sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Regina Casé homenageia Maria Betânia em desfile em Salvador


No carnaval 2015, o Bloco Cortejo Afro apresenta o tema “Oyá Balé – A Dona da Porteira do Continente Africano” – Uma homenagem a Mãe Santinha de Oyá”, e desfila sexta e terça-feira (13 e 17 de fevereiro), no Circuito Avenida e domingo (15 de fevereiro), no Circuito Barra – Ondina. Hoje, sexta-feira, o bloco contará com a participação especial da atriz Regina Casé. “Estou muito feliz em participar dessa festa, esse ano eles vão homenagear Iansã. Estarei vestida de Santa Bárbara e aproveitarei a oportunidade para homenagear a querida cantora Maria Bethânia, que comemora hoje, 50 anos de carreira.”.

Regina ainda ressalta que sempre reveza entre o Carnaval do Rio e o da Bahia. “Este ano estou na Bahia onde já passei tantos Carnavais memoráveis. Agora, ainda mais animada porque será o primeiro Carnaval baiano do Roque. Já estou preparando sua fantasia do Ilê, do Gandhy. Acho que vai ser lindo ”.

O Bloco Cortejo Afro foi criado em 2 de julho de 1998, na comunidade de Pirajá. Sua origem, dentro dos limites de um terreiro de candomblé, o Ilê Axé Oiá, sob a inspiração e orientação espiritual da Yalorixá Anizia da Rocha Pitta, Mãe Santinha, atesta toda a sua identidade, autenticidade e força.

Foi idealizado pelo artista plástico Alberto Pitta, que há 30 anos desenvolve trabalhos ligados à estética e cultura africana. A intenção de Pitta é resgatar as cores, sons e ritmos do carnaval, que em sua opinião “o tempo se encarregou de apagar, tornando a maior festa popular do mundo, numa pasta só”. Daí a introdução predominantemente do branco sobre branco, o azul e prata que são cores de Oxalá. Já os grandes sombreiros, segundo Pitta, “visam passar o visual dos reinados das tribos africanas, especialmente de Benin, Costa do Marfim, dentre outros países africanos”.

Neste carnaval, o Bloco contará com a participação de 2.500 foliões; a bateria será composta por 200 percussionistas – a maior banda do carnaval da Bahia - dos quais 60 vem da Europa; exclusivamente para tocar com o Cortejo Afro; ala composta por 100 senhoras da 3ª idade; e ala de 50 baianas tradicionais.

A Banda Cortejo Afro com seus percussionistas, e a Ala de Canto formada por Marquinhos Marques, Claudya Costta, Valmir Brito e Portella “Açúcar”, acompanhados pelas performances de Veko Araújo animarão o Bloco, fazendo o público cantar e dançar com eles.

Mais informações (71) 3482-5352

Nenhum comentário: