sábado, 18 de outubro de 2008

Radar Cultura agora em um horário só

Fazia tempo que eu não entrava na minha conta aberta no Radar Cultura, ambicioso projeto da Rádio Cultura que tenta unir interatividade com rádio. Só por isso que fiquei sabendo agora que ocorreu uma alteração importante nesse projeto:

"A partir de segunda-feira, dia 11, o programa passa a ser transmitido somente durantes as tardes. A mudança faz parte de reformulação de grade da emissora que na próxima semana se lança a um novo desafio: ampliar sua audiência a partir da articulação de uma rede de rádios.

Para tanto, a Rádio Cultura AM, inaugurada em 1936 e especializada em música popular brasileira a partir de 1986, passa a ser a Rede Cultura Brasil. Além de estar disponível em ondas médias, na internet e via satélite, a emissora poderá ser retransmitida por outras rádios.

O nome muda e algumas pequenas alterações abrem a nova fase. Vinhetas produzidas pelo compositor e pianista André Mehmari marcam o reposicionamento da emissora. Além disso, a grade de programação foi reorganizada e alguns antigos programas voltam ao ar, entre eles "Veredas", sobre tradição popular brasileira, e "78 rpm", que transmite gravações originais de sucessos das décadas de 30 e 40".


Vale lembrar que no início, o programa era apresentado entre 20h e 22h, diariamente. No começo do ano, ganhou a edição das 15h as 18h. Pelo jeito está indo por água abaixo a idéia de transformar toda a programação da Cultura AM num Radar Cultura.

No início, o projeto até que era interessante. Contudo, muito do que foi prometido não se cumpriu. A promessa de veiculação dos podcasts produzidos por internautas se transformou em promessa de mau político: nunca se realizou. Justiça seja feita: o menu das músicas oferecidas para votação atualmente tem mais a cara da Rádio Cultura AM.

Algo que incomodou foi o excessivo engajamento do programa no evento Campus Party, fato esse que causou estranheza até no Ombudsman do portal iG, Mario Vitor Santos.

O lançamento do Radar teve toda a devida pompa e circusntância, com convite aberto a muitos blogueiros, cujos blogs são muito lidos na web. No entanto, depois da festa, quase nenhum deles a não ser este Rádio base acompanhou o que aconteceu com o desenrolar desse projeto. Tomara que os blogueiros não fiquem com a pecha de arroz-de-festa por conta disto.

Segue uma listagem de links com posts do Rádio Base sobre o Radar Cultura:

Crossmedia na torre

A revolução começa pelo AM

Radar Cultura: boa idéia que carece de ajustes

Aberto o debate

Os mais dos mesmos no Radar Cultura

Se esqueçeram do Radar Cultura?

Radar Cultura precisa sair da fase beta

Nenhum comentário: