quinta-feira, 6 de maio de 2010

Dos arquivos sonoros: Minhocão - Maluf, deixe-nos dormir em paz

O elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, voltou à pauta da grande imprensa após o prefeito Gilberto Kassab ter anunciado a intenção de acabar com ele. Se isso é apenas um desejo ou se tornará uma realidade, só mesmo esperando para saber.

Essa é uma ótima oportunidade para relembrarmos de uma campanha feita pela Rádio Onze, em 1996. Na ocasião, o então prefeito Paulo Maluf manifestou seu desejo de reabrir o elevado ao tráfego noturno. Até hoje, o Minhocão é fechado entre 21h e 06h, de segunda a sexta, e durante os domingos e feriados. Maluf não apresentou uma boa justificativa para tal intenção. Os moradores do entorno ficaram extremamente preocupados. O período noturno é o único no qual eles têm um pouco de sossego, sem o barulho dos carros.

A Onze decidiu manter posição contra a idéia do prefeito. Graças a iniciativa de José Roberto Borges. Ele redigiu o texto de um editorial veiculado durante a programação da emissora. Com isso, estava deflagrada uma campanha para a coleta de assinaturas de um abaixo assinado que teve o seguinte slogan: "Maluf, deixe-nos dormir em paz"



A sede da Rádio Onze ficava na Casa do Estudante, um prédio residencial que abriga aos estudantes da Faculdade de Direito que vem de outros estados. Bem ao lado do elevado Costa e Silva.

Nesse meio tempo, o então vereador José Eduardo Martins Cardozo, de oposição, enviou à Câmara dos Vereadores um projeto cuja intenção era manter o Minhocão fechado aos carros durante a noite. O mais surpreendente de tudo é que o mesmo foi aprovado pelos vereadores. E Maluf tinha uma massacrante base de apoio entre eles. Durante uma entrevista ao programa Conexão São Paulo, Cardozo falou sobre os bastidores da votação.



À margem da questão política, a Onze continuou com sua campanha e criando eventos para engrossar a adesão dos populares ao abaixo assinado. Numa manhã de domingo, chamamos o pessoal da Venturas e Aventuras para descer de rapel do prédio da Casa do Estudante até o Minhocão.



A Onze também se fez presente quando a Secretaria de Vias e Obras Públicas decidiu realizar estudos para aferir o ruído emitido pelos carros no horário de pico. Numa manhã de um dia útil o Minhocão foi fechado para os automóveis e os técnicos subiram até a via com seus equipamentos. Não se sabe se tais estudos tiveram alguma influência na decisão final do prefeito Maluf, mas aquela situação toda não deixou de ser um evento midiático.



Não demorou muito para Maluf desistir de seu plano inicial. Ele sancionou o projeto do vereador Cardozo. Em uma outra chamada veiculada durante a programação, a Rádio Onze agradeceu a participação dos moradores do centro de São Paulo.

Nenhum comentário: