Juntos eles reveem grandes nomes do batuque da Terra da Garoa e cantam novidades que estão surgindo por aqui. Inédito, o programa vai ao ar às 11h, na TV Cultura.
Apesar de Vinicius de Moraes ter dito nos anos 50 que “São Paulo é o túmulo do samba”, frase que causa reboliço até hoje, a cidade tem uma tradição inegável nesta vertente. Mesmo com ritmo de vida frenético, não faltam nela boas rodas, onde se revelam letras e artistas da melhor qualidade.
Representante da nova geração, o Quinteto Branco e Preto participa deste programa e apresenta algumas de suas composições, como Patrimônio da Humanidade, Xequerê, Berço de Samba de São Matheus e A Comunidade Chora. O grupo, que tem como madrinha a cantora Beth Carvalho, é resultado da união de músicos das zonas Leste e Sul da cidade.
Eles falam sobre São Paulo, da rivalidade entre paulistas e cariocas, e das particularidades do samba feito aqui. Além disso, relembram músicas e compositores que entraram para a história da música brasileira. É o caso de Tiro ao Álvaro e Trem das Onze, de Adoniran Barbosa; Volta por Cima, de Paulo Vanzolini; e Tradição (Vai no Bixiga pra ver), de Geraldo Filme, que se tornou um hino da escola de samba Vai-Vai.
Sobre o Samba na Gamboa - Com a apresentação do sambista Diogo Nogueira, a atração recebe a cada episódio personagens do samba para um bate-papo descontraído. Juntos, entoam canções próprias, lançamentos e clássicos que agitam qualquer roda de samba. Uma conversa sobre carreira, samba entre outros assuntos serve de ponto de ligação entre uma música e outra.
Sobre Diogo Nogueira - Carioca da gema, Diogo Nogueira é filho do sambista João Nogueira, de quem tem o mesmo timbre de voz e postura de palco. No final de 2005, emocionou a plateia do Theatro Municipal do Rio ao participar de show em comemoração aos 40 anos de carreira de Beth Carvalho. Em 2007, gravou seu primeiro DVD com clássicos do samba e músicas inéditas, e a partir de então viu sua carreira deslanchar. Ganhou prêmios como o Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Samba, e o VMB da MTV Brasil na categoria Melhor Artista de MPB. Fez turnês pela Europa, Estados Unidos e Cuba, onde gravou um documentário registrando sua passagem pelo país e seus encontros com músicos locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário