terça-feira, 16 de março de 2010

Ministério da Saúde lança nova programação de rádio on-line

A partir de ontem (15), os internautas de todo o país contam com uma novidade que reúne boa música e uma programação toda voltada para a saúde. Trata-se da estreia da nova Web Rádio Saúde (http://www.webradiosaude.com.br/radioonline/), que vai apresentar as principais ações do Ministério da Saúde e iniciativas de secretarias estaduais, além de executar clássicos da música brasileira. Também haverá espaço para discussões sobre sexo e doenças sexualmente transmissíveis, notícias de doenças endêmicas e transmissões ao vivo de entrevistas coletivas sobre temas relevant es de saúde pública.

Com essa nova ferramenta, o Ministério da Saúde ganha mais um aliado na busca pela informação correta e na prestação de serviço à sociedade brasileira. Além do propósito informativo, a Web Rádio Saúde tem uma missão educativa na medida em que divulga padrões de vida saudável e formas de prevenir doenças comuns no país. Tudo é feito com uma linguagem clara e direta para transmitir a mensagem a todo tipo de internauta. Por essa razão, o conteúdo da Web Rádio pode ser reproduzido por escolas, postos de saúde e rádios comunitárias e educativas sem nenhum custo. O chefe da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Saúde, Marcier Trombiere, avalia que a Web Rádio Saúde dá uma nova dimensão às informações do setor. “Trabalhar com informações de qualidade, usar o conceito de convergência das mídias, inclusive do meio rádio para o meio web, sem sofrer as limitações de transmissão tradicionais, pode resultar em um grande na promoção à saúde“, aposta.

Além de profissionais de saúde e funcionários das secretarias, a Web Rádio Saúde tem outro público-alvo: os jornalistas. A nova programação servirá de fonte de pautas não só para quem trabalha em rádio, mas em outros veículos de comunicação, como jornais, TV e internet. A ideia é veicular uma gama de temas que podem ser aproveitados pelas redações. “A informação veiculada na Web Rádio Saúde tem o aval de especialistas, de pessoas do Ministério que entendem bem o setor. Por isso, pode pautar os grandes meios de comunicação com assuntos que ainda não foram explorados pela mídia”, destaca Marcier Trombiere. (Ministério da Saúde).


--------------------------------------------

O sistema de rádio pública no Brasil se tornou uma confusão sem tamanho: o governo tirou a rádio Mec das mãos do Ministério da Educação e agora a incorporou a EBC - Empresa Brasileira de Comunicação - , que é estatal e não pública. A Câmara e o Senado possuem emissoras de rádio, sendo que esta última está montando uma verdadeira rede de FMs. O poder judiciário, a exemplo do Exército e da Aeronáutica também tem suas emissoras de rádio e tv. Várias universidades federais possuem concessões. Da mesma forma acontece com os governos dos estados de forma direta, como é o caso da Rádio Roquete Pinto (RJ), Rádio Paraná Educativa (PR), Rádio Tabajara (PB), entre outras - ou indiretamente por meio de fundações e instituições de ensino - como a Rádio Cultura (SP), Rádio Cultura (RS) e Rádio Unesp (SP).

Além de serem emissoras financiadas com os recursos do erário, o que elas tem em comum - para a nossa sorte - é a excepcional qualidadade de programação, que faria muitos donos de rádios privadas morrerem de vergonha, caso realmente conhecessem o veículo e se importassem com o lixo sonoro que eles jogam no ar todos os dias.

A programação da webradio Saúde é simples, mas de bom gosto, tal como diz o texto acima. Deveria ter pelo menos uma emissora nesses moldes em cada estado Brasileiro. Também seria interessante, obedecidos certos parâmetros éticos, que uma emissora privada, explorasse esse tipo de programação, no intuito de educar e prestar serviço. Afinal, o principal aliado das políticas públicas de prevenção à saúde é informação, que na nossa sociedade chega através dos meios de comunicação.

Fica aqui a sugestão para o pessoal da webradio Saúde melhorar a qualidade de transmissão. Muito mais cedo do que a gente pensa, as emissoras que já transmitem ou funcionam via internet poderão ser ouvidos por todos em aparelhos celulares, mp3 e outros dispositivos móveis com uma qualidade de som superior as das estações convencionais. E sairá na frente quem já estiver preparado, não é mesmo?

Nenhum comentário: