quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Prefeitura de SP derruba torre que transmitia sinais de rádios pirata

da Folha Online

A Prefeitura de São Paulo derrubou nesta terça-feira uma torre que transmitia sinais de duas rádios piratas na zona norte da cidade. A ação fez parte de uma força-tarefa da administração municipal e do governo federal para combater transmissões clandestinas de rádio.

A torre estava na avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na altura do número 9.480, em Pirituba (zona norte). Com a derrubada da torre, deixam de funcionar as rádios clandestinas Puro Country, que operava na freqüência 94,5, e a Nova Estação FM, na freqüência 102,7.

A torre de retransmissão, com altura aproximada de 50 metros, ficava no topo de um morro de aproximadamente 100 metros de altura, acima da avenida. Até 1990, a torre abrigava equipamentos de retransmissão de corridas do Jockey Clube.

O prefeito Gilberto Kassab (DEM), assim como o gerente regional da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em São Paulo, Everaldo Gomes Ferreira, estiveram no local para assistir a derrubada da torre.

A região onde a torre repetidora foi demolida é um local onde passam aviões que utilizam rotas para os aeroportos do Campo de Marte, de Congonhas (zona sul) e de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo).

A torre tinha dois transmissores de 600 watts de potência cada um, um terceiro de 300 watts e um aparelho receptor. Os transmissores foram montados artesanalmente, segundo a prefeitura.

Os trabalhos começaram com o corte de energia elétrica dos retransmissores e retirada de um pára-raios. As hastes de sustentação da torre foram serradas com o auxílio de um caminhão do Corpo de Bombeiros. Às 14h05, a torre foi puxada por um cabo de aço e levada ao chão. Todos os equipamentos foram apreendidos.

A Anatel vai identificar os responsáveis pela instalação dos sistemas. As denúncias sobre operações de rádios clandestinas podem ser feitas pelo telefone da Anatel --0800 33 2001.

Segundo a prefeitura, a demolição está assegurada por normas de uso e ocupação do solo estabelecidas pela legislação municipal. As leis disciplinam a instalação de torres e o funcionamento de antenas de transmissão.


*

Tudo isso nada mais é que um circo criado para dar uma satisfação à certos setores da mídia e à uma parcela da sociedade. Enquanto esse espetáculo acontecia, a já famosa rádio do Padre Chico contunuava firme e forte transmitindo sua programação. E o que Gilberto Kassab estava fazendo no meio dessa diligência? Até onde se sabe, ele não é dirigente da Anatel, muito menos ministro das Comunicações. Em que se pese a colaboração da prefeitura nessa operação, seu cargo tem outras atribuições.

Nenhum comentário: