A fórmula é bem simples. Em geral são quatro debatedores, mais um mediador, o genial Ruy Carlos Ostermann. Dois deles são torcedores assumidos dos grandes de Porto Alegre. Paulo Sant'Ana pende para o lado do Grêmio, enquanto que Kenny Braga defende o Internacional. Num passado não muito recente, os outros dois integrantes da mesa eram, digamos, neutros. Mas talvez para realçar mais a divisão, a direção chamou Luiz Carlos Silveira Martins, o Cacalo, ex-diretor do tricolor, e Adroaldo Guerra Filho, mais um colorado confesso. O cometarista Wianey Carlet, que não diz seu time de coração, nem sob tortura, participa eventualmente, cobrindo uma ausência aqui ou ali.
As vezes, rolam momentos de tensão e discussões feias, que quase terminam em sopapos para todos os lados. O YouTube traz alguns registros disso. Abaixo, Wianey Carlet e Kenny Braga perdem a linha. E um intervalo comercial foi providênciado para se tentar acalmar os ânimos.
Em outra ocasião, Paulo Sant'Ana tenta proferir um último comentário antes do programa terminar, mas o mediador Ruy Carlos Ostermann não permite. Mesmo com o microfone desligado, Sant'Ana resmunga e Ruy responde: "vai pra casa..."
Aqui, Wianey Carlet se insurge contra os internautas que divulgaram uma foto sua tirando um cochilo em plena redação da Rádio Gaúcha. Carlet tenta contar a história, mas se irrita com as interrupções. Sobra até para a mãe de quem vazou a foto na web.
Aqui é só aúdio. Um momento de humor involuntário. Lauro Quadros, um dos ex-integrantes fixos do Sala, deixa seus colegas espantados ao lembrar de coisas do Grêmio na trajetória fracassada no Campeonato Brasileiro de 2004.
|
O Sala de Redação vai ao ar de segunda a sexta, sempre entre 13h e 14h, na Rádio Gaúcha.
5 comentários:
Pra quem não tem como ouvir a Gaúcha, basta sintonizar em São Paulo a Jovem Pan, que resolveu fazer uma cópia deste programa também na hora do almoço. Lamentável.....
José Ramos Coelho
Tem uma diferênça, Zé. No programa da Pan não existe a figura do torcedor declarado.
Tem todo razão, Rodney. E isto é lamentável. Por isso é uma cópia mal feita da Sala de Redação da Gaúcha.
José Ramos Coelho
Olá amigos...
Estou fazendo a minha monografia sobre o Sala de Radação e, pesquisando, encontrei o blog. Como ouvinte e fã do programa há vinte anos, me sinto com certa autoridade sobre o mesmo e, com isso, fico orgulhoso de ver o programa sendo citado em blogs de outros estados. Ah, e humildemente quero fazer umas observações: O programa começou em 1971 e o Lauro Quadros ainda é integrante fixo do programa até hoje.
Forte abraço a vocês e continuem sempre falando, discutindo e valorizando o nosso bom, velho e insubstituível rádio.
Postar um comentário