Mas o que dizer de uma banda que não tem contrato com uma grande gravadora e não consegue seguir nem metade dessa receita? Afinal, não dá para dizer que "Seu Juvenal" seja um bom nome de banda (pelo menos chega a ser melhor que o anterior: Os Donátilas Rosários). Boa aparência também não é o forte dos músicos do Seu Juvenal, por mais que eles se esforcem. Mas, embora esquisito, o som é muito bom!
E como não achar esquisita uma banda que reúne, no mesmo prato, referencias de Itamar Assumpção, Sonic Youth e Venom? O resultado disso é um som muito punk para ser metal e muito vintage para ser indie. Impossível categorizar ou encontrar um nicho de mercado para o Seu Juvenal! Se não fosse o bastante, a gravadora da banda - sim, eles tem um contrato! - numa atitude tão esquisita quanto, decidiu lançar o novo álbum, ironicamente intitulado "Rock Errado", no formato LP em meio ao 'boom' da música digital.
Qualquer mineiro acharia pouco provável que um trem desses desse certo, sô. Mas não é que deu! Ou não? Entre o certo e o errado, a verdade é que a imprensa especializada - talvez cansada de tanta receita de bolo - tem aprovado essa "culinária experimental" do Seu Juvenal.
Gravado em apenas quatro dias no Lab.áudio em Passagem de Mariana/MG, sob produção de Ronaldo Gino, também guitarrista do Virna Lisi, "Rock Errado" vem colecionando declarações surpreendentes. Um dos mais respeitados e tradicionais sites especializados em punk rock, o Zona Punk publicou uma excelente resenha sobre o álbum recheada de declarações como “Música autoral inteligente” e “Rock transgressor, adulto e errado como deve ser”. Já o metaleiro Heavy And Hell publicou que o álbum é “Brilhante”, enquanto que o site Outro Indie traçou uma paralela entre “Rock Errado” e a obra do sociólogo Zygmunt Bauman: “fundamental para quem gosta de pensar em termos como a sociedade líquida”.
Outras declarações super positivas incluem: “Seu Juvenal é Rock Errado, é música da melhor qualidade! Um raro sinal de inteligência no meio do Rock nacional” (A Música Continua A Mesma); "(...) um novo ângulo do gênero, um novo timbre, novos horizontes. O 'Rock Errado' que nos leva ao certo" (Riff And Destroy); “(...) para deixar nos ouvidos algo curioso e novo no repetitivo mercado musical nacional da atualidade” (Consultoria do Rock); "(...) produção impecável (...) trabalho primoroso e de muito bom gosto" (Heavy Metal Brasil); "(...) banda madura que acerta na escolha do repertório, fugindo das fórmulas fáceis... O rock pode estar errado, mas o Seu Juvenal não está..." (Blog Na Mira);
Mas o grande “erro” de “Rock Errado” é representar um desafio para alguns jornalistas respeitados. Segundo o experiente João Messias Jr. do New Horizons Zine, “Rock Errado” foi o álbum “mais desafiador de ser resenhado em 20 anos de profissão”. Outro respeitado jornalista, Vitor Franceschini, do Arte Metal, teve a mesma reação: “Quando ao ler o release me deparo com a frase “...obstinado a trair movimentos”, já me preparei para a complexidade de se resenhar este trabalho”.
O sucesso de crítica tem revertido em vendas. Poucas cópias da primeira prensagem em LP de “Rock Errado” estão disponíveis pelo site da Sapólio Rádio: www.sapolioradio.com.br
Para os que ainda não conhecem a banda, o videoclipe da música "Burca" está disponível no Youtube:
www.facebook.com/seujuvenalmg
Nenhum comentário:
Postar um comentário