domingo, 2 de maio de 2010

Rádio Globo do Rio passa a transmitir em FM


Do Extra Online

A partir do dia 4 de maio, a emissora estreia na FM, na frequência 89.3, a primeira do dial. A programação será a mesma em AM, nos 1.220, e em FM. Os comunicadores estão otimistas e esperam conquistar, com a novidade, um número ainda maior de ouvintes. Para marcar a estreia, a programação deste dia 4 será comemorativa.

Antônio Carlos, que assume o microfone às 6h, está ansioso e considera a mudança inevitável. "Desde o início da Rádio Globo, eu escutava que o futuro era a FM. O futuro chegou. Vamos poder mostrar a mais gente o que é o rádio de verdade", comemora.

Outra provável consequência é um rejuvenescimento do público. O comunicador Loureiro Neto, do “Manhã da Globo”, acredita que poucos jovens escutam rádios na frequência AM.

Duas torcidas - "Vamos chegar mais perto deles, que terão um maior acesso à informação e a um tipo de programação de qualidade". Gilson Ricardo, o Gilsão, está feliz com a possibilidade de, no futebol, transmitir dois jogos ao mesmo tempo: um em AM e outro em FM."Duas torcidas vão nos acompanhar ao mesmo tempo" diz, orgulhoso.

Algumas novidades na programação vão marcar a entrada na FM. Tino Júnior estreia às 19 hs para a inter$e, às 20h, nos dials o programa “Vale tudo na Globo”. A ideia é que os ouvintes façam o programa, que será um show de variedades. O programa “Quintal da Globo” passa a ser apresentado somente aos domingos, das 21h às 23h.

Também no primeiro domingo após a entrada na FM, vai estrear o programa “Emoções na Globo”. Beto Brito vai deliciar os fãs de Roberto Carlos com histórias, curiosidades e músicas do Rei.


-----------------------------

Está na cara que é uma reação à "duplicação" de frequência da concorrente mais poderosa no Rio, a Super Rádio Tupi, líder de audiência. Só faltam agora "duplicarem" o sinal da 98 FM para o AM, talvez na frequência de 1180 KHz, que um dia já foi a Rádio Eldorado, depois CBN, depois Mundial e hoje em dia está alugada para uma seita religiosa.

Creio que no fundo as grandes empresas de radiodifusão estejam mais interessadas em manter as concessões que já possuem para poder melhor utilizá-las quando a digitalização do rádio chegar, se chegar. No mercado de radiodifusão, há uma corrida desesperada por parte de emissoras AM em adquirir estações de FM para retransmitir sua programação. Resta saber se vão querer fazer o mesmo em outras praças, a exemplo do que já acontece com a Bandeirantes, Itatiaia, Gaúcha ea própria CBN, que também faz parte dos Sistema Globo de Rádio.

Não se espantem se, dia desses, a Jovem Pan, a Capital, a Record, ou até mesmo a Eldorado, não anunciarem a mesma operação. Por falar nisso, que fim vai levar a frequência 91,3 MHz de São Paulo, hein? Cadê a tal Rádio Disney/ESPN?

Um comentário:

Rafael Bastos disse...

Que Nojo!Essa rádio antiquada de Véio anos 50!Pareçem que estão no tempo de Dom Pedro!Sem contar que a Globo sempre quer ser mais que os outros!