quarta-feira, 13 de junho de 2007

Ranking de junho já está no ar

Já está no ar pelo site Radio Man - http://www.radioman.com.br/noticias_popup.asp?not=1895 - o novo ranking das emissoras FM de São Paulo.

É curioso notar a análise que o site faz dos números deste mês. Por exemplo, "a Mix FM teve uma leve deslize mas mantém o quarto na geral na pesquisa de Seg a Sex, terceiro em Todos os Dias e primeiro no segmento jovem. O supreendente é a diferença da Mix FM em comparação da suas concorrentes. Metrô FM, Jovem Pan 2, 89 FM, 105 FM e Transamérica FM". Rá, rá, rá. faz me rir. Na verdade, a Mix perdeu alguns pontos para a Transcontinental e agora ocupa o 4º lugar noranking geral. Quando estava em terceiro era motivo de júbilo para o site. Curiosa a formação de critérios do Radioman.

Mais à frente o site diz"...E a Transamérica FM? Com a estrutura que possui deveria estar entre as 10". Concordo, mas o problema não é angariar "fiéis ouvintes", mas fazer uma programação que atraia uma audiência mais exigente e de qualidade, mesmo se tratando de uma rádio pop. A Transamérica carece disso, infelizmente.

"A Tropical FM, agora que mudou a direção artistica, plástica e programação, está buscando o seu lugar ao sol, se a concorrência deixar. Especula-se que Wagner Mendes vai partir para o sertanejo, fórmula que funcionou na Tupi e Nativa FM....". Isso é que é ação entre amigos. Será que algum dia o radioman vai dizer:"...especula-se que os competentíssimos Marcos Ribeiro, Marcos Lauro e Rodney Brocanelli vão comandar a ex-Brasil 2000, na busca da audiência perdida"? Se o fizer, agradecemos de coração. Se bem que, se algum de nós entrarmos lá, a rádio poderá conseguir muitas coisas: prestígio, qualidade de programação, audiência qualificada, ou pelo menos muita vontade de fazer uma rádio bem feita. Mas grandes audiências e faturamento ás custas de programação feita á base de "fubá grosso" como a maioria das rádios jovens ou populares, xiii, não é nossa especialidade.

Sem querer legislar em causa própria, já legislando, vou contar um fato recente. Outro dia, um ouvinte indignado que não quis se identificar (certamente deve ser funcionário ou diretor de alguma rádio) mandou-me um email dizendo o seguinte:"......pra vocês é muito fácil meter o pau. É só ligar o rádio e escrever o que bem entende. Quero ver o que vocês fariam se dirigissem uma estação de rádio qualquer. Será que iriam continuar com esta empáfia toda?". Quase ducadamente respondi: "Taí uma boa pergunta. Gostaria de saber o que o pessoal da Rádio Base faria 'do outro lado do balcão',da mesma forma que eu gostaria de saber também se o senhor viria pra cá, se identificaria e criticaria seus colegas de profissão com isenção e propriedade". Esperei uma réplica do tal missivista, mas até agora ela não veio. Afinal, chumbo trocado não dói, não é mesmo? Mudemos o rumo da conversa, vai que algum dono doido de rádio nos resolve contratar, hehehehe

Eu iria fazer uma "análise abalizada" do ranking deste mês, mas achei melhor contar este bastidor. A tal análise eu deixo pro Rodney, que o faz com muito mais propriedade do que eu, que já ando meio sem paciência para falar dessas FMs pops e jovens de qualidade duvidosa que temos em São Paulo, por mais que o pessoal do Radioman diga que está tudo ótimo.

Nenhum comentário: