quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Ótima estreia de Cláudio Humberto no 'Jornal Gente' pode revelar a nova estratégia no jornalismo do Grupo Band Rádios

O jornalista Cláudio Humberto estreia no "Jornal Gente": reforço de peso para a programação matinal da Rádio Bandeirantes (Foto: Divulgação/Band Rádios)

Ainda sob o impacto da morte de Ricardo Boechat em um acidente aéreo na segunda feira passada, a Bandeirantes promoveu discretas e promissoras mudanças na programação de suas rádios jornalísticas em São Paulo. Enquanto que Salomão Ésper reduziu a sua participação na grade a um comentário de pouco mais de 10 minutos no vespertino "Rádio Livre", a Band News FM escalou Eduardo Oinegue para comandar o "novo" no meio do dia, na Rede Band News FM.

Mas a mudança mais significativa foi a entrada do jornalista alagoano radicado há mais de três décadas em Brasília, Cláudio Humberto Rosa e Silva, no "Jornal Gente", programa de maior audiência da Rádio Bandeirantes, ao lado de sexagenário "Primeira Hora" e do quase cinquentenário "O Pulo do Gato". Titular do programa "Bastidores do Poder", Cláudio Humberto, como se diz no jargão jornalístico, "é uma das melhores penas da imprensa atual".

Seus comentários certeiros e precisos, advindos por seus anos a fio cobrindo "os bastidores do poder" em Brasília "in loco", vem agradando a audiência da emissora líder do grupo Band Rádios há três temporadas, bem como a da Band News FM de Brasília, no horário das 9h às 11h, em que ele trata de assuntos locais. Ele tem tudo para agradar os novos ouvintes do "Gente". Ainda mais que ele deve repetir a dobradinha com o veterano José Paulo de Andrade, que fez muito sucesso na primeira temporada de "Os Bastidores do Poder". Na ocasião, a dupla não só recuperou os índices de audiência do fim de tarde da emissora - que chegou a perder grande contingente de ouvintes depois que a arquirrival Jovem Pan criou o programa "Os Pingos nos Is" nesse mesmo horário - como revitalizou a grade jornalística da Band como um todo.

E para marcar a sua estreia e essa "nova virada" na programação jornalística da Band Rádios, Cláudio Humberto entrevistou o vice-presidente Hamilton Mourão, direto de Brasília.

Nova estratégia para o jornalismo - Mas não pense que foi uma simples promoção para um colunista tão talentoso e competente. Na verdade, trata-se de uma estratégia para amenizar a perda recente de Boechat, na Band News FM que, ao que tudo indica terá seu horário coberto por Eduardo Barão, ao lado da equipe que já acompanhava o falecido jornalista.

A seu modo, o carismático Boechat tirava bons nacos de audiência da Jovem Pan e, sobretudo, da CBN. A estratégia agora, ao que me parece, é aproveitar a pequena - porém bem montada - rede da Band News FM para incrementar a reportagem (sobretudo em São Paulo em que ela depende da hoje minúscula equipe da Rádio Bandeirantes). Dessa forma ela competiria de igual para igual com a CBN, cuja o grande "trunfo" ainda é a reportagem nas ruas em todo o país, e talvez deixe o jornalismo mais "analítico" e apoiado em comentários e análises para a Rádio Bandeirantes. Pode ser por isso que eles não estejam tão afoitos em conseguir um substituto para Ricardo Boechat (será que precisa mesmo?)

O lado ruim dessa história toda é que o ouvinte de São Paulo e, por extensão, de todo o Brasil, ainda de optar todas as manhã entre Jovem Pan e Bandeirantes ou CBN e Band News FM. E se não gostar de nenhuma das quatro opções, tem a opção de bom conteúdo na microscópica programação jornalística da Eldorado FM.

O lado bom dessa história toda é que o ouvinte de São Paulo e, por extensão, de todo o Brasil, ainda de optar todas as manhã entre Jovem Pan e Bandeirantes ou CBN e Band News FM. E se não gostar de nenhuma das quatro opções, tem a opção de bom conteúdo na microscópica programação jornalística da Eldorado FM. Que belo dilema, não é mesmo?

Ouça como foi a estreia de Cláudio Humberto no Jornal Gente da Rádio Bandeirantes - https://goo.gl/dfVJ2M

Nenhum comentário: