terça-feira, 21 de agosto de 2007

A grave situação do Rádio AM no Brasil

A grave situação do Rádio AM no Brasil

Edemar Annuseck
do site Caros Ouvintes



O rádio brasileiro em AM passa por uma grande crise de audiência e financeira. Vejam as pesquisas sobre quem ouve rádio. O site www.bastidoresdoradio.com do jornalista Adriano Barbiero de São Paulo, publicou no dia 13/08 a última pesquisa feita pelo IBOPE.

Me baseio no rádio de São Paulo, porque é para lá que se destina a maior fatia do bolo publicitário brasileiro. Vejam abaixo a comparação da quantidade de ouvintes em AM e FM.

Confira as emissoras AM mais ouvidas em SP
13/08/2007 - segunda-feira


GRANDE SAO PAULO (GSP)
MAIO / JUNHO / JULHO 2007
GSP - SEXO AMBOS
HORÁRIO 06-19
SEGUNDA A SEXTA
EMISSORA IA% IA#
TOTAL DE RÁDIOS LIGADOS 19,2 3.120.069,80
TOTAL DE FM 15,06 2.446.779,08
TOTAL DE AM 4,14 673.290,73
01 - GLOBO AM 1,16 188.456,87
02 - CAPITAL AM 0,7 114.013,07
03 - BANDEIRANTES AM 0,39 62.897,70
04 - JOVEM PAN AM 0,3 48.686,30
05 - TUPI AM 0,29 46.639,45
06 - CBN AM 0,17 27.224,68
07 - AMERICA AM 0,12 19.511,09
08 - TERRA - AM 0,12 19.294,07
09 - RECORD AM 0,12 19.165,29
10 - 9 DE JULHO CATOLICA AM 0,1 17.013,40
11 - NACIONAL GOSPEL AM 0,09 15.430,08
12 - IMACULADA CONCEICAO AM 0,08 13.101,82
13 - BOA NOVA AM 0,08 12.588,36
14 - ELDORADO AM 0,07 11.471,93
15 - OUTRAS AM 0,06 9.521,00
16 - GAZETA AM 0,05 8.679,35
17 – N/LEMBRA/NAO SABE AM 0,05 8.204,75
18 - MORADA DO SOL AM 0,05 7.483,71
19 - SAO PAULO AM 0,04 7.165,13
20 - METROPOLITANA AM 0,03 4.377,30
21 - MUNDIAL AM 0,02 2.837,61
22 - CULTURA AM 0,02 2.821,39
23 - UNIVERSO AM 0,01 1.914,80
24 - TRIANON AM 0,01 1.280,81
25 - NOVA DIFUSORA AM 0,01 922,03
26 - DACIDADE DE SP AM 0,01 914,2
27 - ABC AM 0 762,25
28 - MOGI NEWS - AM 0 196,68
29 - ATUAL AM 0,00 434,67


Ranking geral da pesquisa referente ao trimestre Maio / Junho / Julho de 2007, de segunda a sexta-feira, no horário das 06h00 às 19h00.

Notem como o rádio AM perdeu espaço; ele tem um quarto da audiência das FMs.

Vegetando

Na última década o rádio AM do Brasil começou a vegetar; passou a ser olhado como o menino feio. A chegada das emissoras em FM, copiando o que o AM sempre fez (inclusive o futebol) com melhor qualidade de som, levou os anunciantes a investir forte neste segmento. Mas, esse não é o fator fundamental. São muitos na verdade. Um deles está relacionado a conceder concessões a políticos e empresários, que não são do ramo. Existem emissoras registradas em nome de laranjas, para não configurar que um mesmo proprietário tem mais de uma, em cada cidade. Os políticos são os maiores proprietários no dia de hoje, muitas registradas em nome de laranjas.

Só com publicidade

Hoje quem não vende publicidade, tem dificuldades para sobreviver. Há meses o Sindicato de Radialistas de Curitiba, me informou que o salário de um locutor, para 5 horas diárias é de R$ 437,80. Acreditem.

Como é que o sujeito vai viver ? Uma vergonha !

Muita gente trabalha de graça, só para aparecer ou ter a carteirinha com direito a freqüentar eventos gratuitamente. Ex-jogadores, políticos, jovens sem registro profissional de radialista ou jornalista, tomam o lugar de profissionais. E tem também o aspecto da qualidade do rádio que se faz hoje. Nas fms muita música estrangeira, muita gritaria, muito barulho, muita pornografia sonora.

Faltam profissionais e programas

Nas emissoras AM faltam profissionais de qualidade; faltam programas de qualidade. E ainda sobram as igrejas invadindo, todas, ou, quase todas as rádios, algumas comprando as próprias, e, outras terceirizando os horários.

No rádio de hoje os profissionais compram o horário nas emissoras para ganhar o seu pão de cada dia. No começo do ano um colega de rádio do interior do Paraná ligou-me pedindo ajuda quanto à publicidade; “ estou comprando horário da rádio local, e preciso da sua ajuda; como consigo contatar o anunciante”. Minha cidade tem 25 a 30 mil habitantes, e, a direção da rádio não permite que eu procure os anunciantes dela, para fazer futebol”. O comércio da cidade é fraco, o que posso fazer ?

Terceirização

No ano passado liguei para a Rádio Nacional de Brasília para saber detalhes sobre a terceirização no rádio. Ouvi com espanto o pedido de um colega da rádio “por favor, não toque nesse assunto. Aqui também vivemos na base da terceirização”.

Em Junho deste ano consultei o Ministério das Comunicações.
O assunto foi passado de secretaria em secretaria até que me enviassem a resposta (??) :

De: Secretaria de Serviços de Comunicação Eletronica [mailto:ssce.atendimento@mc.gov.br]
Enviada em: sexta-feira, 29 de junho de 2007 10:05
Para: edemarannuseck@brturbo.com.br
Assunto: RES: Consulta

Senhor Edemar,

A legislação básica de radiodifusão, baixada com a Lei nº 4.117 de 1962 e alterações e o regulamento do Serviço aprovado pelo Decreto 52.795 de 1963 e alterações, não contemplam a ‘terceirização’ do serviço, mesmo porque, à época, essa figura não era usada. Quem obtinha uma outorga para executar o serviço o fazia quase que na maioria dos casos por ‘gostar da atividade’, sem utilizá-la para outros fins. Depois, desde que ficou comprovada a força da mídia, outros objetivos incentivaram o interesse pela radiodifusão. Assim, atualmente, ou por necessidade de se buscar recursos para a manutenção da emissora ou para outras finalidades, os radiodifusores passaram a ceder horários a terceiros. No entanto, como foi dito, não há proibição legal para essa prática.

Já se ocorrer cessão de todo o tempo da rádio (horário total de transmissão), este Ministério considera a transação como ‘transferência da outorga’ e instaura processo para apurar o fato.

At.
Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Comunicação Eletrônica.
Núcleo de Atendimento SCE

Finalizando

Que se instaure processo para apurar os fatos, já que no Brasil a terceirização total de transmissão virou uma prática. Que se cassem as concessões das rádios que assim agem, o rádio ganharia com certeza mais qualidade e rentabilidade. Esta é a realidade de grande parte das rádios AM no Brasil.


*

Edemar Annuseck é jornalista e radialista profissional, vivendo uma vida de quatro décadas dedicadas à família e ao rádio. Trabalhou nas rádios Nereu Ramos, Alvorada e Unisul de Blumenau; Clube Paranaense, Cidade e Globo/CBN de Curitiba, Eldorado da Grande Curitiba, Jovem Pan, Tupi e News de São Paulo. Também atuou na TV Jovem Pan e nos jornais Cidade de Blumenau e Folha de São Bernardo do Campo. Foi assessor de imprensa da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo. Casado com Margot Kindermann Annuseck desde 1966, tem três filhos: Sandra Denise, bacharel em Direito e Jornalista; Cláudia Patrícia, médica Veterinária e Edemar Annuseck Junior, bacharel em Direito e design gráfico. E-mail: edemarannuseck@brturbo.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

O dial AM de São Paulo, que tanto reza/ora (só a gritaria do David Miranda é tripla - Paulista, Morada e Universo, sendo a terceira emissora própria da Igreja Deus é Amor) e que tem essa crise de audiência é, muito provavelmente, o menos terceirizado e mais profissional do Brasil.

Acho que a aemização do FM interfere no desempenho do rádio AM sim... mas não é só isso. E os receptores? Todo mp3 player com rádio tem só FM! Celular também! Quem quiser ouvir rádio AM tem que andar com dois rádios?

E qual é a mágica solução? O rádio digital!!! Aí fica uma pergunta: o padrão pro AM vai ser o IBOC?
Se for, todo mundo não tem reclamado (para as FMs) dos custos de equipamentos pra esse sistema? Como é que essas rádios que mal sobrevivem hoje vão arcar com os custos de transição?

Anônimo disse...

PARA QUÊ AS RÁDIO DE JORNALISMO FICAM TRANSMITINDO EM DUPLA TRANSMISSÃO SE JÁ POSSUI FAIXAS NO DIAL AM?SÓ PORQUE MEIA DÚZIA DE ENGRAVATADOS QUE MORAM NO MORUMBI QUEREM JORNALISMO EM FM?SÃO MESMO UNS MEDIOCRES.SOBRE O DAVID MIRANDA,ESSE MAFIOSO ALÉM DE TRANSMITIR O MANICÔNIO DE PROGRAMAÇÃO NESSAS TRÊS FREQUENCIAS AM,INFELIZMENTE TRANSMITE EM FM NOS 97.3.SOBRE ESSAS RÁDIOS DA DEU$ É AMOR,A PROGRAMAÇÃO PARECE MANICôNIO 24 HORAS.DEVERIAM PROIBIR ESSE TIPO DE RÁDIO!