sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Minhas férias

Estou passando alguns dias das minhas férias em Goiãnia. Mesmo estando por aqui, não consigo esquecer São Paulo quando eu vejo os noticiários locais na tv. Algumas coisas são as mesmas, como chacinas, caos no setor de saúde pública e dificuldades no trânsito.

Com relação ao rádio, a grande briga aqui é pela audiência das transmissões de futebol. AM 730 (a antiga Rádio K do Brasil, de Jorge Kajuru), Brasil Central (do governo do estado), CBN Anhanguera (da Organização Jaime Câmara, que é o braço da Rede Globo no estado) e Difusora (ligada a algum setor da Igreja Católica que não sei como identificar) ganharam duas concorrentes de peso: a 820 AM e a Companhia FM. Todas elas fazem uma cobertura extensiva dos clubes goianienses que estão em ação nas três divisões do futebol brasileiro: Goiás na série A, Vila Nova na série B e Atlético-GO na série C. O time esmeraldino faz campanha modesta e luta para não ser rebaixado. Enquanto isso, Vila e Atlético são grandes candidatos a subirem de divisão em seus respectivos campeonatos. Acho que a tarefa do Vila é mais fácil. Difícil mesmo é saber qual emissora de rádio está em primeiro lugar na preferência do público durante as jornadas esportivas. Cada uma se autoproclama como líder.

O que eu sinto falta no rádio de Goiânia é de emissoras que tenham programação jornalística na madrugada. A CBN Anhanguera sai do ar a meia-noite. A Difusora e AM 820 transmitem programação religiosa. A Brasil Central pega muito fraco no local onde eu estou, mas até onde eu sei, entra no ar uma programação musical. O que me impressionou foi a AM 730, pelo seu passado, também ter um play-list no mesmo período. Imagino que a emissora deve estar esperando alguma proposta para aluguel de horário. Se não for o caso, por que não investir em reprises dos programas veiculados durante o dia.

Não fiquei animado a ouvir com mais atenção o FM de Goiânia, mas posso dizer que a situação não difere muito do que temos nas duas principais capitais do país. É isso. Deixem-me continuar curtindo as minhas férias. Vou expulsar o sogrão da rede agora.

Nenhum comentário: