Gustavo Brigatti | gustavo.brigatti@zerohora.com.br
Depois de se tornar líder em seu segmento em AM, ondas curtas, satélite, TV a cabo e internet, a Rádio Gaúcha agora já pode ser sintonizada também pelo FM. Desde o primeiro minuto desta quarta-feira, a emissora proporcionará aos seus ouvintes mais opções de plataformas para ser acompanhada, como celulares e MP3 players habilitados.
— O rádio tem que estar onde o ouvinte quiser, no momento em que ele quiser e como ele quiser — define o gerente de Jornalismo da emissora, Cyro Silveira Martins Filho.
A entrada em freqüência modulada é mais um passo que a Gaúcha dá no sentido de ampliar sua audiência, estimada hoje em 59,1% do público de talk & news (notícias e cobertura esportiva) da Grande Porto Alegre, conforme medição do Ibope no trimestre fevereiro-março-abril.
O novo sinal, que poderá ser sintonizado no dial em 93,7 FM, transmitirá o mesmo conteúdo produzido atualmente pelos profissionais da rádio e disponibilizado pelos outros meios. A estréia na faixa acontece durante o programa Brasil na Madrugada, sob o comando de Sara Bodowsky e Marcelo Matusiak, mas o anúncio oficial vai ocorrer no tradicional Sala de Redação, nesta quarta, a partir das 13h, pelo presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky.
A entrada no FM deverá alcançar, mesmo que indiretamente, toda uma geração mais jovem, usuária de aparelhos portáteis que não costumam sintonizam emissoras AM.
— Há uma migração natural dos jovens, à medida que amadurecem, na busca de informação, ao perceberem que a informação é essencial para fazer frente ao mundo, à vida, ao mercado de trabalho, enfim: que informação é imprescindível. E informação imediata é o rádio que fornece — acredita Martins Filho.
A parte técnica da nova operação foi coordenada pelo gerente técnico da rádio, Caio Klein, e pelo diretor de Tecnologia da RBS, Fernando Ferreira.
Quem acompanha as jornadas esportivas da Gaúcha — e se encontra, assim, entre os ouvintes que dão à rádio 67% do share de ouvintes de esportes, conforme a mesma medição do Ibope — também será beneficiado com a expansão da Gaúcha à FM, que com 70kw de potência deverá alcançar cidades num raio de 90 km a 100 km a partir da Capital.
— É uma possibilidade para aquele torcedor que costuma levar o rádio ao estádio ou ouvir as transmissões dos jogos em casa: poderá fazer o mesmo com o celular ou o MP3 player adequados — esclarece Martins Filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário