quinta-feira, 22 de abril de 2010

Câmara aprova nova censura no mundo do futebol

Editorial do Portal Jovem Pan

"No último dia 18 de janeiro, a Rádio Jovem Pan foi proibida de entrar nos gramados de futebol de São Paulo. Disseram que a emissora exagerava quando protestou e passou a defender a entrada dos repórteres em campo. Alertamos que o episódio era apenas o inicio da tentativa de se estabelecer, no Brasil, uma forma de censura as emissoras de rádio e televisão. E dissemos mais: é preciso ficar alerta, porque isso não vai parar.

Agora a Câmara dos Deputados, em Brasília, mostrou que nós tínhamos razão. Foi aprovado pelos senhores deputados um projeto para alterar a lei Pelé, lei que devia se ater às questões do futebol, mas que pela decisão da nossa Câmara, confirma a verdadeira censura as empresas de comunicação do nosso país.

No projeto, que ainda será examinado pelo Senado, os clubes poderão autorizar ou proibir a transmissão de um jogo de futebol, por determinada rádio, e autorizar, ou não, gravações de entrevistas com jogadores desses jogos. É a censura em todos os meios de comunicação do Brasil.
Os fotógrafos que trabalham para veículos impressos, por sua vez, poderão ser confinados em um setor do estádio, do qual estarão impedidos de sair.

As fotos só serão permitidas a partir desse local. É uma lei federal que censura tudo no esporte, e não para por aí. Cenas para outros canais de televisão estarão restritas a 90 segundos apenas. Os senhores já pensaram? Isso significa que jogos com muitos gols ou decisões por pênaltis só poderão ser exibidas exclusivamente por um canal.

Os jornais noticiosos de televisão estarão, também, limitados aos 90 segundos. Nem no regime militar os veículos de comunicação sofreram tantas restrições. E isso tudo elaborado e já aprovado na Câmara dos Deputados. O Senado da República, neste momento, está sendo convocado pela sociedade brasileira para que esse verdadeiro absurdo aprovado na Câmara dos Deputados não se torne lei.

A Rádio Jovem Pan de São Paulo vem advertindo que a restrição imposta aos repórteres de campo era apenas o inicio de um processo de censura ao trabalho dos profissionais da comunicação. E esse projeto, aprovado na Câmara dos Deputados agora, é a confirmação de que se usa o argumento dos direitos adquiridos por um contrato para restringir e censurar a informação e a prestação de serviço.

O mesmo argumento que usam para impor os jogos às 22 horas. A Câmara está errada, ao contrário, uma lei nova deveria permitir que qualquer canal de televisão deste país possa transmitir os jogos que não interessarem ao canal que tiver a exclusividade, porque a informação pertence ao povo. A Rádio Jovem Pan continuará implacável na luta pelo direito a liberdade de informação no Brasil."

Baixe ou ouça este texto lido por Joseval Peixoto no Jornal da Manhã

Nenhum comentário: