sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Manifesto contra a mediocridade radiofônica

Depois de sete longos anos comentando e criticando as coisas do rádio e vendo que em termos de programação musical a coisa simplesmente não anda nas rádios do segmento "jovem", resolvemos ensinar à Mix, à Jovem Pan e congêneres como se faz um programa de pop rock levado a sério. Um programa que mostre o que está acontecendo na grande vitrine da música de hoje em dia, a Internê; um programa que abra espaço a quem realmente TEM TALENTO e precisa apenas de uma chance para mostrar a quem curte música pop o eu valor; um programa de gente que faz o circuito da música funcionar nas grandes capitais e no interior também; um programa que traga artistas de todos os cantos do país, desde o interior do Mato Grosso, até o baixo Leblon e as periferias de São Paulo; um programa como simplesmente qualquer programa musical de bom senso deveria ser: RÁDIO BASE URGENTE.

É claro que esse programa só poderia etar numa rádio que pensa igual a gente e investe pesado na qualidade do conteúdo, coisa que outras emissoras educativas deveriam seguir á risca. Só mesmo na USP FM, emissora que admiro desde moleque, é que poderia surgir um programa com a credibilidade deste mal-escrito blog. Só mesmo na Rádio USP e que nós deste blog humildemente poderíamos fazer parte de um time que reúne gente do talento de Omar Gibran, Toninho Spessoto, Laerte Sarrumor, Moisés da Rocha, Ricardo Corte Real, José Nello Marques, Caio Ávila e tantos outros. Somente a USP FM é que tem a verdadeira diversidade musical no rádio, conectada ao que está acontecendo no mundo contemporâneo.

É uma rádio que faz escola, literalmente. E que nós, dentro deste empreendimento tão importante para a cultura nacional que é esta emissora, possamos ensinar um pouco que sabemos e um pouco do que gostamos ao ouvinte e à esta moçada que está nas faculdades de comunicação àvidas por aprender e por fazer um rádio mais interessante, bonito, sério, profundo e, por que não, divertido e gostoso de se ouvir, tal como aprendemos com os grandes mestres do veículo nos anos 70 e 80.

Quero agradecer a todos da Rede Usp de rádio, na figura de seu diretor Celso Filho e da coordenadora Silvana Pires, pela aposta no projeto e a oportunidade de colocá-lo no ar; ao Fabio Rubira, que me encheu o saco e me convenceu a virar "vidraça" e vir também para este lado do rádio; e ao Beto Alves, nosso operador de áudio que, como todos sabem, é o cara que faz um programa decolar ou não, que dá bronca, que sugere, que faz as mixagens e as vinhetas dando a cara ao programa e que torna aquilo que escrevemos no papel em realidade sonora; ao Rui Monteiro, locutor-pioneiro da FM 97, de Santo André, a primeira e melhor rádio de rock de São Paulo, que empresta s
sua potente voz ao nosso programa; à Miriam Ramos, Zé Gomes, Zé Nello Marques, Sebastião Marciano, companheiros de outras frequências de outrora e que lá estão e aos demais que ainda não os conheço direito, mas já aos tenho como amigos e colegas de trabalho; aos companheiros de aventuras neste blog Marcos Lauro e Rodney Brocanelli, que se prontificaram a incrementar nosso espaço sonoro de 60 minutos semanais com mais conteúdo; aos meus amigos coordenadores e voluntários do canal NET Cidade - Sininho, Leite, Edson, Miguel, Martins, Beto Kerr,Perrella, Elaine, Gianechini, Parede, Giba, Rafael, Garota Emo, Ivo, Brunão, Camila, Lucky Ravanelli, Leandro Martins, Leo Pimenta, "seu" Moreno, "seu" Zé, Jaqueline, Doutor Márcio, Doutor João, Jô, Eliete e o pessoal da Adiabc, Garota Abadá, Epifânio, a turma do Boletim do Lente Esportiva, a galera do Circuito Cultural, pelo incentivo e prestígio da audiência; à Leine, da Banda Indigesto, pela ajuda na escolha do repertório; ao Jacó e ao Mário do Noise Factory Stúdios, pela imensa paciência; aos meus colegas da Agência Brasil de Comunicacão - Rogério Casagrande, Fred Chigança, professora Tatiana, Felipe, Luquinha, Sabrina, Átila, Clarice - pelo apoio e a infinita paciência para comigo; e aos meus parentes, amigos, correspondentes d do MSN, desconhecidos, colegas e leitores deste blog pelas mensagens de incentivo e torcida pelo projeto.

O mais fácil já foi. Agora é mostrar para quem ouve rádio quem é que faz a música POP de verdade, aquela que as grandes rádios não se atrevem a tocar - por iginorância, por omissão, ou por má fé - preferindo comer da ração das combalidas "majors" gravadoras e seus "produtos" de quinta que já não engana mais a rapaziada mais esperta e antenada de hoje. E que o diabo seja surdo!!!

PS: Dedico esta singela canção àquelas emissoras FMs "jovens", que insitem em fazer um rádio de modelo falido, anacrônico, arcaico, em detrimento da democracia musical e radiofônica deste novo milênio.

"Rock de Combate" - Deserdados (1995)(Danone / Jamaica / Celo / Lambão)

Somos rebeldes, rebeldes com causa
Não falamos apenas da boca pra fora
Somos rebeldes, rebeldes com causa
Nós queremos revolução agora!
Nós não vamos desistir
Nossa música vai incomodar
Porque ela é a nossa arma
E as guitarras não vão parar

Rock de combate! Rock de combate!
Rock’n’roll, Rock’n’roll de ataque!

Declaramos guerra contra a sociedade
Somos punks, soldados da liberdade
Declaramos guerra contra a sociedade
Falida, corrompida e que fecha os olhos para a realidade

Nós não vamos desistir
Nossa música vai incomodar
Porquê ela é a nossa arma
E as guitarras não vão parar

Rock de combate! Rock de combate!
Rock’n’roll, Rock’n’roll de ataque!


Sextas-feiras, da 0h à 1h, na Rede USP de Rádio: São Paulo - 93,7MHz - Ribeirão Preto - 107,9 MHz - www.radio.usp.br

http://www.radiobaseurgente.rg3.net

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala, Marcão.

Quero te parabenizar pela estréia na rádio. Ótimo programa.

Aquele abraço.