nunca enjoa. Sempre vai ter espaço, sempre teve. Existe quem aproveita a onda, aquele entende de rock como eu de alta costura, e nós, os especialistas. Quem gosta de rock sabe que é ou a Kiss ou o case de CD e MP3."

Diretor geral do Terra, Rafael Davini avaliou que o forte da parceria é que ela ocorre entre duas empresas com exatamente o mesmo público-alvo, levando-a a conseguir agregar conteúdo em uma via de mão dupla, para ambos os veículos de comunicação. A opinião é compartilhada pelo diretor de criação e planejamento do Terra Global, Miguel Genovese, responsável pelas negociações, iniciadas ainda no ano passado, quando a rádio foi a emissora oficial do Planeta Terra.

“É uma parceria unicamente de conteúdo", explica. "Assim, ela nos dará a possibilidade de fazermos cross com o editorial deles e vice-versa. A Kiss chega para agregar mais qualidade ao conteúdo do Terra”. A replicação de conteúdos, promoções e ações de eventos também marcará o acordo. “Rádio e internet juntas são uma grande potência. Hoje a pessoa não consome uma só. O Terra já é rock em notícias, esporte, transmissões de shows, conteúdo e já foi em Olimpíada no ano passado. Temos a música na veia, porque o rock nunca morre. Todos os estilos têm altos e baixos, mas o rock está sempre aí, é um território musical que não acaba”, prossegue Genovese, destacando qualidade editorial da Kiss, feita inteiramente por especialistas no assunto. “A parceria é puro rock, porque eles são bons nisso. Quando a gente traz um parceiro, a gente sempre visa essa qualidade."

Diretora geral da rádio, Taís Abreu também se mostra otimista em relação ao aumento da audiência da Kiss, “porque os usuários do Terra vão ter acesso fácil ao conteúdo que estamos disponibilizando". "O principal é que vemos no Terra muita afinidade com a música e com o nosso público. Essa sinergia é muito importante. E, claro, a força do Terra, uma grande empresa no Brasil e ainda internacional, isso só aumenta nosso interesse.” "Nós, da Kiss, estamos muito felizes", prossegue o ex-vocalista do Ira Nasi, apresentador do programa 90 Minutos na estação, especializado em rock e futebol. "Fui um dos primeiros a saber, quando os diretores me ligaram eufóricos contando a novidade. Ela é ótima, é a resposta do rock clássico. Dá uma dimensão ainda maior ao estilo no Brasil, que vive um grande momento."

-------------------------------------------------------------------------
O que eu mais gosto nesse povo do marketing é que eles tem resposta pra tudo. O pessoal falou, falou, falou, falou....mas, no fundo, o portal Terra deve ter sentido de alguma forma um "baque" que deve ter sido para eles  a repercussão da parceria entre a "arquiinimiga" UOL e a 89 FM. 

A Kiss, com certeza sairá beneficiada com a parceria. Ficará mais conhecida dos leitores do Terra. Resta saber se será um bom negócio para o megaportal. Afinal de contas, a Kiss não é uma rádio de rock, nos moldes da 89 FM. Eles sempre se entitularam  uma "classic rock" que, segundo o conceito deles é uma rádio que só toca "flash backs" do rocken' roll, uma espécie de "Antena 1 do rock". Não se esmeram em mostrar as novidades, as raridades e a dinâmica deste gênero musical tão vibrante e em constante mutação.  Mas o maior erro da Kiss - primário, diga-se de passagem - é nem ao menos mostrar a produção roqueira feita aqui no Brasil. Como se concebe uma rádio que não exerce esta função? De uma ponta a outra do dial, as estações "musicais" apresentam, em maior ou menor escala, bem ou mal, a produção local nos gêneros em que atuam, criando uma empatia e identificação com seus ouvintes. Em uma rádio que se diz de "rock" isso é a viga mestra da programação, mais do que nas outras.

A Kiss é uma rádio engessada que agrada àqueles que querem ouvir rock antigo e, talvez, nem queiram saber o que está acontecendo atualmente, como se fora as extintas "musak radios", que tocava canções apenas para ajudar a compor "os ambientes" de onde eram ouvidas. 

A Kiss até pouco tempo atrás "nadava de braçada", não que fosse uma rádio que aproveita todo o seu potencial de audiência, mas porque não havia um concorrente direto, uma vez que a 89 FM largara o formato que a consagrara, tentando disputar audiência - e faturamento - no árido campo da música pop em que navegam Jovem Pan, Transamérica, Metropolitana, Mix, etc.

Agora quem dá as cartas é a 89 FM, que voltou à velha forma, com os mesmos programas, comunicadores e trazendo de volta parte do legado da extinta Brasil 2000, hoje Eldorado FM. E ainda há a expectativa de ver migrar para os 89,1 MHz algumas das atrações da Rádio UOL, como o "Garagem". Pesa a favor da 89 os 21 anos em que levava a chancela de "a Rádio Rock", e que marcou algumas gerações de ouvintes  do FM paulistano. 

A menos que o portal Terra esteja é mesmo querendo conquistar este público "roqueiro-saudosista", resta a Kiss correr atrás do prejuízo, se renovar de verdade, enfrentar a forte concorrência da 89, que veio pra tomar de volta o seu lugar que era seu de direito.

 Se a Kiss FM não se apequenar, a briga vai ser muito boa. E tomara que seja mesmo!

Nenhum comentário: