sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

A última FM...

Ultimamente, tenho ouvido pouco as rádios de São Paulo. É um confidência que quem escreve num site SOBRE rádio não deveria fazer, mas é a verdade.

O motivo já está explícito nas discussões que temos publicado aqui nesse espaço. Nada que dez minutinhos de leitura nessa página e no histórico não resolva, para se atualizar.

Meu mp3 player nunca consumiu tanta pilha. Meu Winamp nunca foi tão utilizado. A sua função "shuffle" me surpreende mais do que a programação de muita rádio por aí.

Por esses dias, resolví experimentar um serviço de que já tinha ouvido falar há um certo tempo: A Last FM.

Pelo nome parece ser apenas uma webradio que disputa espaço com os outras milhares de rádios que transmitem pela web. Mas é bem mais que isso.

Funciona assim: Você instala um programa no seu computador que vai trabalhar em conjunto com seus tocadores de mp3 (na instalação você escolhe entre Winamp, WMP, iTunes, etc). Você cria também um perfil, uma página pessoal, que vai ser a sua porta de entrada para o site.

A partir daí, a Last FM "lê" todas as músicas que você ouvir no computador e marca no site, fazendo um ranking com as músicas e os artistas mais tocados, e vai criando vínculos com outros usuários que ouvem o mesmo estilo de música com a mesma frequência. O software da Last FM também vai mostrando a biografia do artista que está tocando naquele momento, com direito a lista de outros artistas relacionados e usuários que mais ouvem. É um Orkut, só que mais útil. Sem espaço para encheções e brincadeirinhas de gente que não tem o que fazer. Mas isso é só o começo.

Existem as "tags", ou palavras-chave, por onde você pode ouvir as músicas de que mais gosta em qualquer computador que tenha o Flash Player.

Ou seja, é a última palavra em termos de inteligência artificial a serviço da música. Além de "saber" o tipo de música de que você gosta, dá dicas de outros artistas relacionados, apresenta outros usuários que também gostam dele e ainda serve como uma webradio, com a programação montada por você?

Quer mais que isso?

www.last.fm

Nenhum comentário: