sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Os Sem Rádio

por Leandro S. Maior
do site Laboratório Pop


Outro dia o Zeca Baleiro disse de um programa de rádio em Florianópolis muito interessante, onde o artista vai lá e pode tocar coisas diferentes, no esquema ao vivo mesmo. Daí que ele cantou numa dessas um som do Luiz Ayrão que não era do seu repertório usual, só de onda, e que ficou tão legal que a rádio passou a tocar normalmente em sua programação e o som virou um hit. O resultado é que ele sacou o potencial da música e acabou a gravando oficialmente em sua discografia.

Os Beatles participaram de zilhões desses programas de rádio, e - é sabido - tocavam muitos covers, de Chuck berry e outros ídolos (sim, os maiores ídolos do mundo também tinham os seus!). Esses sons também foram registrados e viraram pérolas de colecionador - até serem lançados oficialmente, aquele velho lance do underground ser absorvido pelo mainstream.

Daí que esses programas de rádio eram mesmo um barato, com esses registros que eram exclusivos e acabavam dando a cara de cada emissora. Coisa que não tem mais. Rádio com cérebro e sensibilidade é coisa que não tem mais, pelo menos aqui no Rio. LSM

Nenhum comentário: