terça-feira, 14 de julho de 2009

Rádios online dos Estados Unidos fazem acordo por pagamento de direitos autorais

Redação Portal IMPRENSA

Um acordo feito entre radialistas online e detentores de direitos autorais nos Estados Unidos permitirá que as grandes rádios comerciais da web paguem uma taxa menor do que a estabelecida pela Comissão Federal de Direitos Autorais por música executada. O valor será de até 25% de sua receita ou uma "taxa por performance".

Em 2007, o órgão federal determinou que as rádios online deveriam pagar um valor que correspondia a até 70% das receitas de algumas estações.

Segundo o jornal The New York Times, o acordo entre a SoundExchange, organização sem fins lucrativos que coleta royalties para donos de direitos autorais, e as emissoras radioIO, Digitally Imported e AccuRadio permitirá que as rádios menores paguem uma porcentagem da receita ou dos custos.

Tim Westergren, fundador da rádio Pandora Media, da Califórnia - cuja renda vem principalmente da propaganda - afirmou que o o acordo vai garantir a sobrevivência da emissora.
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Que bom que resolveram esse problema. Cobrar 70% da receita de uma rádio em direitos autorais não existe, né?

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Amigos do Rádio Base,
Peço que citem em seu blog, se julgarem pertinente, essa matéria da revista Rolling Stone sobre a situação das Rádios Online no Brasil.
Na qual foram entrevistados alguns profissionais do meio, dentre eles, Robertinho (Rede Blitz). Sinceramente, acho que é a melhor matéria sobre o assunto dos últimos tempos, tendo em vista que as matérias que tenho visto só tem por hábito mostrar algumas poucas rádios bem sucedidas nesse seguimento e muitas vezes incentivam e mostram como abrir uma, mas ninguém mostra o que é realidade para esse mercado há tempos.

http://www.rollingstone.com.br/edicoes/33/textos/3784/


Abraços,

Edmauro

Marcos Lauro disse...

Só o pessoal da Rádio Giga que ficou bravo (vide seção de cartas da Rolling Stone desse mês)...

Anônimo disse...

A “Rádio Giga” pode ter lá suas limitações e problemas como qualquer outra rádio, mas é um pessoal que já foi citado positivamente em várias outras matérias da mídia, pois ao menos perseguem o profissionalismo. Lamento o ocorrido com eles na matéria da revista, tendo em vista a grande dificuldade enfrentada por webrádios em todo o planeta.


Mas o que não gosto mesmo é essa história de misturar “Rádio UOL” e outros serviços que apenas usam o nome “Rádio”. Outro artigo que merece ser discutido quando se fala do Futuro do Rádio na Internet é esse:

Alvaro Bufarah: Nem todo áudio na internet é rádio.

http://www.radioagencia.com.br/noticia.php?noticia=26148&categoria=3


Edmauro