segunda-feira, 5 de setembro de 2005

Balanços das rádios pela internet - parte 1

Apesar de alguns ouvintes mais "conservadores" não admitirem, vale a pena ouvir rádio pela internet, sim. Seja ela convencional, seja ela webradio. Não vai demorar muito e estaremos ouvindo rádios via web em nossos celulares e poderemos "levá-lo finalmente ao banheiro", como quer um certo diretor de uma grande emissora.

A grande surpresa da temporada é a Rádio Uerj Online que tem uma boa programação mesclando música erudita e popular, com muita informação do campus da entidade. Já a Pool Web radio traz o melhor da Dance Music nos anos 80 e 90, segundo a própria emissora. Ainda carece de um pouco mais de apuro na produção, falta ir mais a fundo na pesquisa sobre esse gênero, mas não deixa de ser uma boa opção para quem aprecia este estilo. A Rádio Kizumba, produzida por Marcos Lauro, que edita este blog, traz sempre um acervo com personagens do mundo pop nacional. Na mesma linha, a Rádio Thiago Gardinali apresenta as melhores entrevistas realizadas pelo radialista em seu programa na Rádio Jovem Pan de São Paulo.

A Rádio Jovem Pan AM pode ser ouvida com uma melhor qualidade na internet. Basta entrar no site da emissora, http://www.jp.com.br, e ouvi-la com uma qualidade de som melhor do que aquela que vai pelas ondas médias da estação paulistana, tanto em Real Player, como em Media Player.

Uma opção para quem não consegue ouvir a Rádio Cultura AM em alguns bairros de São Paulo devido à baixíssima potência de seus transmissores, pode ser entrar no site da Tv Cultura e ouvi-la online, com uma qualidade de som próxima ao da FM.
O grande problema de se escutar essas rádios convencionais pela web é que se houver muita gente ouvindo, o internauta não consegue ouvi-la porque o número de ouvintes é limitado pelo servidor do site da emissora. Mesmo assim vale a pena tentar.

Há ainda os "podcasts", muito em moda, que nada mais são arquivos de MP3 que podem ser ouvidos online ou baixados dos sites de seus produtores. Na verdade eles são como as rádios que funcionam no sistema "ondemand". Como exemplo deste sistema, temos Rádio Momento Maia, do radialista Roberto Maia, que traz um panorama da música pop mundial em todos os tempos, do Programa Rota 77 - Rock da Periferia, produzido pela banda DZK, com a colaboração deste editor, que rola o melhor do Punk Rock Nacional e Internacional, da Punk Rádio e da Rádio Mundo Rock, que abrem espaço para programas de música pop em geral. A grande vantagem dessas emissoras que operam exclusivamente online é que podem ser ouvidas a qualquer hora do dia ou da noite. No momento em que a pessoa entra no site, ela tem acesso aos últimos programas lá disponibilizados.

É claro que, em ambos os casos, a audição fica melhor em banda larga devido à estabilidade da conexão. Com exceção da Rádio Momento Maia e da Rádio Jovem Pan, os demais exemplos aqui citados podem ser ouvidos em conexões de rede discada.


--------------------------------------------------------------------------
Tenho uma dúvida: como é feito o pagamento de direitos autorais em uma webradio? é igual a uma emissora tradicional? A quem pagar? ECAD ou gravadoras? Grato.

Augusto Nunes | 05-09-2005 14:33:42


Te respondo com outra pergunta, Augusto. As emissoras de rádio convencionais pagam direitos autorais sobre a música executada? Os DJ's que executam sons de terceiros nas casas noturnas pagam? A maioria dos Rock Bares que tem espalhados por São Paulo recolhem o Ecad? Em termos de rádio, no caso da Punk Rádio, da Rádio Mundo Rock e programa Rota 77, que trabalham com artistas independentes, não há este tipo de cobrança, pois a imensa maioria deles não são filiados à qualquer sociedade de arrecadação. Penso eu que é um contrassenso cobrar direitos autorais de quem divulga a música. Afinal, se a rádio fatura comercialmente em cima da execução dos fonogramas - o que não é caso dos exemplos citados acima, os artistas também tem seu retorno com a projeção de seu trabalho por este tipo de mídia, seja pela internet ou não. Por isso também não dá para dizer que o jabaculê é imoral. E te faço outra indagação, Augusto: por que as emissoras de rádio não tem o direito de cobrar para executar as músicas de terceiros? Um abraço.

Nenhum comentário: