domingo, 21 de março de 2004

Será que eles vão tentar de novo????

O ano de 2004 marca os 60 anos de fundação da Rádio Panamericana de São Paulo, a Jovem Pan (maio) e da Rádio Globo do Rio de Janeiro (dezembro). No próximo dia 1 de abril, fará um ano que a 89 FM "tentou pregar uma brincadeira de Primeiro de Abril em seus ouvintes. A sacada foi inteligente, mas atiraram no que viram e acertaram no que não viram. Será que eles - ou a concorrência - vão tentar de novo?

Para não esquecermos tal feito, reproduzimos aqui uma página do web site de Alexandre Figueiredo sobre a 89 FM.

-----------------------------------------------
Dia disco da 89 FM teve boa repercussão
"Brincadeira" teve efeito inverso e ganhou elogios da mídia
Por Alexandre Figueiredo

No dia primeiro de abril de 2003, a 89 FM, pretendendo fazer uma brincadeira com os ouvintes, tocou um dia quase todo com músicas de disco music, como se quisesse fazer uma gozação. Mas o tiro saiu pela culatra, como cita Marco Ribeiro do Rádio Base e o "trote" acabou agradando muitos, inclusive roqueiros. Exceto, obviamente, a "galera tinêiger" que ouve as mesmas coisas, sejam hits surrados de Dire Straits e Men At Work e bobagens como System Of A Down, Creed, CPM 22 e Marilyn Manson.

A pretensa brincadeira não foi ao ar nas afiliadas, e se tivesse sido transmitida pela Rádio Cidade, no Rio de Janeiro, daria prejuízo em sua performance pseudo-roqueira, pois existe um movimento organizado que reivindica a volta da programação disco hits que sempre consagrou a emissora carioca. O Marco Ribeiro já arrisca uma suposição, de que a 89 FM está testando uma nova programação. Embora a 89 FM agora queira ser "roqueira mesmo" com sua promoção "irada" do chamado "Dia do Rock", é muito uma rádio "roqueira" passar horas tocando disco music. A Fluminense FM largou o rock, tocou disco e se tornou odiada pelos roqueiros; a 89 FM nem chegou a tanta cólera assim.

Reproduziremos dois textos relacionados ao polêmico dia da 89 FM (por sinal, dez anos depois da 89 FM de Recife ter sido extinta). Uma do jornalista Lúcio Ribeiro e outra do citado Marco Ribeiro. Aqui só nos resta criticar Lúcio, quando citou a 89 FM de dez anos atrás como se fosse genial. Em 1993 a 89 FM já estava fraca, com locutores popularescos na programação normal e a única coisa próxima da ousadia que rolava eram Pixies e Lloyd Cole, mas mesmo assim ao lado de muita bobagem, como Guns N'Roses e Poison, além do grunge já ter enjoado muita gente. Para quem acha que o Queens Of The Stone Age é underground (precisam eles ganharem um Grammy para serem reconhecidos como mainstream?), faz sentido achar que a 89 FM ainda era "alternativa" em 1993. Ela não era alternativa desde 1987, e virou uma caricatura a partir de 1988, onde só se salvavam os programas específicos. Mas, vamos lá ao assunto desta página.


------------------------------------------------------------------------------

89, A RÁDIO BOOGIE

Faceira e imaginativa, a rádio "roqueira" 89 FM pregou uma peça em seus ouvintes, na terça, dia 1º de abril. O Dia da Mentira, você deve saber. Na programação da emissora rock, começou a aparecer um sem-fim de músicas dance dos anos 70. Numa sequência presenciada por este colunista, veio James Brown, KC & The Sunshine Band, Dee D. Jackson ("Automatic Lover") e Abba ("Dancing Queen"). No que era para ser só uma palhaçada "esperta" da 89 FM, a rádio acabou veiculando a melhor sequência de músicas nos últimos dez anos, pelo menos, época em que não era raro ter um encadeamento de canções com Pixies, Nirvana, Morrissey e Lloyd Cole & The Commotions, por exemplo.

Ainda escrevo no tal dia 1º. Mas não me furto de arriscar uma sequência de quatro músicas para o resto da semana, quando a rádio "rock" voltar ao normal. Seria: uma do Capital Inicial, uma do David Coverdale/Whitesnake, uma do Tihuana e a "irada" "Money for Nothing", do Dire Straits. Batata.

Lúcio Ribeiro
Pensata, Folha On Line,
02 de abril de 2003.


-----------------------------------------------------------------------------

89 FM, a Rádio do Classic Dance!!!! Será?

E eis que ligo o rádio e ouço nos 89,1 MHz....."Everybody Dance", clássico da Dance Music dos anos 70, do lendário grupo Chic. Na sequência, Jimmy Bo Horne com "You get me hot" e em seguida "Dancin Queen", do Abba. Ué, mas a 89 não se autoproclama a "rádio rock"?. E tome Barry White, Kool and The Gang e até "Saúde", com Rita Lee. Enfim, tudo que a gente quer que a Antena 1 toque com mais frequência e ela não toca (nem se toca)!

É o final do programa que até ontem se chamava "Do Balaco Baco", programa apresentado por Zé Luís, que ao terminar seu horário diz:"me recuso a continuar tocando essas músicas!", como se fôra um roqueiro da linhagem mais radical. Entram os comerciais que vinham sendo veiculados há algum tempo, junto com as vinhetas que agora dizem apenas "89" ou "89 FM". E dá-lhe mais Disco Music dos anos 70, mais clássicos da Black Music, sem maiores explicações. Ué, a 89 virou a programação?

Eu tenho quase certeza de que é uma brincadeira de Primeiro de Abril, à moda Orson Wells, com o intuito de irritar a concorrência e alugar a cara dos roqueiros mais "radicais". Mas será que é mesmo?

Bom, de qualquer forma, acho que o tiro "saiu" pela culatra. Pelo menos no meu caso (e de muita gente que deve ter adorado esta brincadeira). Você sabe até que a programação que eles fizeram hoje ficou melhor do que a programação normal de "poperroque" que eles costumam fazer? Vai que de repente eles querem virar a programação e estão testando, não é mesmo?

Pelo que a gente sabe, a 89 entrou no ar, em 1984, tocando muita Dance Music e muita música Black também. E é arrendatária - ou coisa parecida - da Rádio Cidade do Rio, que foi um marco entre as rádios de Dance Music dos anos 70 e 80. E olha que muitas rádios que se dizem de Dance Music não têm a coragem de tocar George Clinton, Michael Zagger Band e Michael Jackson (nos bons tempos) como a 89 fez neste Primeiro de Abril. Vai saber o que mais eles estão aprontando ou não, né?

Marco Antônio Ribeiro
Rádio Base
01 de abril de 2003.


------------------------------------------------------------------------------

P. S.: Nem precisamos dizer que o locutor de "Do Balacobaco", Zé Luís, não é de modo algum um roqueiro, não é mesmo?

Nenhum comentário: