sexta-feira, 12 de setembro de 2003

Leitor está decepcionado com a Transamérica

Caros Marcos (Ribeiro e Lauro),

Primeiramente lhe parabenizo pelo maravilhoso trabalho que vem realizando no blog. Levando em conta a credibilidade que você tem, gostaria de voltar a um assunto que já ocupou essas páginas : Transamérica. Aquela que, outrora, já foi a maior e mais respeitada Rede de rádios do país, hoje ocupa ( em São Paulo) amargo décimo sétimo lugar.

Recentemente, vi minhas esperanças se renovarem quando a rádio lançou uma campanha intitulada "a nova cara do pop". Confesso que esperei com certa expectativa aquilo que parecia apontar numa luz no fim do tunel. No dia da anunciada mudança, liguei meu rádio e, com tristeza, ouvi o Sr Ruy Balla anunciando que , segundo ele , aquele "dia histórico" se tratava de uma ou duas vinhetas novas, com cara americana, o que, convenhamos, não tem nada de novo ! Somando a isso , o fato de que o Sr Ruy Balla afastou grandes profissionais da rádio, criou programas sem pé nem cabeça, se auto intitulou como voz padrão da rádio e apresentador de cinco programas da emissora, colocando-a na décima sétima posição, senti a necessidade de lhe enviar um e-mail. Na verdade, não só ao Ruy mas também ao Sr Guilherme Albuquerque( diretor geral).

No e-mail , expus minha insatisfação com a rádio. Dizia que não concordava com o fato do Ruy culpar o fracasso de sua coordenação ao Ibope, ao antigo coordenador ( O Ruy está lá há mais de 2 anos) ou ao Guilherme ( seu chefe) acusando-o de não lhe dar liberdade parar trabalhar. Lamentei o afastamento de alguns profissionais de primeira, criação de programas descabidos, programação totalmente perdida, etc, etc, etc... Os dois me responderam. O Sr Guilherme me surpreendeu me chamando para um bate papo na rádio , por sentir que minha intenção não era detonar ninguém e sim tentar, de alguma maneira, colaborar. Já o Sr Ruy, levou para o lado pessoal , insinuando que eu era uma "armação", que lhe criticava sem conhecer seu "caráter e humanidade".

Fiquei surpreeso porque não era seu caráter que eu questionava e sim sua competência. Na verdade, basta ver a atual posição da rádio para que isso fique claro... Hoje, a Transamérica mantem seu faturamento graças a verba que entra através do esporte, mas e o dia em que eles(o esporte) saírem ? Vendem a Transamérica ao Bispo Macedo? Dias desses, entrando no fórum do site Planeta Rádio, me surpreendi com um grande numero de funcionários entrando lá para, literalmente "pedir socorro", demonstrando que o Sr Ruy Balla não conta sequer com o apoio de sua equipe.

Não quero aqui questionar seu valor humano ou seu caráter (como ele me escreveu) mas, como coordenador, não dá. Parece que a situação chegou no ponto em que ou fica o Ruy o a Transamérica se salva. Obrigado por esse espaço livre para trocas de idéias, gostaria, se possível, de contar com as opiniões dos leitores do blog e, porque não, do próprio Ruy Balla. Porém, dessa vez, com argumentos sólidos, sem mania de perseguição. Debater sempre faz bem !
Abraços
Carlos (?)
São Paulo(?) - SP
kako96@bol.com.br


Olá, Carlos....., tudo bem? Por favor mande o seu nome completo e a sua cidade e estado, na próxima vez, ok?

Não se preocupe com o tipo de reação por parte de alguns profissionais de rádio, tal como você afirma ter acontecido, ok? É que eles, infelizmente, parecem não estar acostumados a serem contrariados e se voltam contra os “clientes” que os “sustentam”. Já pensou você entrar numa loja de departamentos para reclamar de uma compra, ser bem tratado pelo gerente e xingado pelo balconista? Esquisito, né?

Você pode ver que na internet inteira há dezenas de sites que analisam e criticam a programação de tevê e é muito normal os leitores reclamarem também. Para fazer isso em relação ao rádio, só existe o nosso site e o "Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro", sem se esquecer o Lúcio Ribeiro, Laura Mattos e Magaly Prado, da Folha Online. Aqui a gente toma porrada direto por expressar nossa opinião a favor ou contra, mas também tem o reconhecimento de pessoas generosas como você, que reconhece nosso esforço em procurar o debate e o confronto saudável de idéias para a melhoria do rádio.

Mas, vamos voltar ao que interessa. Certa vez, o próprio Ruy Balla foi defendido neste blog porque um certo leitor insistia em desferir-lhe ataques pessoais. Este mesmo leitor enviou uma cópia de uma resposta do Ruy Balla a ele. E o diretor da Transamérica estava irritado, mas com razão porque o cidadão era muito insistente e pouco objetivo.

Estranho até ele ter tomado esta atitude que você descreveu. E apesar de nós e a Transamérica Pop não acreditarmos nos dados da pesquisa de rádio do Ibope, or motivos constantemente apresentados aqui, somos obrigados a concordar com o instituto que a rádio não está nada bem. Não em termos de audiência, que isso para nós é secundário do ponto de vista do ouvinte, mas em termos de qualidade.

De fato, para uns, a programação esportiva é um "corpo estranho" na rádio. Para outros uma inovação bem vinda. Eu, particularmente, acho interessante a iniciativa, desde que ela se estenda para outros esportes e não fique apenas no futebol. A grade musical, embora tenha programas semanais interessantes, deixa muito a desejar de fato.

Vamos ver como é que fica. Afinal, os tempos são outros. Antes eles faziam do jeito que queriam e quem não gostasse, que desligasse o rádio. Hoje não dá para calar a boca com a expansão da internet. Se a palavra do ouvinte não vale nada, eles estão fazendo rádio para quem afinal, não é mesmo?

Um abraço e continue com a gente ok?

Nenhum comentário: