Depois de um início um tanto quanto atabalhoado, parece que finalmente a Play FM começou a encontrar o "seu jeito" de fazer rádio. Não é imitando as co-irmãs Band e Nativa FM, tampouco tentando fazer exatamente o que as líderes de seu segmento adulto-contemporâneo - Alpha e Antena 1 - ou pior, tentando simular algo no segmento pop rock.
O "pulo do gato" da Play FM foi justamente atacar nos pontos fracos das suas concorrentes diretas - que por vezes se perdem tocando um repertório estrangeiro de outros países que pouco dizem ao ouvinte brasileiro ou ainda tentando passar um verniz de programação AC moderninha com hits atuais.
A Play FM é simplesmente uma rádio de flash backs, baseadas somente em hits radiofônicos dos anos 1970, 1980, 1990, diferentemente da Eldorado FM, por exemplo, que entre agradar a um antigo público minúsculo e elitista e fazer algo "pop", não está indo a lugar algum e está estacionado entre o limbo e o purgatório.
É óbvio que vai demorar um bom tempo para chegar a posições de destaque nos rankings de audiência, mas se firmar o rumo de sua programação, certamente ultrapassará rapidamente as concorrentes que estão oscilando muito na qualidade se sua programação de forma perigosa.
A nova emissora do grupo Band Rádios simplesmente descobriu que é o ouvinte que manda e o tipo de público não quer saber de novidades e sim, as músicas que formaram a trilha sonora de suas vidas (esta aí um excelente slogan, não é verdade).
Engana-se quem acha que as novas gerações - que teoricamente não fazem parte de seu target - não se encantem com a sua programação de "músicas antigas". No atual cenário musical - que é mais árido do que os desertos do Saara e de Atacama juntos - recheado de canções ruins, em sua imensa maioria, o ouvinte mais jovem se encanta e se surpreende com a produção musical de décadas anteriores em todos os estilos musicais, até mesmo nos considerados mais "populescos".
É claro que ainda falta muita coisa a ser feita, mas o que já se ouve no ar já é satisfatório. Pelo menos a Play, aparentemente não tem vergonha do gosto musical um tanto quanto exótico, às vezes, de seu ouvinte. E a sacada genial de colocar o "Café com Bobagem", bem na hora do almoço, concorrendo com o outrora "arquirrival" "Pânico" - que hoje erroneamente se transformou num programa jornalístico, focado em política, no que pese o fato de ser muito bem produzido e bem conduzido por Emílio Surita e equipe - deve render bons frutos, inclusive comercialmente falando, assim espero. afinal, nem todos ouvintes querem saber de "hard news" o tempo todo, ainda mais em emissoras que não são do segmento jornalístico, não é verdade?
De resto, é esperar para ver (e ouvir) se a Play FM continuará no rumo certo ou não. De qualquer forma, falta um pouco mais de criatividade e conteúdo, para não se tornar um mero "vitrolão bobo e alegre" sem utilidade alguma. Boa audição!
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