sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Veja a programação do rádio FM paulistano em 1985

Muito antes da revista Veja São Paulo fazer um roteiro dos programas de rádio, a revista Bizz, também editada pela Editora Abril, já o fazia. A lista não é completa, mas dá para ter uma ideia do que as rádios FMs paulistanas rolavam de mais interessante nos tão insensados "anos 80".
O caro leitor vai notar algumas coisas curiosas como, por exemplo, o programa "Matéria Prima", apresentado por Sergio Groismann, na Rádio Cultura AM. Anos depois este mesmo "Matéria Prima" viraria um programa de televisão, que depois viraria "Programa Livre" no SBT e "Altas Horas", na Globo; Também dá para descobrir programas de música instrumental na USP e na Gazeta FM, que nada tinham a ver com a música orquestrada kistch de emissoras como a Scalla FM e Brasília Super Rádio; Alguns programas da antiga FM 97, de Santo André, podem ser vistos aqui, como o "Surf Report", produzido pela equipe da então inciante revista "Trip", que depois viraria "Trip Eldorado" e "Sessão Rocambole", um dos precurssores dos programas especializados em Heavy Metal.

Ainda temos Kid Vinil apresentando um programa de rock - "New Beat" - na Antena 1. Eu disse Antena 1; "Rock Expresso", semanal de pop rock apresentado por Thomas Pappon, na Cultura AM e FM; "Sinergia", na USP FM, de Waldir Montanari, crítico e colaborador das revista "Somtrês" e da própria "Bizz", egresso da Nova Excelsior FM, hoje CBN FM, extinta em 1983. "Sinergia" foi um dos poucos programas de rádio a tratar de rock progressivo e afins; "América do Sol", também na USP FM, do cantor e radialista Abílio Manoel, egresso da primeira fase da Bandeirantes FM. Este também era um dos poucos, se não o único, a mostrar a música latino-americana em sua plenitude; E "Controle Remoto", uma revista eletrônica aos domingos produzida e apresentada pelo radialista e publicitário Geraldo Leite, totalmente inovadora e avançada até para os parcos padrões de hoje. Durou apenas 7 meses no ar, mas valeu a pena cada um dos 3640 minutos de sua curta vida.



Clique nas imagens para poder ver as listas corretamente, ok?

Nenhum comentário: