sexta-feira, 23 de março de 2018

Novo portal da Rádio Bandeirantes finalmente entra no ar

Depois de um longo (e bota longo nisso) tempo de espera, a Rádio Bandeirantes inaugura seu novo portal. Com um novo design mais simples e moderno, este sítio oficial pretende atingir aquele público que o acessa principalmente pelos smartphones e dispositivos móveis, ainda que seja por meio dos navegadores (Chrome, Safari, Ópera, Explorer, Firefox, etc).

As informações estão muito mais fáceis de ser encontradas, muito embora alguma delas estejam menos completas do que na versão antiga. Um exemplo são os contatos das produções dos programas, bem como a de seus profissionais responsáveis. Em vez disso, a Band quer que a sua audiência fale com ela através apenas do irritante formulário. Não entendi por que não dar as duas opções de contato. Para quem sempre reclamou da anacrônica "Voz do Brasil", tal expediente de dar apenas uma única opção ao ouvinte me parece igualmente antipática. Quem sabe um dia o "pessoal da informática da firma", acerta essa parte não é mesmo?

Outra novidade que chama a atenção é a lista da equipe. De fato ficou mais simples e legível. O nome de todos os funcionários e colaboradores numa única página. Infelizmente são poucos os profissionais que são descritos por sua função. Será que todos eles terão de fazer "de tudo um pouco" daqui em diante tal qual acontece em uma famoso restaurante de "comida rápida". É bem verdade que em emissoras menores e as do interior é comum um radialista desenvolver diversas funções pois a equipe é naturalmente enxuta por questões financeiras e por questões de concepção do projeto radiofônico - como é o caso de sua irmã caçula, a Band News FM . Em uma rádio como a Bandeirantes, teme-se que um quadro tão reduzido de colaboradores comprometa a qualidade de áudio e de conteúdo da emissora. Afinal, não consegui identificar o nome de algum profissional exclusivamente da área técnica-operacional. Será que essas funções foram extintas na última "atualização" do organograma? Ou será que a emissora acha que eles não mereçam ser mais citados nem ao menos na sua página oficial?

Porém vale a pena destacar outros pontos positivos do novo site da Bandeirantes como, por exemplo, a página de podcasts para que o ouvinte possa acompanhar o que fora veiculado durante o dia e a semana. Embora não pareça trata-se de uma parte importante porque é ali estão disponíveis o acervo recente da emissora, que é a alma de qualquer veículo de comunicação. Entre as emissoras paulistas, creio até que entre as emissoras brasileiras, a Bandeirantes um das que mais bem preserva os seus arquivos por meio do CEDOM - Centro de Documentação e Memória - comandada pelo experiente Milton Parron. E mais: é a única emissora em São Paulo, quiçá do Brasil, que diariamente veicula gravações históricas importantes, não só na área do jornalismo e do esporte, mas também do setor de entretenimento, que bravamente resiste dentro da emissora líder do Grupo Band Rádios.

Rádio com imagem nas redes sociais - Por fim, vamos às redes sociais. O destaque é o instagram, que sempre conta com fotos bem tiradas do que acontece na rádio e cartazes que chamam para as atrações da programação. No twitter, a Bandeirantes consegue colocar com certa agilidade os principais fatos retratados em seu noticiário com links que remetem direto à página de cada notícia, com texto e áudio. A fan page, embora seja mais confusa, não fica muito atrás. E o whatsapp parece ser usado com relativa facilidade por seus ouvintes para enviar mensagens instantâneas de áudio e texto.

Há quem diga que o futuro do rádio é a webtv. A Bandeirantes parece discordar dessa previsão. Ao contrário da sua arquirrival Jovem Pan, o canal de youtube da emissora só disponibiliza para o internauta entrevistas e coberturas que considera realmente relevantes, como uma recente entrevista do presidente Michel Temer.

Raramente, a Bandeirantes se dispõe a transmitir seus programas ao vivo por esta rede social. Prefere o "live" em vídeo do Facebook, que é muito mais ágil e prático. Por algumas vezes, algumas transmissões foram comprometidas porque se preocuparam tanto com a qualidade da imagem, que se esqueceram de transmitir alguns programas com a mesma qualidade de áudio. Soou patético, para uma emissora cujo grupo possui alguns canais de televisão.

Quero crer que isso seja circunstancial e com o tempo esses problemas serão resolvidos.  O importante é que a Bandeirantes, apesar de alguns erros e de mudanças tão drásticas em seu negócio, ainda não descuidou do principal: o conteúdo informativo.

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