quinta-feira, 1 de abril de 2010

Dos arquivos sonoros: Kid Vinil em entrevista à Rádio Onze - 1995


O ano era 1995. O mês era outubro. O dia da semana era um sábado. A rádio era uma certa Rádio Onze, sobre a qual já escrevi aqui. Kid Vinil foi nos visitar para divulgar o CD de sua banda Verminose, cujo título era Xu-Pa-Ki. Um dos músicos da banda, Lu Stopa (que também integrou o Magazine), estava junto. Era uma ótima oportunidade para entrevistar um camarada que sabe tudo sobre música. Vários integrantes da rádio, além de zineiros, radialistas e outros músicos participaram do que acabou se transformando numa sabatina em que assuntos como o rádio e a própria música foram abordados.

Vale a pena divulgar alguns de seus trechos. Nesta primeira parte, Kid fala sobre rádio. O ponto de partida foi a transição da 97 FM do rock para a dance music. Será que ele foi feliz nos seus palpites? Outro dado interessante daquela época é que a Transamérica estava com uma programação voltada ao rock. Ouça no player abaixo as opiniões de Kid.



Em 1995, estava no auge a rivalidade entre duas bandas britânicas: Suede e Blur. Na época, essa "briga" foi até tema de reportagem do Jornal da Globo. Quem estava correndo por fora e crescendo bastante era uma banda que prometia muito: Oasis. Courtney Love estava muito em evidência, afinal, Kurt Cobain, seu marido, havia se matado no ano anterior. Além disso, ela tinha lançado o álbum de sua banda, o Hole. Kid falou sobre tudo isso. Clique no player abaixo.



E vejam só quem estava nessa entrevista: Marcelo Abud, conhecido por seu trabalho no blog Peças Raras. Ele fez uma brincadeira com Kid a respeito do título do CD e de sua capa (veja aqui)




Por fim, convidado por mim, Kid falou um pouco sobre o panorama do jornalismo musical na época. A Bizz estava sofrendo o processo de transição que a transformou na Showbizz. Ele até falou sobre uma resenha da revista para um de seus trabalhos anteriores. O crítico responsável pegou pesado. Kid ainda fala rapidamente sobre a banda inglesa Drugstore, que tem como figura prinicpal a brasileira Isabel Monteiro.




Os aúdios em questão vão ter uma certa variação de qualidade. A íntegra da entrevista está armazenada numa fita cassete, sujeita as ações do tempo. Queria também registrar os outros entrevistadores cujas vozes estão nos trechos selecionados: Geraldinho, baixista da banda RDH e que tinha um programa dedicado ao punk chamado Contraculutra. E Emerson Luis, que foi um dos responsáveis pelo projeto da Rádio Onze, foi o âncora da sabtina.

Nenhum comentário: