domingo, 19 de dezembro de 2004

Prezados Amigos da Rádio Base:

Desde que sou ouvinte de Rádio (e isso já vai um bom tempo), sempre ouvi falar muito, em verso e prosa, sobre Antonio Carlos, comunicador que, até antes da tal fusão, comandava as manhãs da Rádio Globo do Rio de Janeiro. No entanto, nunca parei pra ouvir o programa dele atentamente. Sabia apenas que tinha uma grande audiência e que está no ar já há muitos anos. Ora, se as coisas são dessa forma, algum talento ele deve ter.
O tempo passa (já diria o mestre Fiori); e num belo dia, a Rádio Globo se transforma em Rede, e passa a ter os seus programas transmitidos dos estúdios das cabeças de Rede - Globo RJ e SP (um preju enorme pra SP, porque quem manda mesmo é o Rio, SP é mera coadjuvante).
Com isso, progrmas locais passam a ser enviados também em Rede, entre eles, o Show do Antonio Carlos, das 06 ás 09:00. Como está em rede, passei a acompanhar o tal programa.
Logo de cara, percebe-se que basta ouvir o programa por 10 dias seguidos, que a gente decora ele todinho. Não há uma coisa diferente, que surpreenda. É um programa absolutamente previsível, não há mudança de uma vírgula durante as atrações - é tudo linear - igual sempre.
Outra coisa que se nota, é que o tom de voz empregado pelo Sr. Antonio Carlos, dá a impressão de que ele lê o programa. O programa parece totalmente lido... não há um improviso sequer, aliás em matéria de improviso, de se aprofundar em determinado assunto, ele é nota 0, absolutamente superficial. Fica parecendo para o ouvinte que, se alguém entrar no estúdio da Globo e espalhar os papéis ele fica totalmente perdido, sem ter o que fazer... não tem timing, não tem improviso, nada que, de repente, surpreenda o ouvinte, que o faça esperar por algo novo e diferente. E a tal de Juju? A tal de Pudica? O que é aquilo? Honestamente não dá pra entender como esse programa está no ar há tanto tempo. Será que no Rio a coisa tá tão feia assim, a ponto de uma programa desse dar Ibope? Será que no RJ faltam tantos talentos assim? Pra Globo/SP que teve Eli Correa, Paulo Barboza, Gilberto Barros, Miguel Dias, Silvio Santos, nos tempos da antiga Rádio Nacional, ter que aturar Antonio Carlos e companhia bela é dose pra mamute, assim como deve ser pra outras emissoras da Rede! Não sei a relação jurídica das afiliadas Globo com as cabeças de Rede; mas se eu fosse afiliada, na minha grade jamais entraria Antonio Carlos. Tem muita gente boa aí merecendo chance e oportunidade.
A questão da fusão da Rádio Globo, foi um grande prejuízo pra São Paulo, descaracterizou a emissora, que se tornou repeteco do Rio, a exceção do Manhã da Globo, Globo Estrada (outra aberração, mas que é bem paga...)e Globo Cidade... que pedaço ruim vive os 1100... que tristeza...

Abraços a todos...

CHICO FONSECA
Águas de São Pedro/SP
-----------------------------
Chico, também ouço com certa frequência o programa do Antônio Carlos na Rádio Globo. Confesso também que, no começo me pareceu muito bom, excelente, mas devido a essas coisas que você citou (roteiro igual todos os dias, falta de improviso, etc) também dei uma enjoada. Mas continuo achando que é um programa bom.
Acredito que para uma dona de casa que ouça o programa isso não seja um problema... tanto é que a audiência deve ser muito boa.
Não concordo com sua crítica a personagem Juju. Na minha opinião, ela é o maio destaque do programa, pois ela fala as "fofocas" do meio artístico de uma forma bem irônica e divertida. Das coisas banais, ela tira sarro mesmo, não está nem aí.
O grande problema de se fazer um programa em rede é esse. O programa tem de ficar "engessado", ficar num roteiro, e não pode fugir muito disso. Fugir é correr o risco de perder breaks comerciais e o tempo das reportagens locais. Aí, aguenta a bronca depois.
Talvez até por isso mesmo, o Show do Antônio Carlos seja legal para quem quer entender como funciona uma rede, a divisão dos tempos para cada atração, etc.
De qualquer forma, obrigado por mais um participação, Chico!

6 comentários:

Anônimo disse...

eu quero é botar meu bloco na rua

Anônimo disse...

eu quero é botar meu bloco na rua

Anônimo disse...

eu quero é botar meu bloco na rua

Anônimo disse...

eu quero é botar meu bloco na rua

Anônimo disse...

eu quero é botar meu bloco na rua,sergio sampaio

Anônimo disse...

feminino cora\ÇÃO DE DEUS,ERASMO CARLOS