sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O que Roberto Maia faz entre 4 Paredes



O jornalista e radialista Roberto Maia teve seu nome ligado à Rádio Brasil 2000 FM (hoje 107,3FM) durante muitos anos. Sem espaço no dial atualmente, Maia apresenta seus programas pela internet, no formato podcast. O carro-chefe é Momento Maia Podcast, programa que ele já apresentou durante seu período no rádio, devidamente adaptado para o formato.

Apesar dos vários atrativos que o podcast proporciona (alcance ilimitado e liberdade na escolha do play-list, entre outros), Maia acha que falta algo: "Imagine só como isso poderia ser bem aproveitado, comercialmente falando. Estou com excelente audiência, que cresce todo mês, mas para um profissional de rádio, com mais de trinta anos de experiência, é frustrante saber que poder viver disso é, praticamente, impossível". A falta de patrocinadores impede que Maia se dedique a outros projetos na web, como o de fazer um programa ao vivo: "Quem bancaria isso? Acredito que ninguém".

Fora do rádio há quase nove anos, Maia sente saudades do meio de comunicação que o projetou: "Sinto uma falta total, principalmente pelo desperdício e de tanta bobagem que existe no dial. Eu amo rádio e as suas possibilidades, mas quando falo rádio isto significa, para mim, uma transmissão diária e ao vivo".

*

Acompanhe a seguir o que Roberto Maia gosta de fazer quando está em casa, de folga:

Internet: Na internet, não gosto de rotina, apesar de ter coisas básicas como o Facebook que eu considero a melhor opção em rede social, no You Tube tem um cara que faz um programa bem legal falando do virais da semana. Também gosto muito da turma da Pix. Um clássico para se visitar todo dia é o All Music Guide, e também adoro o http://www.huffingtonpost.com/ .

Tv aberta ou tv a cabo: Na TV aberta, ainda tenho paciência para ver o programa do Jô e adoro ver alguns programas meio toscos, mas num limite de cinco a dez minutos, zapeando sempre, isso incluiu passadas pelo Ronnie Von, que me representa o paradoxo da TV. Uma pena e um absurdo não ter uma TV Musical de respeito, ou pelo menos um programa que seja! Na TV a cabo muita coisa picada entre os diversos canais, mas irrita demais o excesso de comercias que fazem de si mesmos, um absurdo que ninguém reclama , acho que isto prova que ninguém assiste TV a cabo no Brasil! Gosto do muito Canal Brasil, não confundir com aquele absurdo que é a TV Brasil que merecia uma CPI!

Rádio: Só ouço a CBN, esta cada dia melhor, é um exemplo a convergência que ela consegue fazer,a interatividade com a internet, o resto virou piada! Em termos de web rádios, eu gosto do conceito da Blip FM

Livros: Desde adolescente, leio simultaneamente vários livros, um me leva a ler o outro, mas não tenho paciência para ficção; o livro sempre me remete a aprendizado e conhecimento; atualmente estou lendo : A Criação da Juventude, de John Savage; Dez!Nota Dez! Eu sou Carlos Imperial, de Denilson Monteiro; Alucinações Musicais, de Oliver Sacks e relendo O Segredo Judaico de Resolução de Problemas, de Nilton Bonder.

DVDs: Tenho adoração por cinema quase fui cineasta então vejo muitas coisas obscuras de todas as épocas do cinema, por exemplo, tem um filme que vejo sistematicamente, que é The Swimmer, filme de 1968, do Diretor Frank Perry, gosto deste estilo de coisas.

Games: Gostaria muito de entender de games, mas não manjo nada, sou pré histórico nessa área; adorava Flipperama, gostaria que voltassem aquelas máquinas vintage, aquelas sonoridades! Sou viciado também em Pebolim, mas não tenho mais com quem jogar.

Hobbies em geral: Adoro cozinhar e fazer experimentações culinárias com temperos e molhos exóticos e me descobri,assim como o Iggy Pop, um fanático por cães aprendi a compreendê-los e hoje consigo me relacionar muito com eles. Um cão é um grande amigo dentro das quatro paredes, sempre mostra as intenções às claras, nunca trama pelas costas: posso dizer que minha Buldogue Maggie May Bradfield já me esclareceu questões existenciais que pareciam insolucionáveis.

Nenhum comentário: